07/01/2019 - 17h36

Teste Seu Cérebro – Aplicativo para identificar os primeiros sinais de demências em idosos

testeseucerebro-860x395

Coordenadora do Projeto: Mirna Wetters Portuguez, PhD

Integrantes: Sabine Possa Marroni, MSc (Projeto de Doutorado em andamento), Paulo Bertram Garcia, Ingrid Louise e Karen Wolfart Chies.

Com o avanço da tecnologia, os recursos com aplicativos são uma opção prática, simples e de fácil uso pelos profissionais da saúde e servem como instrumentos de avaliação e de armazenamento de dados de pacientes. Teste seu Cérebro consiste em um aplicativo mobile específico para dispositivos iPad, que utiliza a linguagem Objective-c. Os resultados e dados do paciente, obtidos pelo teste, permanecem sob o domínio do usuário do dispositivo e podem ser comparados com follow-up do paciente. Todo seu conteúdo está disponível para ser acessado off-line, assim é possível uma melhor utilização de recursos gráficos e de interface.

O aplicativo Teste seu Cérebro tem como objetivo verificar se o idoso apresenta risco para desenvolver algum tipo de doença degenerativa cerebral, ou mesmo para a verificação de que suas queixas de dificuldades não são indicativas de alteração cognitiva, mas um declínio normal da idade. O aplicativo possibilita obter informações através de um teste de rastreio, que pode ser utilizado por qualquer profissional da saúde que esteja atendendo ao idoso. Não há no mercado qualquer aplicativo que se proponha a testar nesse contexto o funcionamento do cérebro. Os testes são de fácil entendimento, são feitos em sequência e se assemelham a jogos de computadores. Tarefas que avaliam diferentes funções cerebrais foram criadas e adaptadas para esse fim.

O aplicativo consiste em testes que avaliam diferentes funções do cérebro: gerenciamento financeiro, memória facial, percepção viso-espacial, construção viso-espacial, memória visual, memória auditiva, reconhecimento auditivo, linguagem, orientação temporal, orientação viso-espacial e atenção. Há um banco de dados, onde o usuário irá cadastrar algumas informações e será armazenado o resultado final. É indicado o período de 6 meses para se repetir o teste para avaliação da evolução do paciente. O resultado final dos testes será dado em forma de sinaleira: vermelho para indicar procura especializada imediata, amarelo deve ter cuidado e ser acompanhado e verde como indicativo de que as funções cognitivas estão preservadas. O aplicativo está sendo validado em grupos normais de idosos, para fornecer escores confiáveis e de acordo com a faixa etária.

Conheça a página do Teste seu Cérebro no Facebook.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas