Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Sobre a PUCRS

Aqui estão disponíveis dados atualizados* sobre a Universidade, como o número de cursos de graduação e pós-graduação, total de alunos, técnicos administrativos e professores, estrutura da PUCRS, marcas e patentes, prêmios e distinções, entre outras informações.

Cursos de Graduação

  • Total: 56 cursos (69 opções de cursos)

Cursos de Pós-Graduação

  • Mestrado: 24
  • Doutorado: 22
  • Especialização: mais de uma centena de cursos em diferentes áreas do conhecimento, nas modalidades presencial ou a distância (EAD).

Alunos

  • Total: Cerca de 25 mil alunos 
  • Diplomados: mais de 165 mil

Alunos de Pós-Graduação

  • Mestrado: 1.073
  • Doutorado: 1.168

Estrutura

  • Número de professores: 1.286 | Mestres: 41% | Doutores: 59%
  • Número de funcionários técnico-administrativos / PUCRS: 1.973
  • Número de funcionários / HSL: 2.690
  • Número de leitos do HSL: 648, sendo 49 de cuidados intermediários e 99 de terapia intensiva
  • Biblioteca: 1,02 milhão de itens disponíveis
  • Dispõe de mais de 200 laboratórios para suas atividades de docência e de pesquisa e conta com Hospital Universitário, Parque Científico e Tecnológico, Museu de Ciências e Tecnologia, Parque Esportivo, teatro e Centro de Eventos
  • Área construída: 451,8 mil m2

Tecnopuc

Organizações instaladas: 124

  • 99 empresas (incluindo as instaladas na Raiar)
  • 9 entidades
  • 16 estruturas de pesquisa ou administrativas da PUCRS

Pessoas envolvidas: 6.300

  • 5.714 colaboradores das empresas e entidades (funcionários, terceiros, estagiários e bolsistas)
  • 443 pessoas da PUCRS no Tecnopuc (professores/pesquisadores, técnicos administrativos, estagiários, bolsistas, prefeitura universitária)

Patentes e Marcas

  • 109 patentes nacionais requeridas (3 patentes concedidas)
  • 50 patentes internacionais requeridas (19 nos Estados Unidos, 10 na Europa, 4 na Argentina, 3 no Uruguai, 3 na China, 2 no Paraguai, 1 na Coreia, 1 no Japão, 1 no Equador, 1 na Colômbia, 1 no Canadá, 1 na África do Sul, 1 na Indonésia, 1 na Índia e 1 no México)
  • 15 patentes internacionais concedidas (8 nos Estados Unidos, 3 na China, 1 na Europa, 1 na Coréia, 1 no Japão e 1 na Colômbia)
  • 3 contratos de transferência de tecnologia
  • 28 softwares registrados
  • 92 Marcas registradas da PUCRS, dessas 54 marcas estão concedidas (6 registros internacionais, dessas 1 marca está concedida na Europa)

Conquistas

2018

  • Pela primeira vez, a Universidade conquistou o mais alto reconhecimento de comunicação corporativa do Brasil: o Prêmio Aberje, concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, durante a 44ª edição do evento. O movimento PUCRS 360° – Estratégia de marca para uma Universidade em transformação foi premiado na categoria Comunicação de Marca, concorrendo com Unimed-BH e Volkswagen do Brasil. Já o case Open Campus – Dois dias de uma experimentação universitária completa, foi o melhor, junto aos projetos da Enel e Livelo, na categoria Comunicação e Organização de Eventos. A entrega do reconhecimento ocorreu em São Paulo, no mês de novembro.
  • A nova edição do QS Latin America Rankings 2019, da consultoria Quacquarelli Symonds (QS), apontou a PUCRS como a melhor instituição privada do sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, é a segunda colocada entre instituições públicas e privadas. No novo levantamento, a PUCRS se destacou especialmente nos quesitos publicações científicas por docente, professores com doutorado e impacto na web. Nesta edição, aproximadamente 400 universidades latino-americanas compõem o ranking, das quais 90 são brasileiras.
  • A consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS) divulgou em outubro a mais recente edição do QS BRICS University Rankings 2019, levantamento de universidades dos países que compõem o conjunto econômico BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No ranking, a PUCRS foi classificada como a melhor instituição privada do sul do Brasil e a terceira privada do Brasil, ficando atrás apenas da PUC-Rio e PUC-SP. Em relação à edição anterior, a PUCRS subiu 13 posições. A Universidade se destaca, principalmente, nos quesitos docentes com doutorado, citações por artigo e reputação perante o empregador. Neste ano, quase 400 instituições de ensino superior dos cinco países foram avaliadas.
  • A edição 2018 do Ranking Universitário Folha (RUF), organizado pelo Jornal Folha de S. Paulo, apontou a PUCRS como a melhor universidade privada do Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Dentro do segmento privado, a Instituição também foi líder nacional no quesito Pesquisa e obteve a segunda colocação nos tópicos Inovação e Internacionalização. A 18ª posição geral foi mantida em relação ao ano anterior, tendo apenas instituições de ensino superior (IES) públicas à frente. Ao todo, foram classificadas 196 universidades, públicas e privadas, a partir dos indicadores pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. A divulgação foi feita no dia 1º de outubro.
  • A PUCRS foi eleita a melhor instituição de ensino privada do sul do Brasil, de acordo com o novo ranking Times Higher Education (THE) 2019, uma das mais importantes avaliações do mundo. A Universidade também conquistou o segundo lugar entre as instituições privadas do Brasil, ficando atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Entre os destaques da avaliação, publicada em setembro, a PUCRS aparece em segundo lugar dentre todas as instituições brasileiras de ensino superior no quesito Industry Income (transferência de conhecimento) e como a melhor instituição privada brasileira no quesitoCitations (Citações).
  • O ranking internacional Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings 2018 apontou a PUCRS como a melhor universidade privada da Região Sul do Brasil. Além disso, a instituição ocupa novamente a segunda posição entre as mais bem classificadas do RS – entre públicas e privadas –, atrás apenas da UFRGS.  Os resultados, divulgados em julho, mantém o destaque entre as instituições de ensino superior latino-americanas, especialmente nos indicadores de transferência de conhecimento (industry income) e citações acadêmicas.
  • A mais recente edição do QS World University Ranking apresentou a PUCRS entre as melhores universidades brasileiras e a única privada na região Sul. O Brasil teve 22 instituições presentes na aferição que contempla 1.000 universidades avaliadas em 85 países. A divulgação ocorreu no mês de junho. Publicado anualmente, o ranking baseia-se em cinco indicadores: reputação acadêmica (40% da nota), o prestígio entre os empregadores/recrutadores (10% da nota), a proporção de professores por aluno (20% da nota), número de citações de publicações científicas (20% da nota) e a inserção no cenário internacional (10% da nota). Veja os resultados completos.
  • A PUCRS foi apontada pelo Times Higher Education (THE) Golden Age Rankings 2018 como uma das melhores universidades estabelecidas entre 1945 e 1967, sendo a única instituição gaúcha a figurar na lista. Os destaques da Universidade na avaliação foram nos quesitos de Industry Income, Citations e International Outlook. O levantamento, divulgado em junho, compreende instituições fundadas no período após a Segunda Guerra Mundial, uma “era de ouro” na educação superior em todo o mundo, que viu uma rápida expansão de instituições de ensino superior (IES) e um grande aumento no investimento em pesquisa universitária.
  • O ranking Times Higher Education (THE) Emerging Economies University Rankings 2018 apontou a PUCRS como a segunda melhor instituição privada do Brasil entre os países emergentes. Além disso, ocupa a primeira posição dentre todas as universidades da região Sul. Os destaques da PUCRS na avaliação foram nos quesitos de Industry Income, International Outlook e Citations (Transferência de conhecimento, Internacionalização e Citações em artigos científicos). O ranking engloba 378 instituições de ensino de 42 de países. O resultado foi divulgado no mês de maio.
  • Pelo quarto ano consecutivo a PUCRS é Top of Mind Rio Grande do Sul na categoria Universidade Privada. Outro destaque foi o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) que, novamente, é o mais lembrado na categoria Museus no Top of Mind Porto Alegre. Os resultados foram divulgados no mês de maio. A iniciativa, promovida pelo Grupo Amanhã há 28 anos, teve a parceria da empresa Engaje.
  • Na edição que marca os 20 anos do prêmio Marcas de Quem Decide, promovido pelo Jornal do Comércio e Instituto Qualidata, em março, a PUCRS e os Colégios Maristas figuraram entre as dez marcas mais relevantes do Estado, tendo a preferência do público em uma lista com as 60 organizações mais reconhecidas na história do prêmio. Além do ranking popular, a premiação também revelou a tradicional lista das marcas preferidas e lembradas pelos líderes gaúchos em diversos segmentos. A PUCRS foi a mais lembrada e preferida na categoria Ensino Superior – Privado e na categoria Ensino de Pós-Graduação. Na categoria Ensino Médio Privado, os maristas aparecem como a marca líder na lembrança entre os pesquisados, e ainda ocupam a vice-liderança entre as preferidas.
  • Em março, a Noite do Livro agraciou o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras Gustavo Melo Czekster e o diplomado do curso de Criação Literária Samir Machado de Machado com o Prêmio Açorianos de Literatura 2017. O trabalho de registro e conservação de acervos de escritores, cineastas, jornalistas e coleções da cultura do Rio Grande do Sul, bem como promoção de atividades relacionadas à literatura, rendeu o prêmio de Relevância Cultural ao Delfos. Já Czekster e Machado de Machado conquistaram os troféus nas categorias Contos e Narrativa Longa, respectivamente. A Universidade teve sete indicações de escritores, sendo que na categoria Narrativa Longa todos os concorrentes eram estudantes ou diplomados PUCRS.
  • A PUCRS está entre os melhores lugares do mundo para se estudar Medicina, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Este é o destaque da 8º edição do QS World University Rankings by Subject, anunciado pelos analistas de ensino superior global QS Quacquarelli Symonds e divulgado em fevereiro. A metodologia do ranking analisa a reputação acadêmica, reputação do empregador, citações em trabalhos científicos e o H-Index, índice que mostra a produtividade e o impacto do trabalho publicado pelas instituições e pesquisadores da instituição.

