Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Como acesso o wifi da PUCRS?

Para acessar a rede Eduroam
Digite seu número de matrícula sem o último dígito, seguido de @pucrs.br, e a senha que utiliza para identificar-se na rede da PUCRS.
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Documentos

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Como faço para solicitar históricos escolares, declarações de matrícula ou de horários, ou ainda declaração de regime de aprovação?

Como aluno regularmente matriculado, você pode solicitar qualquer um desses documentos online, diretamente na página do aluno. Após acessar a página, clique na opção documentos, na aba à esquerda da tela e em solicitar documentos, marcando a opção desejada. Ao clicar em próximo passo, assinale a opção autorizo a realização da solicitação descrita acima e confirme a solicitação. Após alguns minutos, o(s) documento(s) estará(estarão) disponível(disponíveis) para download em PDF, com autenticação digital. Em sendo necessário ter a via impressa e assinada desses documentos, o aluno deve se dirigir pessoalmente ao Setor Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Neste caso, cada documento possui uma taxa de emissão no valor de R$ 10,00 (pagos diretamente no Setor Financeiro, em dinheiro ou cheque). O aluno, no ato da solicitação, deverá apresentar seu documento de identificação com foto.

Qualquer pessoa pode solicitar documentos em meu nome? E retirá-los, também?

Para solicitar todo e qualquer documento da PUCRS, outra pessoa pode fazer o pedido em seu nome, mas, para efetuar a retirada, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Fui aluno da PUCRS, do Campus Uruguaiana, como posso obter documentos referentes a minha vida acadêmica na Instituição?

Você pode solicitar a documentação através do envio de um e-mail (cra.ns@pucrs.br), especificando os documentos de que precisa e informando os seguintes dados completos:
– CPF;
– Data de nascimento;
– Ano de conclusão do curso, se for o caso;
– Endereço Completo com CEP;
– Telefones para contato com prefixo.
Após verificação dos dados, você receberá orientação sobre o pedido e a retirada da documentação solicitada. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para os devidos fins.

Fui aluno da PUCRS, do Campus Viamão (antiga FAFIMC), como posso obter documentos referentes a minha vida acadêmica na Instituição?

Você pode solicitar a documentação através do envio de um e-mail (cra.ns@pucrs.br), especificando os documentos de que precisa e informando os seguintes dados completos:
– Nome completo;
– Curso;
– RG;
– CPF;
– Data de nascimento;
– Ano de conclusão do curso, se for o caso;
– Endereço Completo com CEP;
– Telefones para contato com prefixo.
Após verificação dos dados, você receberá orientação sobre o pedido e a retirada da documentação solicitada. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para os devidos fins.

Perdi/Extraviei meu diploma de graduação. E agora, como procedo para solicitar a Segunda Via do documento?

Para solicitar a Segunda Via do Diploma, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho (modelo novo) ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.
No ato da solicitação da Segunda Via do Diploma, o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 (pagos em dinheiro ou cheque), no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da Segunda Via do Diploma é de, em média, 30 dias. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.
Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Perdi/Extraviei meu Certificado de Especialização. E agora, como procedo para solicitar a Segunda Via do documento?

Para solicitar a Segunda Via do Certificado de Especialização, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho (modelo novo) ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.
No ato da solicitação da Segunda Via do Certificado de Especialização, o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 (pagos em dinheiro ou cheque) no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da Segunda Via do Certificado de Especialização leva em média 30 dias. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.
Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Perdi/Extraviei meu Diploma de Mestrado/Doutorado. E agora, como procedo para solicitar uma Segunda Via do(s) documento(s)?

Para solicitar a Segunda Via de Diploma, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho (modelo novo) ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.
No ato da solicitação da Segunda Via de Diploma (Mestrado/Doutorado), o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 cada via (pagos em dinheiro ou cheque) no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da segunda via de Diploma (Mestrado/Doutorado) é, em média, de 30 dias. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.
Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Financeiro

Informações Financeiras

Como é calculado o valor da semestralidade?

O valor da semestralidade é calculado de acordo com o número de créditos em que o aluno efetuar a sua matrícula. Seguindo sistemática de praxe, o valor da primeira mensalidade corresponde à média de créditos de cada curso ou grupo de cursos. Esta média está indicada no próprio documento bancário destinado ao pagamento. O saldo da semestralidade (total do semestre menos a primeira mensalidade) será dividido em cinco parcelas a serem pagas nos próximos cinco meses, com vencimento no dia 15 de cada mês.

Como fico sabendo o valor das mensalidades para poder planejar a minha matrícula?

Os valores das mensalidades, estabelecidos em consonância com a legislação vigente, encontram-se publicados no Setor Financeiro Acadêmico e em todas as Faculdades, juntamente com o texto de Proposta de Prestação de Serviços Educacionais.

Qual o horário de funcionamento do Setor Financeiro Acadêmico?

