Apresentação

O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), é uma entidade filantrópica, mantida pela União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), que pertence a Rede Marista. O InsCer tem, entre seus principais objetivos, associar tecnologia de ponta e pesquisa aplicada em benefício do paciente. É conduzido por um time de neurocientistas renomados mundialmente e está comprometido com o desafio de prestar assistência neurológica de qualidade, mediante o desenvolvimento e o emprego de tecnologias inovadoras. Conta com a participação dos pesquisadores e professores da PUCRS, a fim de estabelecer um elo constante entre a pesquisa e assistência médica. 

Inaugurado em 06 de junho de 2012, originou-se a partir do grupo de pesquisa em neurociências do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS, com o objetivo de atuar em pesquisa e desenvolvimento translacional em saúde. O Instituto do Cérebro constitui uma proposta inovadora, multidisciplinar e multi-institucional que permite aos pesquisadores de diferentes áreas e domínios se reúnam em torno de um objetivo comum: avaliar, desenvolver e aplicar novas tecnologias, processos e tratamentos em neurologia. A relevância de sua atuação está ligada a dados epidemiológicos que evidenciam o aumento de doenças neurológicas neurodegenerativas, como a demência de Alzheimer, e a gravidade de sequelas neurológicas, como as decorrentes de acidente vasculares cerebrais. 

O InsCer ocupa atualmente uma área de 2.549 m² e contempla três principais áreas: Centro de Produção de Radiofármacos; Centro de Imagem Molecular e Centro de Pesquisa Pré-clínica.