07/01/2019 - 17h47

UNIPEN – Unidade de Pesquisa Neurovascular – InsCer e Hospital São Lucas da PUCRS

unipen1-e1466626087485-860x395

Coordenadores: Luiz Carlos Porcello Marrone, PhD e Ayrton Massaro, PhD

Integrantes: Antônio Carlos Huf Marrone, PhDViviane Maria VedanaWilliam Alves MartinsRafael do Amaral Cristovam; Gustavo Tomasi; Bernardo Chaves PortalManuella Edler ZandonáPaula Caprara Gasperin.

A Unidade de Pesquisa Neurovascular (UNIPEN) é formada por médicos neurologistas com atuação clínica e pesquisa em neurologia vascular no InsCer e Hospital São Lucas da PUCRS e tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas clínica e experimental e a formação de pesquisadores para a área de neurologia vascular, além da capacitação de profissionais para a qualificação de atendimento na área. De acordo com o pesquisador e neurocientista Prof. Dr. Luiz Marrone, um dos líderes da unidade, a união entre o fomento da pesquisa e a capacitação dos neurologistas resultará em uma tríade de atuação de excelência em assistência, pesquisa e ensino em neurologia vascular.

A Unipen busca consolidar ainda a internacionalização do Instituto do Cérebro, desenvolvendo parcerias com pesquisadores de diversos países. De acordo com o Prof. Dr. Ayrton Massaro, também líder do grupo, a integração de pessoas com o alto nível científico e as instalações do instituto, com tecnologia de ponta, proporcionam exclusividade ao programa no país. Além disso, se forem elencadas as demais unidades de pesquisa já existentes, como as focadas em Epilepsia, Alzheimer e Esclerose Múltipla, a referência se torna latino-americana.

O foco dos estudos desenvolvidos é o das doenças cerebrovasculares e as pesquisas ocorrem com pacientes selecionados previamente ou em atendimento no Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS. A característica translacional é um dos diferenciais dos estudos realizados pela Unipen, onde os membros desenvolvem suas linhas de pesquisa desde a bancada laboratorial até o atendimento clínico, tornando o pesquisador participante um líder em conhecimento na sua área de atuação.

A importância da formação da unidade se dá em um contexto onde o AVC é a principal causa de mortalidade e morbidade (sequelas) na América Latina. O AVC é subdividido em dois grandes grupos: isquêmico e hemorrágico. No primeiro, o mais comum, ocorre uma súbita interrupção no fluxo sanguíneo cerebral, provocando um processo de infarto (isquemia) cerebral. No segundo, mais grave, ocorre uma ruptura da parede de um vaso sanguíneo (em geral causada por hipertensão arterial ou ruptura de malformações vasculares cerebrais), que causa uma lesão direta sobre o parênquima cerebral.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas