Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Escritório de Integridade em Pesquisa

O Escritório de Integridade em Pesquisa, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, nasceu da necessidade acadêmica e social de deliberação fundamentada na correção e adequação ética relativas a todas as ações e exercício da produção e difusão do conhecimento reunidos em termos de pesquisa, tal como se efetua na Universidade. Possui a função de ser um espaço articulador no âmbito da Universidade. Neste sentido, deverá receber as contribuições dos comitês, gerenciar suas demandas em busca da qualificação ética da Universidade e apoiar a publicação de trabalhos oriundos das atividades dos comitês. Os comitês poderão cooperar entre si diretamente ou através do Escritório.

Saiba mais sobre Ética e Integridade em Pesquisa.

• Coordenadora
    Denise Cantarelli Machado
  • Assessor
    Ricardo Timm de Souza
  • Coordenadora do Biobanco
    Profa. Dra. Ana Cristina Arámburu da Silva
  • Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais
    Prof. Dr. João Batista Blessmann Weber
  • Coordenador do Comitê de Bioética Clínica
    Prof. Dr. Délio José Kipper
  • Apoio administrativo
    Cátia Regiane da Silva Assink
    Rafael Heinrich Vieira

Objetivos

• Constituir-se em instância consultiva e deliberativa, para todos os setores da Universidade, no que diz respeito aos temas de sua competência;
  • Representar a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS em eventos internos e externos;
  • Articular e integrar os Comitês de Ética já existentes ou que venham a ser criados;
  • Mediar situações de conflito reais ou potenciais, nos âmbitos apontados na Introdução;
  • Coordenar ações intra-universitárias de promoção e divulgação do estudo de temáticas relacionadas a questões de ética em pesquisa em todos os níveis de formação;
  • Coordenar ações de promoção e divulgação da Universidade e de suas unidades particulares no que diz respeito a iniciativas no campo de abrangência específico do Escritório de Integridade em Pesquisa.

Telefone: 33206367