26/10/2018 - 10h37

Alumni da PUCRS ganha bolsa integral para mestrado no Canadá

Raquel Farias realiza pesquisas na área de neurociência na McGill University

2018_10_16-raquel_canadaGraduada em Fisioterapia pela Escola de Ciências da Saúde, Raquel Farias ganhou um bolsa integral para mestrado no Integrated Program in Neuroscience (IPN) da McGill University, em Montreal, Canadá. A universidade está classificada em 43º lugar no ranking Times Higher Education e o programa multidisciplinar reúne pesquisadores das mais diversas aéreas e do mundo.

Durante a graduação, Raquel atuou em pesquisa clínica com a professora Thaís Resende e continuou a trabalhar com a docente como pesquisadora colaboradora após a conclusão do curso, em 2012. Em busca de experiência de laboratório, em 2017 Raquel iniciou treinamento com a professora Alessandra Morassutti, da Escola de Ciências. Segundo ela, essas experiências foram fundamentais para que pudesse se inscrever no mestrado e conquistar a bolsa.

“A PUCRS contribuiu bastante para minha entrada na instituição canadense. Quando precisei de apoio e auxílio para esta mudança de carreira e de vida, foi na PUCRS e em seus professores que consegui o que buscava, e por isso serei eternamente grata. Principalmente, agradeço à professora Thaís, que sempre me apoiou e acreditou em mim, e à professora Alessandra, que me estendeu a mão e permitiu que me juntasse ao seu grupo de pesquisa para adquirir a experiência necessária para chegar onde estou”, afirma.

Raquel mudou-se para Montreal em agosto, onde pretende permanecer para o doutorado e dar continuidade à pesquisa que desenvolve. “O laboratório está sendo muito gratificante, aprendo técnicas e experimentos novos todos os dias. Saí totalmente da minha zona de conforto e do que estava acostumada a fazer no Brasil”, conta.

Como dica, Raquel reforça a busca constante por aperfeiçoamento e conhecimento, com leituras e estudos sobre assuntos que despertam interesse. “O mais importante de tudo é não desistir do que você quer; vá atrás dos seus sonhos. Principalmente, não deixe que o comentário ou julgamento de outras pessoas afetem suas escolhas. Você tem o domínio sobre as suas conquistas e sobre a sua vida”, finaliza.