25/10/2019 - 16h39

Matéria com Dr. Lucas Schilling sobre memória

FONTE: PinterestAcaba de ser publicada matéria feita com o neurologista Lucas Schilling, pesquisador do Instituto do Cerebro do Rio Grande do Sul, no portal UOL-Viva Bem! A matéria aborda a memória e traz cinco dicas para deixá-la mais afiada. O pesquisador explica que o declínio da memória começa a ser perceptível a partir dos 50 anos, intensificando-se após os 60. Mas isso não quer dizer que todo mundo terá problemas de esquecimento ao envelhecer.

Schilling afirma que uma pessoa ativa intelectualmente, que estuda e lê bastante, por exemplo, tende a postergar o surgimento de falhas de memória. Portanto, quanto mais utilizada, mais eficiente se torna essa aptidão cognitiva.
O médico compara o cérebro a uma cidade com vários bairros: o bairro da memória, o da linguagem e o da atenção, entre outros. Enquanto o trânsito nas ruas flui, é possível chegar aonde quiser. Se alguma coisa acontece e trava uma via, o fluxo para e fica impossível acessar os bairros. O mesmo acontece do ponto de vista cognitivo.
Confira a matéria completa na íntegra: https://bit.ly/2BIRG0X

 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas