Cintilografia e SPECT

Confira neste espaço as opções de exames de Cintilografia realizados no InsCer.

Exames de Cintilografia e Spect

A Cintilografia e SPECT é um método de diagnóstico por imagem em Medicina Nuclear. Através da combinação de um radioisótopo (material radioativo) e um fármaco que leva o material radioativo para o órgão a ser estudado, o método permite informações funcionais e metabólicas dessas estruturas. O raio gama emitido pelo paciente, após receber este composto, é captado por um equipamento chamado gama-câmara. As imagens obtidas podem ser planas, dinâmicas e até mesmo tomográficas (SPECT). Esta técnica pode ser empregada para estudos de função renal, cardíaca, estudos neurológicos, pulmonares, entre outros.

Linfocintilografia

PREPARO

Não é necessário preparo.

REALIZAÇÃO DO EXAME

O radiofármaco é injetado e as imagens são adquiridas imediatamente e também 1 hora após a injeção. Outra imagem deve ser obtida após o paciente realizar uma caminhada, 3 horas após a injeção.

Fluxo Sanguíneo Hepático (qualitativo ou quantitativo)

PREPARO

Não é necessário preparo.

É fundamental que o paciente traga exames de ULTRA-SONOGRAFIA e TOMOGRAFIA prévios.

REALIZAÇÃO DO EXAME

O paciente recebe uma injeção de radiofármaco e após 20 minutos é retirada uma quantidade de sangue. O material é manipulado e após 10 minutos será reinjetado no paciente. As imagens serão adquiridas 10 minutos e 2 horas após a administração intravenosa.

Divertículo de Meckel

PREPARO

Jejum de 4 a 6 horas.

Recém-nascidos poderão ter o jejum reduzido para 2 horas.

REALIZAÇÃO DO EXAME

O paciente recebe injeção do radiofármaco e são adquiridas imagens no período de uma hora.

Pesquisa de Sangramento Digestivo com Pool de Hemácias

PREPARO

Não é necessário preparo.

Trazer exames anteriores.

REALIZAÇÃO DO EXAME

Em caso de hemácias marcadas in vitro, o paciente recebe uma injeção de radiofármaco e após 20 minutos é retirada uma quantidade de sangue. O material será manipulado e após 10 minutos será reinjetado no paciente. As imagens são adquiridas imediatamente após a administração das hemácias e o paciente deve estar disponível até 24 horas após a administração das hemácias marcadas.

ATENÇÃO: o paciente não deve ter feito exame com contraste baritado por via oral nas últimas 24 horas e nem colonoscopia até 48 horas antes do exame no InsCer.

Cintilografia Fluxo Renal

PREPARO

Não é necessário preparo.

REALIZAÇÃO DO EXAME

O paciente recebe a injeção de radiofármaco na sala de imagem já posicionado no equipamento.

Cintilografia Renal com DMSA

PREPARO

Não é necessário preparo.

Trazer exames prévios relacionados com os rins (laboratório, ultrasonografia, urografia, cintilografias, etc.).

REALIZAÇÃO DO EXAME

O paciente chega ao serviço, recebe a injeção do radiofármaco e, após 6 a 8 horas, retorna ao InsCer para aquisição das imagens, procedimento que dura cerca de 30 minutos.

Cintilografia Óssea (Corpo Total)

PREPARO

Não é necessário preparo.

Trazer exames prévios, principalmente cintilografia óssea, Rx, tomografia e ressonância.

REALIZAÇÃO DO EXAME

O paciente recebe a injeção endovenosa de um radiofármaco que se fixa ao osso. As imagens são feitas 3 horas após a injeção.

O exame tem duração aproximada de 60 minutos, mas dependendo do caso, pode ser mais longa.

  • OBSERVAÇÕES

Após a injeção, é recomendado que o paciente ingira grande quantidade de líquidos.

Em alguns pacientes, é necessária a aquisição de imagens complementares no dia seguinte.

