A primeira Universidade Marista no mundo

NOSSA HISTÓRIA

No ano de 1900, os primeiros Maristas chegaram à cidade de Bom Princípio (RS), a pedido de Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, bispo do Rio Grande do Sul. A partir dessa data, muitos outros religiosos maristas vieram da Europa. Nas cidades em que se estabeleciam, foram abrindo escolas, conforme as necessidades de cada região.

Nossas origens

A história da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul tem como ponto de partida a vinda para o Brasil dos Irmãos Maristas – congregação religiosa fundada por São Marcelino Champagnat no ano de 1817, em La Vallá (perto de Lyon – França).

No dia 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII, por solicitação da Mantenedora e do Arcebispo Dom Vicente Scherer, outorgou à Universidade o título de Pontifícia. As obras dos Irmãos Maristas sempre foram pautadas pela obediência e pelo respeito às diretivas do Santo Padre, o Papa. A titulação recebida selou marca de união e de filial devotamento à Santa Sé. Em 7 de março de 1951, foi instalada solenemente a PUCRS, a terceira pontifícia do Brasil.

Na condição de Universidade Pontifícia, a PUCRS passou a ter o Arcebispo de Porto Alegre como seu Chanceler. O primeiro foi Dom Vicente Scherer, no período de 1948 a 1981, seguido por Dom Cláudio Colling, de 1981 a 1991, Dom Altamiro Rossato, de 1991 a 2001, e Dom Dadeus Grings, de 2001 a 2013. Desde 15 de novembro de 2013, a Universidade tem como Chanceler Dom Jaime Spengler.

O título de “Pontifícia” é uma distinção outorgada pelo Papa a uma universidade católica. É o reconhecimento à contribuição de uma instituição universitária ao bem da Igreja no que diz respeito à formação superior, tanto nas ciências, quanto nas artes.

• O que significam os elementos do Brasão

O Brasão da PUCRS consta de um escudo, sobre o campo de arminho e um “Tau” invertido em vermelho, que toca as bordas do escudo e traz estampado o monograma de Maria e do Instituto Marista.

Ao centro, há uma estrela de ouro de sete pontas, que representa os sete dons do Espírito Santo e o saber cristão.

Em timbre, a tiara (coroa no alto) entre as chaves papais e uma faixa pendente das chaves com o lema (Conduz à verdade). A chave à esquerda simboliza o poder do magistério e a chave à direita, o poder da jurisdição.

A cruz invertida de São Pedro, em vermelho e chamada “Tau”, é a décima nona letra do alfabeto grego e também é o símbolo da arquidiocese de Porto Alegre.

Nas laterais e abaixo da cruz invertida está representada a pele do Arminho, animal de regiões polares que, no inverno, fica com a pele alva e macia, sendo considerado símbolo de nobreza e dignidade. Significa “Cristo, a verdade”. As pequenas mosquetas em forma de cruz, sobre o fundo branco do Brasão, representam “Nosso Senhor como Cristo Rei”.

Veja mais sobre o Brasão
  • Nossa Bandeira

A bandeira da PUCRS tem as cores da bandeira pontifícia, com o Brasão da Universidade no centro, conforme representado abaixo.

Veja mais sobre a Bandeira

Após o Reitor Armando Pereira da Câmara (1948-1951), estiveram à frente da Universidade os professores Cônego Alberto Etges (1951-1953), Irmão José Otão – José Stefani (1954-1978), Irmão Liberato – Wilhelm Hunke, que completou o último triênio do Irmão Otão (2/5/1978-29/12/1978), Irmão Norberto Francisco Rauch (1979-2004) e Irmão Joaquim Clotet (2004-2016).

Atualmente, o cargo é ocupado pelo Irmão Evilázio Francisco Borges Teixeira, empossado em dezembro de 2016.

Currículo do reitor

Veja todas as notícias