Campus Uruguaiana

O Ensino Superior existe em Uruguaiana desde 1959, através da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana – FAFIUR, pioneira na Região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Posteriormente, em atendimento aos interesses e necessidades da comunidade, a PUCRS implantou, em 1966, a Faculdade de Zootecnia, a primeira do Brasil e a segunda da América Latina. A seguir, foram criados os cursos de Ciências Contábeis (1968), Medicina Veterinária (1971), Administração de Empresas (1974) e Agronomia (1979).

Após profundos estudos, a Comissão Pró-Universidade optou pela fusão das faculdades locais sob uma única Entidade Mantenedora: a União Sul Brasileira de Educação e Ensino, mesma entidade mantenedora da PUCRS.

Em 8 de abril de 1987, o Conselho Federal de Educação aprovou a incorporação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com base no Parecer 336/87, sendo que a inauguração das instalações do Campus Uruguaiana ocorreu no dia 25 de novembro de 1987.

Consolidado, o Campus iniciou um processo de expansão. Os cursos de Matemática, Ciências Biológicas, Secretário Executivo e Direito tiveram início em março de 1991.

Em 1994, a PUCRS firmou convênio e protocolo de intenções com a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste e com o Conselho Regional de Desenvolvimento para a implantação, no Campus Uruguaiana, do Pólo de Modernização Tecnológica da Fronteira Oeste, priorizando a implantação de piscicultura em propriedades rurais, cultivo de hortigranjeiros por meio da plasticultura e desenvolvimento da bacia leiteira.

No ano de 1996, foi implantado o curso de Informática, posteriormente denominado Ciência da Computação.

Em 2003, tem início o curso de Sistemas de Informação, e no ano de 2004, foi criado o curso de Licenciatura em Educação Física.

Nessa trajetória, os cursos de graduação das Faculdades da PUCRS Campus Uruguaiana foram protagonistas da história da educação superior na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, o que se reflete pelo elevado número de profissionais graduados.

De 1987, quando iniciaram as atividades do Campus Uruguaiana, até o encerramento do Campus, em 2013, colaram grau 1.424 alunos da FZVA; 1.403 alunos da FACI; 900 alunos da FADIR e 3.234 alunos da FAFIUR.

Esses profissionais encontram-se em diferentes localidades do país e no exterior, desempenhando atividades profissionais e as mais diversas funções nas áreas da pesquisa, do ensino e do progresso tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atuam.

Em 2008, a PUCRS e a UNIPAMPA firmaram acordo de cooperação visando promover ainda mais o ensino superior na Fronteira Oeste. Assim, a UNIPAMPA passou a compartilhar das instalações do Campus Uruguaiana da PUCRS.

Considerando a responsabilidade histórica da PUCRS no sentido de trabalhar pela educação superior brasileira com vistas ao seu desenvolvimento, a União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em decisão conjunta com os governos federal, estadual e municipal, no início do ano de 2009 firmou acordo para a transferência do terreno e dos prédios para a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), sendo que essa IES atua no local até hoje, continuando e desenvolvendo o Ensino Superior na região.

Em reunião realizada no dia 27/08/2009, o Conselho Universitário da PUCRS aprovou a extinção dos cursos vinculados às Faculdades do Campus Uruguaiana. A partir disso, os cursos e as Faculdades passaram por processo gradativo de encerramento, tendo o Campus Uruguaiana encerrado as suas operações em dezembro de 2013.

Com isso, contatos, necessidades e demais situações relacionadas ao Campus Uruguaiana, devem ser encaminhadas para o Campus Central, em Porto Alegre, conforme orientações que constam a seguir.

FACI – Faculdade de Administração, Contabilidade e Informática

Plano de Extinção de Cursos – Ato de Deliberação No. 01/2009

FADIR – Faculdade de Direito

Plano de Extinção de Cursos – Ato de Deliberação No. 01/2009

FAFIUR – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Plano de Extinção de Cursos – Ato de Deliberação No. 01/2009

FZVA -Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia

Plano de Extinção de Cursos – Ato de Deliberação No. 01/2009

FORMANDOS

Com o objetivo de dar continuidade às relações estabelecidas durante a trajetória universitária, a instituição disponibiliza aos seus Diplomados o site diplomados, espaço de interação que possibilita aos egressos manter seus dados atualizados, divulgar currículo profissional, ver fotos das formaturas e manter o contato com colegas e professores.

DOCUMENTOS

Visando atender às necessidades dos alunos diplomados do Campus Uruguaiana, disponibilizamos os seguintes documentos:

Observações:

  • Como solicitar: Através do email: cra.ns@pucrs.br
  • Quem pode solicitar: Qualquer pessoa.
  • Quem pode retirar o documento: O próprio aluno ou pessoa devidamente autorizada com procuração registrada em cartório.
  • Alguns documentos possuem taxa de emissão.

Históricos

  • Tipo 0 (Histórico com notas e reprovações até o último semestre cursado).
  • Tipo 3 (Histórico com notas, sem reprovações, desdobrado por matérias. Inclui as disciplinas matriculadas).
  • Tipo 7 (Histórico com códigos de aprovação, sem notas. Contém todas as disciplinas cursadas, matriculadas e pendentes).

Declaração de dados do vestibular

Indica as notas que o aluno obteve no concurso vestibular.

Declaração do regime de aprovação

Especifica o sistema de avaliação dos alunos desta Universidade.

Declaração de data de colação de grau

Indica a data de colação de grau, podendo ser solicitado pelo aluno diplomado.

Declaração de tramitação de diploma

Comprova que o aluno colou grau e que o diploma está em processo de confecção e registro.

Declaração de sub-judice

Informa que não há pendência judicial entre o aluno e a Universidade.

Declaração de desvínculo

Atesta que o aluno não possui mais vínculo com a Universidade.

Declaração de classificação no curso

Especifica, para alunos formados, sua classificação no curso.

Segunda via do certificado de conclusão

Fornece histórico com as notas e a data de colação de grau para alunos formados.

Segunda via do diploma

PROCEDIMENTOS

    • Enviar um email para cra.ns@pucrs.br solicitando o requerimento para a emissão da 2ª via do diploma.
      Anexar ao requerimento:

– fotocópia, sem autenticação, da cédula de identidade; e,
– quando houver alteração de nome, fotocópia sem autenticação, do documento que deu origem a alteração.

  • Recolher a taxa correspondente. Para tal solicite orientação pelo e-mail da Coordenadoria de Registro Acadêmico.

DIPLOMAS

Conforme o Regimento Geral da PUCRS em seu Art. 128º – A Universidade registra e expede os diplomas dos alunos que concluem cursos de graduação, cursos superiores de formação específica de destinação coletiva, de mestrado e de doutorado, na forma da legislação vigente e certificados para os demais cursos, segundo o disposto nos artigos 61 a 65 do Estatuto.

Para receber o Diploma de graduação, o comparecimento à colação de grau é ato obrigatório, sendo o seu processo de expedição e registro iniciado automaticamente após a solenidade.

Para outros esclarecimentos, críticas ou sugestões, envie sua mensagem para dirgeral.cpugn@pucrs.br ou para a Coordenadoria de Registro Acadêmico – CRA. Se preferir, entre em contato pelo telefone +55 051 3320 3500.

PROCEDIMENTOS

  • Enviar um email para cra.ns@pucrs.br solicitando o requerimento para a emissão da 2ª via do diploma
  • Anexar ao requerimento geral
  • a. Fotocópia, sem autenticação, da cédula de identidade; e,
  • b. Quando houver alteração de nome, fotocópia sem autenticação, do documento que deu origem a alteração.
  • Preencher a ficha de pedido de documento e enviar a mesma por e-mail para a Coordenadoria de Registro Acadêmico, solicitando orientação quanto ao pagamento da taxa de expedição da segunda via do diploma..

O aluno que concluir uma nova habilitação, em um curso no qual já é formado, não recebe novo Diploma. Após a colação de grau, deverá encaminhar o mesmo por e-mail para a Coordenadoria de Registro Acadêmico no Campus Central, para ser apostilado com a nova habilitação.

Formulário Site Institucional - Fale Conosco

 

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