Testagem empresarial para Covid-19

A testagem empresarial para detecção da Covid-19 foi desenvolvida por pesquisadores e professores do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), ligados à PUCRS. A proposta consiste na realização de uma triagem, em larga escala, para empresas e instituições privadas, visando identificar indivíduos portadores de Covid-19.

O teste proposto, graças à técnica desenvolvida no InsCer, permitiu desenvolver um teste molecular (RT-PCR) de menor custo e exequibilidade em menor tempo, o que permite a tomada de decisões em até 12 horas.

Para grandes corporações, é desejável a participação de epidemiologista para estabelecer um mapa de risco e circulação do vírus na empresa e o estabelecimento da estratégia de coletas.

Entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (51) 3320 5912 com Dario Anschau e (51) 3320 5944 com Marcos Barros.

Para mais informações técnicas sobre a testagem, você pode contatar diretamente o pesquisador Daniel Marinowic pelo telefone (51) 3320 3403.

Galeria de imagens

Teste Coronavírus

Teste Coronavírus

Teste Coronavírus

Teste Coronavírus

Teste Coronavírus

Teste Coronavírus

Teste Coronavírus

Perguntas frequentes

A quem se destina o teste?

A testagem empresarial para detecção da Covid-19 se destina à triagem, em larga escala, de públicos internos ligados a empresas e instituições privadas.

Qual a técnica empregada na testagem?

A testagem é realizada pela técnica de PCR, em tempo real, entretanto, utilizamos um agente que intercala no material genético, com custo abaixo daquele empregado nos outros métodos de PCR em tempo real. Importante ressaltar, ainda, que o teste é voltado para pessoas com ou sem sintomas da Covid-19 e utiliza como amostragem, para detecção das partículas virais, uma coleta de secreção no nariz e/ou na garganta.

Este teste está validado?

Sim, o COVID-PCR-SyBr foi avaliado e aprovado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – LACEN e encontra-se credenciado como laboratório de apoio para diagnóstico de SARS-CoV-2 na página da Secretaria Estadual de Saúde: (https://saude.rs.gov.br/laboratorios-covid19).

Quais as vantagens deste teste?

É possível realizar uma testagem em um maior número de amostras em um tempo mais curto e por um valor diferenciado. Além disso, pode ser realizada a testagem e obter o resultado da presença do vírus em pessoas assintomáticas (sem sintomas), realizando, assim, um mapeamento da circulação do vírus dentro de uma determinada população. Após a apresentação dos resultados deste sistema de triagem em escala, medidas de prevenção mais efetivas como monitoramento de áreas de maior risco, retestagem e acompanhamento de pessoas que entraram em contato com um indivíduo positivo, barreiras físicas de proteção, otimização em relação ao uso de EPIs, que podem ser implementadas pela empresa.

O que fazer se o resultado for “detectado”?

O mesmo que qualquer pessoa com um resultado positivo deve fazer:

(1) Buscar auxílio médico para que sejam fornecidas as orientações adequadas, conforme os sintomas apresentados.

(2) Usar os equipamentos de proteção individual e evitar contato com outras pessoas, principalmente aquelas dos grupos de risco.

O que fazer se o resultado for “não detectado”?

Caso não apresente sintomas sugestivos a doença COVID-19, o indivíduo poderá voltar as suas atividades normais, mantendo as precauções recomendadas pelas autoridades de saúde quanto ao distanciamento social, uso de EPIs e higiene pessoal.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso método de testagem empresarial, de menor custo e de maior agilidade, para detecção da Covid-19.

[email protected]