Centro de Pesquisa Pré-Clínica

O Centro de Pesquisa Pré-Clínica (CPPC) do InsCer é uma unidade de vanguarda que abriga um aparelho de microPET/CT. O sistema permite a obtenção de imagens in vivo através de microtomografia por emissão de pósitrons (microPET) e microtomografia computadorizada (microCT) em animais de pequeno porte, tais como ratos e camundongos. A exemplo do PET/CT, o microPET/CT combina duas modalidades de imagem, tornando possíveis estudos que correlacionam função celular/molecular com estrutura anatômica. Nesse espaço, os pesquisadores Gianina Venturin, PhD e Samuel Greggio, PhD, atuam em pesquisas que envolvem tecnologia de ponta e alto padrão de resultados.

Esse sistema apresenta muitas vantagens frente a outros métodos de estudo experimentais, como a aplicação em estudos longitudinais, acompanhando a origem e progressão de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e neurológicas. Também é possível monitorar longitudinalmente a eficácia de um tratamento ou intervenção terapêutica em modelos experimentais. Assim, o microPET/CT tem grande aplicabilidade no desenvolvimento de novos fármacos e de terapia celular, elucidação de mecanismos fisiopatológicos das doenças neurológicas e na pesquisa pré-clínica de marcadores neuropatológicos.

Além disso, o CPPC também dispõe de um contador gama, equipamento fundamental para estudos de biodistribuição e modelagem cinética em microPET. Dessa forma, podem-se determinar in vivo características farmacocinéticas e farmacodinâmicas de uma molécula em estudo.

Informações adicionais, entre em contato com os coordenadores Samuel Greggio e Gianina Venturin por meio dos emails samuel.greggio@pucrs.br e gianina.venturin@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320 5969.