2017

  • A aluna do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS, Amanda Costa Travincas, recebeu o Grande Prêmio Capes de Tese na grande área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino). A entrega ocorreu no mês de dezembro, em Brasília. Amanda foi reconhecida pelo trabalho A tutela jurídica da liberdade acadêmica no Brasil: a liberdade de ensinar e seus limites, orientado pelo professor Ingo W. Sarlet. Entre diversos prêmios, os vencedores recebem um certificado, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses.
  • Centro de Eventos da PUCRS foi destaque no Prêmio Caio 2017, conquistando o Jacaré de Ouro na categoria Centro de Convenções de Pequeno/Médio Porte da região Sul. Promovido pela Revista Eventos e realizada pela Eventos Expo Editora, a premiação reconheceu 52 segmentos da economia voltados para a área de eventos, desde fornecedores a empresas especializadas. As nomeações têm como intuito difundir e aprimorar as atividades de promoção comercial, marketing promocional, turismo de negócios e eventos como ferramentas de marketing empresarial.
  • O Ministério da Educação (MEC) avaliou a PUCRS como uma das cinco melhores universidades privadas de ensino do Brasil. No conceito final do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado no dia 27 de novembro, a Universidade atingiu a pontuação 3,49, na faixa 4 (em uma escala que vai de 1 a 5). O índice acima de 4 foi alcançado por apenas 18,8% das instituições de Ensino Superior avaliadas em 2016. O IGC foi divulgado na última segunda-feira (27). Conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2016, o curso de Medicina da PUCRS é o melhor da região Sul do Brasil, entre as instituições públicas e privadas. A Universidade atingiu 3,57 pontos, conquistando a faixa 4. A Odontologia conquistou a segunda posição, no Rio Grande do Sul, e a quarta na Região Sul. Além disso, estão no ranking dos dez melhores do Estado, em suas respectivas áreas, os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social.
  • De acordo com o QS Latin America University Rankings 2018, divulgado em outubro, a PUCRS é a melhor universidade privada da região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, obteve a segunda colocação entre as instituições públicas e privadas. O ranking avaliou cerca de 400 universidades da América Latina, 83 delas brasileiras.
  • A PUCRS alcançou a melhor média nacional entre as instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, com dez ou mais programas de pós-graduação (PPG), de acordo com a Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada em 19 de setembro. É o maior crescimento do País no período de 2013 a 2016. Dos 24 programas existentes na Universidade, sete tiveram crescimento nas notas e, ao todo, 11 têm agora nível de excelência internacional. A Avaliação da Capes mostra a PUCRS com conceito médio 5,42 entre as IES com dez ou mais PPGs. O conceito máximo da Capes é 7, mas a partir da nota 6 os programas aferidos são considerados de excelência internacional.
  • O Ranking Universitário Folha (RUF), realizado e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo em 18 de setembro, apontou a PUCRS como a melhor instituição de ensino superior entre as privadas do Brasil. Entre públicas e privadas, subiu para a 18ª colocação geral em relação a 2016 quando ocupava o 22º lugar. A Universidade também ganhou quatro posições no quesito Pesquisa, passando de 24ª para 20ª. No item Internacionalização, é a melhor do Estado entre públicas e privadas.
  • A PUCRS recebeu o prêmio Ojo de Plata 2017, distinção concedida pelo Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe (Orsalc), vinculado ao Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e Caribe, que reconhece as boas práticas e experiências da Universidade na área de responsabilidade social.
  • Única universidade privada do RS, a PUCRS figura entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o ranking Times Higher Education (THE). Apenas 32 instituições brasileiras figuram no levantamento. Os destaques na avaliação da Universidade foram os itens transferência de conhecimento, internacionalização e citações.
  • A 14ª edição da pesquisa Campeãs da Inovação da Revista Amanhã reconheceu a PUCRS como a Instituição de Ensino mais inovadora da região Sul do Brasil. O levantamento, que a partir deste ano conta com a categoria Ensino e Pesquisa, voltada para universidades e centros de pesquisa, identifica as 50 companhias que desenvolvem as práticas mais inovadoras e criativas no seu segmento.
  • A Universidade recebeu destaque no Guia do Estudante 2017. Ao todo, 43 cursos conquistaram as melhores notas na avaliação de ensino superior do País. Foram 20 graduações com 5 estrelas e 23 cursos com 4 estrelas. Ainda, os cursos de Engenharia Elétrica, Física (bacharelado) e Química (licenciatura), atingiram 3 estrelas.
  • O Times Higher Education (THE) – Latin American University Rankings 2017 apontou a instituição de ensino como a 16ª melhor universidade da América Latina e, novamente, como a segunda melhor instituição privada do Brasil. A Instituição subiu sete posições em relação ao ano de 2016, quando estava na 23ª colocação. No cenário nacional, a PUCRS também aparece como 1º lugar entre as privadas da Região Sul, além de ser a única universidade gaúcha entre as 50 melhores colocadas.
  • A Universidade está entre as 15 melhores universidades brasileiras, segundo o QS World University Ranking, divulgado nesta quinta-feira, 8 de junho. Além disso, a Universidade aparece como a única privada da Região Sul, e a terceira privada do País, a constar na avaliação, que inclui cerca de mil instituições em todo o mundo.
  • O projeto Método Exponencial foi um dos vencedores 2017 no Prêmio Nacional de Gestão Educacional, contemplado com Prata na categoria Gestão Acadêmica – Ensino Superior. A distinção foi entregue no final de março, durante o GEduc, o mais renomado congresso da gestão educacional brasileira.
  • A PUCRS é a instituição de ensino superior mais lembrada e preferida na categoria Ensino Superior Privado, na pesquisa Marcas de Quem Decide 2017. Também é líder em preferência na categoria Ensino de Pós-Graduação.
  • Segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2015 do Ministério da Educação o conceito médio dos cursos de mestrado da PUCRS é o melhor entre as universidades privadas do País, e a Universidade está na segunda posição entre todas as universidades brasileiras. A PUCRS também está entre as melhores privadas do Brasil no IGC contínuo, alcançando o conceito 4, em uma escala de 1 a 5.

2016

  • Instituição de ensino superior privado mais lembrada e preferida na categoria Ensino Superior Privado, na pesquisa Marcas de Quem Decide 2016.
  • 15º lugar entre as 50 empresas mais inovadoras e criativas da região sul no ranking Campeãs da Inovação, da Revista Amanhã, em parceria com Edusys e Fundação Dom Cabral. No setor de Educação, a Universidade é a 1ª colocada.
  • Top of Mind Rio Grande do Sul na categoria Universidade Privada. O Museu de Ciências e Tecnologia é o mais lembrado na categoria Museu, no Top of Mind Porto Alegre.

2015

  • A Universidade é Top of Mind no Rio Grande do Sul e Top Of Mind em Porto Alegre na categoria Universidade Privada, em distinção concedida pelo Grupo Amanhã.
  • Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) é Top Of Mind na categoria Museu, no prêmio Top Of Mind | As Marcas de Porto Alegre, promovido pela revista Porto Alegre é TOP, publicação do Grupo Amanhã.
  • Escolhida a melhor universidade privada da Região Sul, e a 3ª do País segundo o QS University Rankings 2015Entre as universidades brasileiras, incluindo públicas e privadas, a Instituição se encontra na 14ª colocação. Na América Latina, aparece na 38ª colocação, entre todas as instituições.

2014

  • 1° lugar na lembrança e preferência em Ensino Superior Privado e 1° lugar na lembrança em Ensino de Pós-Graduação na Pesquisa Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio;
  •  9ª posição no ranking geral e líder no setor de Educação no prêmio Campeãs de Inovação, da Revista Amanhã;
  • Melhor Universidade Privada do Brasil (e a 18ª entre todas as instituições) segundo o Ranking Universitário Folha (RUF). 1ª entre as Privadas do Brasil nos quesitos Pesquisa e Inovação, e a 1ª Privada da Região Sul em Ensino, Avaliação de Mercado e Internacionalização;
  • Líder no segmento Educação no Ranking Grandes e Líderes – 500 Maiores do Sul, da Revista Amanhã.
  • 650° posição entre as 800 Melhores Universidades do Mundo, no QS World University Ranking 2014. Na América Latina a Instituição figura na 38ª posição, e a 3ª entre as universidades privadas do Brasil.
  • O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) recebeu o Certificado de Excelência 2014 dosite colaborativo TripAdvisor, que reúne informações, relatos e dicas para turistas de todo o mundo.

2013

  • A PUCRS é a melhor Universidade privada da Região Sul e a 3ª do País, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2012, do Ministério da Educação (MEC), que avalia e confirma a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. O resultado leva em conta itens relativos ao rendimento dos estudantes, à infraestrutura da instituição, à organização didático-pedagógica e ao corpo docente. (dezembro)
  • A PUCRS alcançou o número de 11 Programas de Pós-Graduação (PPGs) com desempenho de alto padrão internacional (conceitos 6 e 7) a partir dos resultados da Avaliação Trienal 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação. Outros seis PPGs obtiveram nota 5, considerada de alto nível em âmbito nacional. (dezembro)
  • Projeto Simulação Computacional de Multidões: Prevendo e Evitando Desastres, desenvolvido pela equipe da professora Soraia Raupp Musse, da Faculdade de Informática, conquista o Prêmio Santander Ciência e Inovação, na categoria Tecnologia da Informação, da Comunicação e da Educação (novembro)
  • Prêmio Top Cidadania 2013, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Rio Grande do Sul (ABRH/RS), para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Show de Bola. (outubro)
  • O Ranking Universitário Folha de São Paulo (RUF) apresenta a PUCRS como a 2ª melhor Universidade privada do Brasil (atrás da PUC-Rio) e a 1ª no Rio Grande do Sul. O melhor índice nacional da Instituição está no item Inovação, no qual aparece como a 1ª entre as privadas e a 11ª na classificação geral. No âmbito estadual, lidera também nos quesitos Ensino e Internacionalização, dentro do segmento privado. (setembro)
  • Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) foi eleito o 10º melhor museu do Brasil na premiação Travellers´ Choice™ 2013, sendo o único representante entre museus de ciências e da Região Sul. A premiação é realizada anualmente com base nas opiniões dos usuários viajantes do Tripadvisor, considerado o maior site de viagens do mundo, com mais de 60 milhões de avaliações e opiniões. (julho)
  • 41ª posição entre as 300 melhores universidades da América Latina, 2º lugar no RS e, no País, está em 14º lugar no geral. A lista foi divulgada pela Quacquarelli Symonds (QS). (maio)
  • Marca mais lembrada da 23ª edição do Top of Mind – As Marcas do Rio Grande na categoria Universidade. Pesquisa realizada pela Revista Amanhã e pela empresa Segmento Pesquisas. (maio)
  • 1ª Universidade na América Latina a figurar no Greenmetric Ranking of World Universities, na categoria Energia e Mudança do Clima. O ranking, organizado pela Universidade da Indonésia, compara os esforços de instituições de ensino com os temas de sustentabilidade e gestão ambiental em seus campi. No mesmo quesito, a PUCRS se encontra na 20ª posição na América e na 82ª posição mundial. (abril)
  • Líder na lembrança e na preferência dos gaúchos na pesquisa Marcas de Quem Decide 2013, do Jornal do Comércio, na categoria Ensino Superior Privado. Está ainda entre as cinco marcas mais lembradas e preferidas na categoria Ensino Pós-Graduação. (março)
  • 1ª universidade privada do País a figurar no ranking Webometrics, realizado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica. A Instituição se encontra ainda na 16ª posição nacional, e na 621ª mundial. No RS, está na 2ª colocação. (fevereiro)
  • Prêmio Campeãs da Inovação, da Revista Amanhã, na categoria Educação. Na categoria geral, a Universidade figurou na 9ª posição. (janeiro)

2012

  • Prêmio Campeãs da Inovação, da Revista Amanhã, na categoria Educação. Na categoria geral, a Universidade está na 9ª posição.
  • Melhor Universidade privada da Região Sul e a 3ª do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2011, do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. O conceito IGC Contínuo foi de 3,68, na faixa 4, em uma escala de 1 a 5
  • Melhor Universidade privada da Região Sul e a 2ª do País na mesma categoria, segundo o Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante da Editora Abril
  • Seis projetos da Universidade conquistaram destaque na 10ª edição do Prêmio Sinepe/RS:
    • Projeto Programa Escola-Ciência (Proesc): 1º lugar no 7º Prêmio de Responsabilidade Social – Participação Comunitária (Museu de Ciências e Tecnologia)
    • Projeto Aconselhamento Financeiro Gratuito: 1º lugar – Área Fim – Ensino Superior (Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia)
    • Projeto 24º SET Universitário: 2º lugar na categoria Gestão de Comunicação e Relacionamento (Faculdade de Comunicação Social)
    • Projeto Desenvolvimento local, inclusão social e educação ambiental como ferramenta de ensino de práticas ambientalmente sustentáveis: 3º lugar no 7º Prêmio de Responsabilidade Social – Práticas Ecorresponsáveis (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais)
    • Projeto CriaLab – Laboratório de Criatividade: 3º lugar – Gestão Pedagógica – Ensino Superior (Centro de Inovação Microsoft-PUCRS)
    • Projeto P&D na Sala de Aula: Formando Empreendedores: 3º lugar – Área Fim – Ensino Superior (Faculdade de Farmácia)
  • Professor Diógenes Santos, coordenador do Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional da PUCRS (CPBMF), é o vencedor do Prêmio Santander Universidades 2012 na categoria Saúde, no Prêmio Santander Ciência e Inovação 2012.

* Dados atualizados regularmente pela Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM)