03/07/2019 - 18h11

60 alunos da PUCRS saem em mobilidade acadêmica no segundo semestre

Grupo estudará em 25 universidades conveniadas em nove países

Reunião Pré-embarque Mobilidade Acadêmica, alunos

Os estudantes receberam orientações sobre os países de destino. Foto: Bruno Todeschini

Nesta terça-feira, dia 2 de julho, 60 estudantes participaram da reunião pré-embarque, promovida pelo Escritório de Cooperação Internacional. O evento, realizado na Arena do Living 360° (prédio 15 do Campus), marca a saída oficial dos alunos para o período de mobilidade acadêmica, para estudos em universidades conveniadas à PUCRS no exterior.

No encontro, os universitários receberam informações acadêmicas sobre o período no fora do país, como aproveitamento de disciplinas, matrícula e formulários de chegada e saída. Além disso, ouviram orientações sobre possíveis choques culturais, desafios de estar longe de casa e oportunidades para fazer desta uma experiência enriquecedora.

Prontos para novas descobertas

Para a estudante Ana Carolina Peres Bogo, do curso Escrita Criativa da Escola de Humanidades, a escolha pela Northeastern Illinois University, nos Estados Unidos, aconteceu pelo fato de o país ter fundado seu curso. “Espero aprender coisas que nunca pensei que pudesse, ou que um dia fosse precisar. Pretendo abrir meus horizontes com a mobilidade, entrar em contato com diversas culturas, pessoas, pensamentos que normalmente não teria oportunidade”, comenta.

Reunião Pré-embarque Mobilidade Acadêmica, alunos

O objetivo é integrar os estudantes e informá-los sobre a cultura do novo país. Foto: Bruno Todeschini

Nairhiani Oliveira Antunes Callegaro é estudante de Engenharia Civil e participará do programa BRAFITEC na Yncréa – HEI, na França. O desejo de realizar intercâmbio durante a graduação foi aliado ao programa de bolsas voltado aos estudantes de engenharia. “Acredito que a experiência com a mobilidade vai abrir muitas portas e oportunizar muitas coisas, desde autoconhecimento, pelo fato de passar um ano morando sozinha num lugar completamente diferente, até quesitos acadêmicos e profissionais, pela experiência e conhecimentos de dentro da Universidade, que com certeza, agregarão muito”, completa.

Conheça as universidades de destino do grupo:

ALEMANHA

SUÉCIA

Uppsala University

Mobilidade Acadêmica

Estudantes interessados em saber mais sobre as oportunidades de estudo no exterior podem encontrar informações neste link ou receber atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no Escritório de Cooperação Internacional, na sala 110 do Prédio 1 do Campus.