Cintilografia de Perfusão Miocárdica – Repouso e Estresse

PREPARO:

Tanto para exames realizados com estresse físico ou farmacológico, o procedimento de preparo é o mesmo, que segue:

No dia do exame, vestir ou trazer roupa adequada para realizar exercício. O tênis ou calçado deve ter solado de borracha e ser confortável.

Evitar fazer exercícios duas horas antes do exame. Não fumar no mesmo período.

Fazer uma alimentação leve até duas horas antes do exame. Porém, está proibido até 24 horas antes do exame o consumo de qualquer alimento, bebida ou medicação que contenha cafeína como: café preto, chá, chimarrão, refrigerante e chocolate.

Trazer todos os exames relacionados ao problema, principalmente cintilografias do coração realizadas previamente.

REALIZAÇÃO DO EXAME:

O exame é realizado em dois momentos, que normalmente ocorrem em dois dias, em qualquer ordem.

Uma das etapas é a de REPOUSO, onde o paciente recebe a injeção do radiofármaco sem nenhum estímulo. Depois de aproximadamente 60 minutos (ou mais), o paciente passa para a sala de exames para a aquisição das imagens, que tem duração de 20 minutos.

A outra etapa do exame é de ESTRESSE. O estresse pode ser feito por teste ergométrico (estresse físico) ou com uma medicação (estresse farmacológico). O radiofármaco que vai se concentrar no coração é injetado durante o estresse. Após 30 a 60 minutos (ou mais), o paciente passa para a sala de exames para a aquisição das imagens, que tem duração de 30 minutos.

  • OBSERVAÇÕES:

Fica a critério do médico solicitante a suspensão de qualquer medicação que o paciente faça uso.

Pacientes em uso de Aminofilina devem consultar seu médico, pois a medicação impossibilita a realização do exame.

O paciente deve reservar de 2 a 3 horas em sua agenda em cada dia que vier ao InsCer para realizar as etapas do exame.

Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat

PREPARO:

O exame não necessita preparo, exceto em caso de uso de anestesia, quando é necessário que o paciente realize jejum de seis horas.

REALIZAÇÃO DO EXAME:

Chegando à medicina nuclear, o paciente tem sua veia puncionada e lhe é solicitado um repouso deitado, de olhos fechados, em um ambiente tranquilo com pouco som e baixa luminosidade, por aproximadamente por 20 minutos.

Após esse período, o radiofármaco é injetado e, após 40 minutos, o paciente é liberado para sair e se alimentar, caso queira. Quatro horas após a injeção, passa à sala de exames para a aquisição de imagens, cuja duração é de aproximadamente 40 minutos.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

É necessário agendar esse exame com pelo menos 15 dias de antecedência.

Cintilografia de Perfusão Cerebral

PREPARO:

Não é necessário jejum.

O paciente deve evitar a ingestão de substâncias que possam afetar o fluxo cerebral como: alimentos que contenham cafeína, café preto, álcool e cigarro.

Devem-se verificar as medicações em uso do paciente (medicamentos para ansiedade, depressão ou outra indicação neurológica) e somente suspender caso o médico solicitante tenha orientado.

REALIZAÇÃO DO EXAME:

Chegando à medicina nuclear, o paciente tem sua veia puncionada e lhe é solicitado um repouso deitado, de olhos fechados, em um ambiente tranquilo com pouco som e baixa luminosidade, por aproximadamente por 20 minutos. Em silêncio o técnico de enfermagem entra em sala, injeta o radiofármaco e após 40 minutos, o paciente passa à sala de exames para a aquisição das imagens, cuja duração é de aproximadamente 40 minutos.

Para os pacientes que têm solicitação de exame com ativação, devem ser marcados dois dias de exame. No primeiro dia é feito um SPECT cerebral comum. No segundo, o paciente realiza uma atividade indicada enquanto é injetado, para depois então serem adquiridas as imagens.

O tempo mínimo para realização do exame é de 1 hora e 30 minutos. O material injetado não causa reação alérgica ou efeito colateral.

Trazer exames anteriores como: eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, etc.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

O exame é contraindicado para gestantes e para aquelas que estão amamentando. Por medidas de proteção radiológica, o paciente não deve vir acompanhado por mulheres grávidas ou por crianças.