27/11/2019 - 13h04

Dissertação de mestrado do Centro de Memória é publicada em revista internacional

memoria_eduarda

A mestranda do Programa de pós-graduação em Gerontologia Biomédica, Eduarda Nachtigall, teve sua tese publicada na revista internacional Neurobiology of learning and memory, intitulada “Facilitation of fear extinction by novelty is regulated by β-adrenergic and 5-HT1A serotoninergic receptors in hippocampus” (A facilitação da extinção da memória de medo por uma novidade é regulada pelos receptores Beta-adrenérgicos e 5-HT1A serotoninérgicos no hipocampo), sob orientação da Profa. Jociane Myskiw, coordenadora do Centro de Memória do Instituto do Cérebro do RS.

Foi verificada que a exposição a um ambiente novo pode facilitar a extinção de uma memória traumática, podendo amenizar os efeitos do trauma, já que a novidade influencia diretamente na formação de uma nova memória que irá se sobrepor a memória traumática.

Este estudo verificou que este efeito pode ser modulado pelos sistemas noradrenérgico e serotoninérgico na região CA1 do hipocampo (estrutura essencial na formação das memórias).  Desta forma, esta pesquisa contribui para tratamento de condições que envolvem medo exagerado, como o transtorno de estresse pós-traumático.

Acesse o link:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1074742719301686

Compartilhe

Leia Mais Veja todas