Segunda a sexta, das 08h às 21h15.
Horário de Férias:
Consulte o Setor Financeiro:
Telefone: (51) 3320-3588
Ou pelo e-mail: financeiro@pucrs.br

Como posso saber o valor de meu débito junto a Universidade?

Para alunos da Graduação, basta entrar no site “Informações Acadêmico-administrativas do Aluno”.

Para os demais alunos (Pós-Graduação, Educação a Distância, Extensão, etc.), entrar em contato com o Setor Financeiro Acadêmico.

Como consigo o comprovante dos pagamentos efetuados no ano anterior para fins de declaração de Imposto de Renda?

Para alunos da Graduação, basta entrar no site “Informações Acadêmico-administrativas do Aluno” e emitir o documento.

Para os demais alunos da Pós-Graduação, poderá solicitar e retirar o documento, que é impresso na hora, diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade, mediante identificação.

Por que duas mensalidades às vezes vencem no mesmo mês?

O vencimento de mais de uma mensalidade no mesmo mês pode ocorrer quando o aluno efetuar matrícula fora de prazo. O valor semestral devido pelos créditos matriculados é dividido em 06 parcelas, sendo a primeira paga no ato da matrícula, e as demais 05 com vencimento no dia 15 de cada mês. Excepcionalmente nestes casos, as parcelas já vencidas em relação aos demais alunos matriculados no período regular estarão vencendo em uma única data.

Ao incluir uma disciplina de Língua Estrangeira na minha matrícula, qual o valor que deverei pagar?

Somam-se os créditos da disciplina aos créditos já matriculados. Após confira o valor da soma dos créditos na tabela de valores de seu curso.

Sendo as línguas estrangeiras da Faculdade de Letras, tenho direito ao Desconto de Licenciatura?

O desconto do Programa Bolsa Licenciatura é concedido somente para alunos que estejam matriculados em Curso de Licenciatura.

Como incluir e cancelar a Contribuição Estudantil?

Havendo concordância ou discordância com essa contribuição, para pagamento via carnê da PUCRS, o aluno deverá solicitar a inclusão ou a exclusão junto ao DCE (Diretório Central de Estudantes – prédio 08). Mais informações em Contribuição Estudantil.

Como faço para solicitar débito em conta?

A solicitação deverá ser feita diretamente nos bancos autorizados: BANRISUL, BANCO DO BRASIL, BRADESCO e HSBC. Mais informações em Segunda Via de Pagamento.

Como faço o cancelamento do débito em conta?

O cancelamento do débito em conta deverá ser solicitado diretamente no banco ao qual foi autorizado o débito.

É permitida a alteração da data de vencimento das mensalidades?

A Universidade veta a alteração da data de vencimento das mensalidades.

Como retirar segunda via do DOC de pagamento?

— Pela Internet, no site da PUCRS. Somente para alunos da Graduação;
— Solicitar uma Segunda Via no Banco HSBC, informando o CPF do aluno.

O que devo fazer para alterar o endereço de entrega do DOC?

É de responsabilidade do aluno manter o seu endereço atualizado junto ao cadastro geral da Universidade. Para a atualização, o aluno poderá fazê-lo no site da PUCRS ou diretamente na Coordenadoria de Registro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo – Central de Atendimento ao Aluno.

Existe devolução de valor no cancelamento ou trancamento de matrícula?

Sim. Trancamento ou cancelamento formalizado junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico antes do início do período letivo dá direito à devolução de 80% do valor pago.

A partir de quando deixo de pagar a mensalidade?
Em caso de trancamento ou cancelamento realizado após o inicio do período letivo, o aluno deixará de pagar no mês seguinte à solicitação formalizada junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Existe devolução de valor no cancelamento de créditos?

Sim. Cancelamento de créditos deferido no período de Complementação do Requerimento de Matrícula (ver Calendário Escolar) será devolvido ou compensado no doc do mês seguinte ao deferimento.

A partir de quando deixo de pagar os créditos cancelados?
O aluno deixará de pagar os créditos cancelados após o período de Complementação do Requerimento de Matrícula (ver calendário acadêmico) a partir do mês seguinte ao pedido protocolado na Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Quanto tempo leva para a PUCRS me devolver algum valor por ocasião de cancelamento ou trancamento de matrícula com devolução?

O aluno que solicitar devolução de valores pagos, por ocasião do Cancelamento ou Trancamento de matrícula, quando atendido os requisitos para esta devolução, terá seu valor devolvido até 07 (sete) dias úteis após deferido o pedido protocolado junto a Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Fiz negociação com cheques pré-datados, posso alterar alguma data após a negociação?

Os cheques de negociações estão sob custódia do banco, ficando vetado sua alteração. Veja cupom de negociação, entregue no ato do parcelamento.

Fiz negociação com cheque e o mesmo voltou, como faço para resgatá-lo?

O cheques devolvidos, após todas as tentativas de compensação via rede bancária, deverão ser pagos em moeda corrente nacional e retirados diretamente na Universidade. Para o pagamento, emita através do site da PUCRS o boleto de pagamento (DOC) que deverá ser pago na rede bancária. Após dois dias úteis do pagamento, o cheque poderá ser retirado no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade.

Posso transferir o crédito educativo (FIES) que tenho em outra Universidade para a PUCRS?

Sim. O aluno que tiver aprovado pela Coordenadoria de Registro Acadêmico o pedido de transferência para a PUCRS, poderá solicitar também a transferência do crédito educativo, ficando restrito tão somente ao FIES.

Qual o prazo de entrega dos contratos dos créditos educativos?

Visite a página de Incentivo à Educação.

Quais bolsas/descontos a Universidade oferece aos alunos?

Visite a página de Incentivo à Educação.

Como faço para solicitar o desconto familiar?

Compareça no Setor Financeiro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo – Central de Atendimento ao Aluno, para retirar o formulário de solicitação, que deverá ser entregue no mesmo setor, devidamente preenchido juntamente com os documentos solicitados.

Para mais informações visite a página de Incentivo à Educação.

Qual data para inscrição no vestibular da PUCRS?

Visite a página do vestibular PUCRS.

Qual o valor do primeiro semestre para quem passa no vestibular?

Visite a página de Mensalidades da Graduação.

Matrícula

Matrícula

Qual a diferença entre trancamento e cancelamento de matrícula?

O trancamento da matrícula permite o afastamento do aluno por quatro semestres a contar da data da última matrícula efetuada, sem perder seu vínculo com a PUCRS. Sendo assim, o aluno pode retornar ao curso através da solicitação de REINGRESSO. A análise do pedido levará em conta as migrações curriculares que possam ter ocorrido no curso, mas sem prejuízo à vaga do aluno.
No caso de cancelamento de matrícula, ao efetuar esse requerimento o aluno perde automaticamente seu vínculo com a PUCRS. Caso queira retornar à Universidade, deverá prestar novo Concurso Vestibular, ou recorrer a outra forma de ingresso oferecida pela Universidade: transferênciaingresso de diplomado ou concessão de vagas a bolsistas do PROUNI. Entretanto, as disciplinas já cursadas são mantidas no Histórico Escolar do Aluno, para fins de aproveitamento, mesmo tendo tido sua matrícula anterior cancelada.

Estou com minha matrícula trancada. Quanto tempo de vínculo ainda mantenho com a PUCRS?

O período de vínculo é de quatro (04) semestres, ou dois (02) anos, a contar da última matrícula efetuada na PUCRS. Passado esse prazo, o aluno ainda tem a possibilidade de solicitar o Reingresso e, após análise da Coordenação do seu curso, ter o pedido deferido.

Estou com minha matrícula trancada, porém quero retornar e dar continuidade ao mesmo curso. Como devo proceder para pedir meu REINGRESSO?

Você pode solicitar REINGRESSO PARA O MESMO CURSO pessoalmente no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo, geralmente em junho (1º semestre) e novembro (2º semestre), desde que não haja pendências financeiras. Caso você esteja impedido de vir à PUCRS, outra pessoa pode fazer isso em seu lugar, sem a necessidade de apresentar procuração.

Sou aluno matriculado na PUCRS, mas gostaria de mudar de curso. Como procedo para solicitar uma REOPÇÃO de curso?

O aluno deverá se dirigir à Secretaria do Curso pretendido para encaminhar o pedido de REOPÇÃO, mediante existência de vagas e dentro do período pré-estabelecido no Calendário Escolar, geralmente em abril (1º semestre) e em setembro (2º semestre).

Estou com minha matrícula trancada, porém agora pretendo retornar e cursar um outro curso. Como devo proceder para pedir REINGRESSO com REOPÇÃO DE CURSO? Isso é possível? Como procedo?

Você pode solicitar REINGRESSO COM REOPÇÃO DE CURSO, pessoalmente, no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo, geralmente em ABRIL ou SETEMBRO. O processo de reingresso com REOPÇÃO de curso se dá em três etapas, quais sejam:
1ª) Solicitação do Pedido (Setor Acadêmico)
A solicitação é feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Setor Acadêmico (térreo do Prédio 15), devendo o aluno informar ao atendente do guichê que gostaria de reingressar na instituição com pedido de REOPÇÃO de curso.
2ª) Negativa de Débito (Setor Financeiro)
Após a solicitação no Setor Acadêmico, o aluno será encaminhado ao Setor Financeiro para retirar uma negativa de débito, pois não pode possuir pendências financeiras para requerer o reingresso.
3ª) Protocolo do Pedido (Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno)
Posteriormente ao preenchimento do formulário na Central, depois da consulta nos Setores Acadêmico e Financeiro, o aluno deverá retornar ao Acadêmico a fim de protocolar seu pedido que ficará condicionado à existência de vagas. No caso de aluno bolsista ProUni, é possível a participação nos processos reopção de curso, desde que preencha os requisitos acadêmicos e os requisitos específicos do ProUni.

Disciplinas

Disciplinas

O que são disciplinas eletivas?

São disciplinas que não constam na matriz curricular do curso, mas que, dentro de um leque de escolhas, devem ser selecionadas e cursadas pelos alunos para que eles possam completar o currículo pleno do curso. Cada curso exige um número mínimo de créditos cursados como disciplinas eletivas. Aconselhamos que os alunos verifiquem, junto à secretaria do curso, qual é o número de créditos exigidos e quais são as disciplinas eletivas oferecidas.

Quero cancelar uma disciplina, como devo proceder?

Para solicitar cancelamento de disciplinas, o aluno deve comparecer pessoalmente, no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), portando um documento de identificação com foto.
Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.
O prazo limite de cancelamento de disciplinas é sempre pré-estabelecido no Calendário Escolar, para conhecimento do aluno.

Como faço para solicitar aproveitamentos de disciplinas?

Primeiramente, é aconselhável que o estudante procure o coordenador do seu curso para receber orientações referentes à equivalência de disciplinas. Depois de devidamente orientado, o aluno deve encaminhar pessoalmente os pedidos de aproveitamentos na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Caso queira aproveitar disciplinas cursadas em outra instituição de ensino, é preciso trazer o Histórico Escolar original e os conteúdos programáticos, também originais, de todas as disciplinas que vai oferecer no pedido. Além de carimbados e assinados, os conteúdos devem conter ANO/SEMESTRE e CARGA HORÁRIA idênticas em relação ao Histórico Escolar apresentado. Caso os documentos não contenham essas informações, é preciso apresentar uma declaração de vigência, fornecida pela IES de origem, atestando que os conteúdos estão de acordo com o Histórico Escolar apresentado. No caso de aproveitamento de disciplinas cursadas na própria PUCRS, basta apenas informar qual(ais) disciplina(s) irá oferecer. O prazo para análise e resposta é, em média, de 30 dias, e o aluno pode verificar se os pedidos foram deferidos ou indeferidos diretamente no Portal, na Página do Aluno.

Cursos

Cursos

Como faço para validar as atividades complementares?

A entrega do material a ser validado como atividade complementar deve ser feita diretamente na secretaria do respectivo curso, respeitando o regimento estabelecido por cada Faculdade/Escola. Mais informações estão disponíveis no na página Grade Corpo Docente dentro de cada curso

Como posso obter informações sobre currículo e horário do curso que pretendo cursar?

Essas informações mais específicas a respeito do curso devem ser esclarecidas diretamente na secretaria de cada curso.

Exterior

Documentos para o Exterior

A PUCRS emite documentos em outro idioma?

A PUCRS só fornece documentos na língua oficial do País, ou seja, na língua portuguesa. Caso seja necessário traduzi-los, o estudante deve procurar um profissional habilitado, no caso, um tradutor juramentado.

Como faço para requerer uma revalidação de conteúdos programáticos para o exterior?

O primeiro passo é reunir TODOS os conteúdos programáticos de todas as disciplinas cursadas em cada unidade acadêmica responsável pela disciplina. De posse dos conteúdos, o pedido deve ser protocolado, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Aluno (Térreo do Prédio 15), com pagamento de uma taxa de R$ 20,00 (pagos em dinheiro ou cheque) no Setor Financeiro e preenchimento do formulário de requerimento geral com especificação do país para o qual o material será encaminhado. O prazo para confecção da revalidação é, em média, de 30 dias.

Como é feito o envio de documentos para o exterior?

A PUCRS não envia documentos acadêmicos de estudantes para o exterior, mas pode envelopá-los, sem qualquer custo adicional, para que sejam postados pelos próprios interessados. Para isso, o estudante (ou seu procurador) deve entregar os documentos diretamente no Setor Acadêmico da Central de Atendimento do Aluno (térreo do Prédio 15), fornecendo os dados completos do destinatário. Para maior segurança na confecção da etiqueta, recomenda-se que o endereço seja enviado ao Setor pelo e-mail cra.ns@pucrs.br. O envelope – devidamente timbrado, endereçado e lacrado – pode ser retirado no mesmo local num prazo médio de 24 horas. No caso de esses procedimentos serem realizados por um terceiro, basta que esta pessoa apresente um documento de identidade original e uma autorização escrita assinada, com a cópia de um documento do aluno para conferência da assinatura, não sendo necessária procuração firmada em tabelionato.

A PUCRS faz o preenchimento de formulários para o exterior?

Quando necessário, a PUCRS preenche os formulários com informações acadêmicas a serem enviados ao exterior. Para isso, basta que o estudante (ou seu procurador) entregue o formulário – assinado, se for o caso, e com os dados pessoais já preenchidos – no Setor Acadêmico da Central de Atendimento do Aluno (térreo do Prédio 15). Não há custo para esse procedimento, e o prazo para devolução do formulário, devidamente preenchido e assinado, é, em média, de 24 horas. Saliente-se que postagem para envio do formulário pelos correios deve ser feita pelo próprio aluno interessado. Também é importante informar que, no caso de a solicitação e a retirada do formulário serem realizadas por um terceiro, essa pessoa deve apresentar um documento de identidade original seu e uma autorização escrita assinada pelo estudante, com a cópia de um documento de identidade para conferência da assinatura, não sendo necessária procuração firmada em tabelionato.

Moodle

Moodle

Como obtenho o acesso ao Moodle e qual o endereço para acessar a plataforma?

Você deve, primeiramente, acessar o seu Correio Acad. Em suas Mensagens, na Caixa de Entrada, deverá constar uma mensagem automática do MOODLE com a instrução para seu primeiro acesso ao sistema. O endereço de acesso é moodle.pucrs.br.

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Como faço para acessar o Portal do Aluno?

Após acessar o site da PUCRS, clique no link SOU PUCRS e na opção SOU ALUNO GRADUAÇÃO. No campo indicado, digite os nove (09) dígitos de sua matrícula sem o hífen e insira sua senha de quatro (04) dígitos. Lembre-se de que essa senha foi cadastrada no dia da sua primeira matrícula na PUCRS.

E-mail

E-mail

Como faço para acessar o meu e-mail acadêmico (Correio Acad)?

Se for seu primeiro acesso, você deve acessar o Portal do Aluno e, no ícone Pessoal, na aba do lado esquerdo da tela, clicar em Correio Acad. Ali você já visualizará seu endereço de e-mail. Acessando o link, você será redirecionado ao sistema do gmail (Google) para a criação da conta. Sua senha inicial é composta dos últimos oito (08) caracteres de seu documento de identificação. Caso seu documento tenha menos de oito caracteres, complete com zeros à esquerda.

Senha

Senha

Com a senha de 4 dígitos eu acesso exatamente o quê?

Você acessa o seu Portal do Aluno – GRADUAÇÃO; efetua serviços acadêmicos na Central de Atendimento ao Aluno, no Setor Acadêmico; tem acesso ao aplicativo da PUCRS para dispositivos móveis; e, ainda, retira livros na Biblioteca Central, podendo fazer renovação online de livros no site da Biblioteca.

Bloqueei minha senha do Portal do Aluno, como devo proceder agora?

Você deve clicar na opção Esqueci minha senha, abaixo do botão de acesso ao portal de Graduação, para receber, em seu e-mail acadêmico, uma mensagem automática com uma nova senha. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para cadastrar uma nova senha de acesso.

Como devo proceder caso não recorde minha senha do e-mail acadêmico?

Você pode acessar o Portal do Aluno e, no ícone Pessoal, na aba do lado esquerdo da tela, clicar em Correio Acad. Ali constará a opção Recuperar Senha. Sua senha será resetada, e a nova senha será composta pelos oito (08) últimos caracteres de seu documento de identificação. Caso prefira, você pode entrar em contato com o Help Desk, pelo fone (51) 3320-4545, para recuperar sua senha.

Caso tenha esquecido minha senha de acesso ao Moodle, como procedo?

Você deve entrar em contato diretamente com a Central de Suporte ao Moodle, pelo telefone (51) 3320-3644 (Help Class).

Formaturas

Formaturas

Sou formando neste semestre. Preciso formalizar pedido de formatura?

Sim. Todo aluno que for colar grau no fim do semestre em curso deve requerer pedido de formatura, através do preenchimento de formulário específicodiretamente na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), em períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar, apresentando a documentação exigida, qual seja: Cópia RG CIVIL (ou CNH com cópia da certidão de nascimento; ou cópia da Carteira de Trabalho, modelo novo; ou cópia da Carteira Profissional) e CPF.
Todos os documentos devem estar dentro do prazo de validade dos mesmos, em sendo o caso. Em havendo alteração no nome do aluno, é necessário apresentar cópia do documento comprobatório da alteração (Ex: Certidão de casamento e/ou divórcio).

Estou me formando agora, mas não tenho interesse em participar da solenidade. Posso solicitar formatura em gabinete? Como devo proceder?

Sim, o aluno pode colar o grau em gabinete, conforme previsto no Art. 129, §3º do Regimento Geral da PUCRS. Para isso deve, antes, dirigir-se ao Setor Financeiro, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15) e pagar uma taxa de R$ 55,00 (pagos em dinheiro ou cheque). Após, deve fazer o pedido diretamente na secretaria de seu curso. Lá, receberá informações sobre a data de colação em gabinete, que ocorre somente após todas as solenidades de formatura da Faculdade naquele semestre.

Carteira de estudante

Carteira de estudante

Sou aluno de Graduação. Como solicito segunda via da carteira de estudante da PUCRS?

Para solicitar a segunda via da carteira de estudante, o aluno deve comparecer na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15) e preencher a ficha pedido. Após efetuar o pagamento da taxa para emissão de segunda via, no valor de R$20,00, no Setor Financeiro, o novo documento estará disponível em dois dias úteis. Para a retirada da segunda via, é necessário apresentar um documento de identidade com foto.

Sou aluno de Pós-Graduação. Como solicito segunda via da carteira de estudante da PUCRS?

Para alunos de Pós-Graduação, há dois procedimentos distintos. O aluno de Especialização deve comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15) e preencher a ficha-pedido. Após efetuar, no Setor Financeiro, o pagamento da taxa para emissão de segunda via, no valor de R$20,00 (pagos em dinheiro ou cheque), leva o pedido à secretaria do seu curso, a qual emitirá a nova via num prazo de 2 dias úteis. Já os alunos de Mestrado e Doutorado podem solicitar a segunda via diretamente no Setor Financeiro, sem necessidade do preenchimento da ficha-pedido, pois o sistema do setor financeiro se comunica diretamente com a secretaria dos cursos. Após o pagamento da mesma taxa de R$20,00, o estudante pode retirar a nova carteira estudantil diretamente na secretaria do curso num prazo de 2 dias úteis.

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Como acesso o wifi da PUCRS?

Para acessar a rede Eduroam
Digite seu número de matrícula sem o último dígito, seguido de @pucrs.br, e a senha que utiliza para identificar-se na rede da PUCRS.
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Como faço para solicitar históricos escolares, declarações de matrícula ou de horários, ou ainda declaração de regime de aprovação?

Como aluno regularmente matriculado, você pode solicitar qualquer um desses documentos online, diretamente na página do aluno. Após acessar a página, clique na opção documentos, na aba à esquerda da tela e em solicitar documentos, marcando a opção desejada. Ao clicar em próximo passo, assinale a opção autorizo a realização da solicitação descrita acima e confirme a solicitação. Após alguns minutos, o(s) documento(s) estará(estarão) disponível(disponíveis) para download em PDF, com autenticação digital. Em sendo necessário ter a via impressa e assinada desses documentos, o aluno deve se dirigir pessoalmente ao Setor Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Neste caso, cada documento possui uma taxa de emissão no valor de R$ 10,00 (pagos diretamente no Setor Financeiro, em dinheiro ou cheque). O aluno, no ato da solicitação, deverá apresentar seu documento de identificação com foto.

Qualquer pessoa pode solicitar documentos em meu nome? E retirá-los, também?

Para solicitar todo e qualquer documento da PUCRS, outra pessoa pode fazer o pedido em seu nome, mas, para efetuar a retirada, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Fui aluno da PUCRS, do Campus Uruguaiana, como posso obter documentos referentes a minha vida acadêmica na Instituição?

Você pode solicitar a documentação através do envio de um e-mail (cra.ns@pucrs.br), especificando os documentos de que precisa e informando os seguintes dados completos:
– CPF;
– Data de nascimento;
– Ano de conclusão do curso, se for o caso;
– Endereço Completo com CEP;
– Telefones para contato com prefixo.
Após verificação dos dados, você receberá orientação sobre o pedido e a retirada da documentação solicitada. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para os devidos fins.

Fui aluno da PUCRS, do Campus Viamão (antiga FAFIMC), como posso obter documentos referentes a minha vida acadêmica na Instituição?

Você pode solicitar a documentação através do envio de um e-mail (cra.ns@pucrs.br), especificando os documentos de que precisa e informando os seguintes dados completos:
– Nome completo;
– Curso;
– RG;
– CPF;
– Data de nascimento;
– Ano de conclusão do curso, se for o caso;
– Endereço Completo com CEP;
– Telefones para contato com prefixo.
Após verificação dos dados, você receberá orientação sobre o pedido e a retirada da documentação solicitada. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para os devidos fins.

Perdi/Extraviei meu diploma de graduação. E agora, como procedo para solicitar a Segunda Via do documento?

Para solicitar a Segunda Via do Diploma, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho (modelo novo) ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.
No ato da solicitação da Segunda Via do Diploma, o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 (pagos em dinheiro ou cheque), no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da Segunda Via do Diploma é de, em média, 30 dias. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.
Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Perdi/Extraviei meu Certificado de Especialização. E agora, como procedo para solicitar a Segunda Via do documento?

Para solicitar a Segunda Via do Certificado de Especialização, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho (modelo novo) ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.
No ato da solicitação da Segunda Via do Certificado de Especialização, o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 (pagos em dinheiro ou cheque) no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da Segunda Via do Certificado de Especialização leva em média 30 dias. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.
Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Perdi/Extraviei meu Diploma de Mestrado/Doutorado. E agora, como procedo para solicitar uma Segunda Via do(s) documento(s)?

Para solicitar a Segunda Via de Diploma, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho (modelo novo) ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.
No ato da solicitação da Segunda Via de Diploma (Mestrado/Doutorado), o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 cada via (pagos em dinheiro ou cheque) no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da segunda via de Diploma (Mestrado/Doutorado) é, em média, de 30 dias. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.
Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Como é calculado o valor da semestralidade?

O valor da semestralidade é calculado de acordo com o número de créditos em que o aluno efetuar a sua matrícula. Seguindo sistemática de praxe, o valor da primeira mensalidade corresponde à média de créditos de cada curso ou grupo de cursos. Esta média está indicada no próprio documento bancário destinado ao pagamento. O saldo da semestralidade (total do semestre menos a primeira mensalidade) será dividido em cinco parcelas a serem pagas nos próximos cinco meses, com vencimento no dia 15 de cada mês.

Como fico sabendo o valor das mensalidades para poder planejar a minha matrícula?

Os valores das mensalidades, estabelecidos em consonância com a legislação vigente, encontram-se publicados no Setor Financeiro Acadêmico e em todas as Faculdades, juntamente com o texto de Proposta de Prestação de Serviços Educacionais.

Qual o horário de funcionamento do Setor Financeiro Acadêmico?

Segunda a sexta, das 08h às 21h15.
Horário de Férias:
Consulte o Setor Financeiro:
Telefone: (51) 3320-3588
Ou pelo e-mail: financeiro@pucrs.br

Como posso saber o valor de meu débito junto a Universidade?

Para alunos da Graduação, basta entrar no site “Informações Acadêmico-administrativas do Aluno”.

Para os demais alunos (Pós-Graduação, Educação a Distância, Extensão, etc.), entrar em contato com o Setor Financeiro Acadêmico.

Como consigo o comprovante dos pagamentos efetuados no ano anterior para fins de declaração de Imposto de Renda?

Para alunos da Graduação, basta entrar no site “Informações Acadêmico-administrativas do Aluno” e emitir o documento.

Para os demais alunos da Pós-Graduação, poderá solicitar e retirar o documento, que é impresso na hora, diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade, mediante identificação.

Por que duas mensalidades às vezes vencem no mesmo mês?

O vencimento de mais de uma mensalidade no mesmo mês pode ocorrer quando o aluno efetuar matrícula fora de prazo. O valor semestral devido pelos créditos matriculados é dividido em 06 parcelas, sendo a primeira paga no ato da matrícula, e as demais 05 com vencimento no dia 15 de cada mês. Excepcionalmente nestes casos, as parcelas já vencidas em relação aos demais alunos matriculados no período regular estarão vencendo em uma única data.

Ao incluir uma disciplina de Língua Estrangeira na minha matrícula, qual o valor que deverei pagar?

Somam-se os créditos da disciplina aos créditos já matriculados. Após confira o valor da soma dos créditos na tabela de valores de seu curso.

Sendo as línguas estrangeiras da Faculdade de Letras, tenho direito ao Desconto de Licenciatura?

O desconto do Programa Bolsa Licenciatura é concedido somente para alunos que estejam matriculados em Curso de Licenciatura.

Como incluir e cancelar a Contribuição Estudantil?

Havendo concordância ou discordância com essa contribuição, para pagamento via carnê da PUCRS, o aluno deverá solicitar a inclusão ou a exclusão junto ao DCE (Diretório Central de Estudantes – prédio 08). Mais informações em Contribuição Estudantil.

Como faço para solicitar débito em conta?

A solicitação deverá ser feita diretamente nos bancos autorizados: BANRISUL, BANCO DO BRASIL, BRADESCO e HSBC. Mais informações em Segunda Via de Pagamento.

Como faço o cancelamento do débito em conta?

O cancelamento do débito em conta deverá ser solicitado diretamente no banco ao qual foi autorizado o débito.

É permitida a alteração da data de vencimento das mensalidades?

A Universidade veta a alteração da data de vencimento das mensalidades.

Como retirar segunda via do DOC de pagamento?

— Pela Internet, no site da PUCRS. Somente para alunos da Graduação;
— Solicitar uma Segunda Via no Banco HSBC, informando o CPF do aluno.

O que devo fazer para alterar o endereço de entrega do DOC?

É de responsabilidade do aluno manter o seu endereço atualizado junto ao cadastro geral da Universidade. Para a atualização, o aluno poderá fazê-lo no site da PUCRS ou diretamente na Coordenadoria de Registro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo – Central de Atendimento ao Aluno.

Existe devolução de valor no cancelamento ou trancamento de matrícula?

Sim. Trancamento ou cancelamento formalizado junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico antes do início do período letivo dá direito à devolução de 80% do valor pago.

A partir de quando deixo de pagar a mensalidade?
Em caso de trancamento ou cancelamento realizado após o inicio do período letivo, o aluno deixará de pagar no mês seguinte à solicitação formalizada junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Existe devolução de valor no cancelamento de créditos?

Sim. Cancelamento de créditos deferido no período de Complementação do Requerimento de Matrícula (ver Calendário Escolar) será devolvido ou compensado no doc do mês seguinte ao deferimento.

A partir de quando deixo de pagar os créditos cancelados?
O aluno deixará de pagar os créditos cancelados após o período de Complementação do Requerimento de Matrícula (ver calendário acadêmico) a partir do mês seguinte ao pedido protocolado na Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Quanto tempo leva para a PUCRS me devolver algum valor por ocasião de cancelamento ou trancamento de matrícula com devolução?

O aluno que solicitar devolução de valores pagos, por ocasião do Cancelamento ou Trancamento de matrícula, quando atendido os requisitos para esta devolução, terá seu valor devolvido até 07 (sete) dias úteis após deferido o pedido protocolado junto a Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Fiz negociação com cheques pré-datados, posso alterar alguma data após a negociação?

Os cheques de negociações estão sob custódia do banco, ficando vetado sua alteração. Veja cupom de negociação, entregue no ato do parcelamento.

Fiz negociação com cheque e o mesmo voltou, como faço para resgatá-lo?

O cheques devolvidos, após todas as tentativas de compensação via rede bancária, deverão ser pagos em moeda corrente nacional e retirados diretamente na Universidade. Para o pagamento, emita através do site da PUCRS o boleto de pagamento (DOC) que deverá ser pago na rede bancária. Após dois dias úteis do pagamento, o cheque poderá ser retirado no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade.

Posso transferir o crédito educativo (FIES) que tenho em outra Universidade para a PUCRS?

Sim. O aluno que tiver aprovado pela Coordenadoria de Registro Acadêmico o pedido de transferência para a PUCRS, poderá solicitar também a transferência do crédito educativo, ficando restrito tão somente ao FIES.

Qual o prazo de entrega dos contratos dos créditos educativos?

Visite a página de Incentivo à Educação.

Quais bolsas/descontos a Universidade oferece aos alunos?

Visite a página de Incentivo à Educação.

Como faço para solicitar o desconto familiar?

Compareça no Setor Financeiro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo – Central de Atendimento ao Aluno, para retirar o formulário de solicitação, que deverá ser entregue no mesmo setor, devidamente preenchido juntamente com os documentos solicitados.

Para mais informações visite a página de Incentivo à Educação.

Qual data para inscrição no vestibular da PUCRS?

Visite a página do vestibular PUCRS.

Qual o valor do primeiro semestre para quem passa no vestibular?

Visite a página de Mensalidades da Graduação.

Qual a diferença entre trancamento e cancelamento de matrícula?

O trancamento da matrícula permite o afastamento do aluno por quatro semestres a contar da data da última matrícula efetuada, sem perder seu vínculo com a PUCRS. Sendo assim, o aluno pode retornar ao curso através da solicitação de REINGRESSO. A análise do pedido levará em conta as migrações curriculares que possam ter ocorrido no curso, mas sem prejuízo à vaga do aluno.
No caso de cancelamento de matrícula, ao efetuar esse requerimento o aluno perde automaticamente seu vínculo com a PUCRS. Caso queira retornar à Universidade, deverá prestar novo Concurso Vestibular, ou recorrer a outra forma de ingresso oferecida pela Universidade: transferênciaingresso de diplomado ou concessão de vagas a bolsistas do PROUNI. Entretanto, as disciplinas já cursadas são mantidas no Histórico Escolar do Aluno, para fins de aproveitamento, mesmo tendo tido sua matrícula anterior cancelada.

Estou com minha matrícula trancada. Quanto tempo de vínculo ainda mantenho com a PUCRS?

O período de vínculo é de quatro (04) semestres, ou dois (02) anos, a contar da última matrícula efetuada na PUCRS. Passado esse prazo, o aluno ainda tem a possibilidade de solicitar o Reingresso e, após análise da Coordenação do seu curso, ter o pedido deferido.

Estou com minha matrícula trancada, porém quero retornar e dar continuidade ao mesmo curso. Como devo proceder para pedir meu REINGRESSO?

Você pode solicitar REINGRESSO PARA O MESMO CURSO pessoalmente no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo, geralmente em junho (1º semestre) e novembro (2º semestre), desde que não haja pendências financeiras. Caso você esteja impedido de vir à PUCRS, outra pessoa pode fazer isso em seu lugar, sem a necessidade de apresentar procuração.

Sou aluno matriculado na PUCRS, mas gostaria de mudar de curso. Como procedo para solicitar uma REOPÇÃO de curso?

O aluno deverá se dirigir à Secretaria do Curso pretendido para encaminhar o pedido de REOPÇÃO, mediante existência de vagas e dentro do período pré-estabelecido no Calendário Escolar, geralmente em abril (1º semestre) e em setembro (2º semestre).

Estou com minha matrícula trancada, porém agora pretendo retornar e cursar um outro curso. Como devo proceder para pedir REINGRESSO com REOPÇÃO DE CURSO? Isso é possível? Como procedo?

Você pode solicitar REINGRESSO COM REOPÇÃO DE CURSO, pessoalmente, no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo, geralmente em ABRIL ou SETEMBRO. O processo de reingresso com REOPÇÃO de curso se dá em três etapas, quais sejam:
1ª) Solicitação do Pedido (Setor Acadêmico)
A solicitação é feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Setor Acadêmico (térreo do Prédio 15), devendo o aluno informar ao atendente do guichê que gostaria de reingressar na instituição com pedido de REOPÇÃO de curso.
2ª) Negativa de Débito (Setor Financeiro)
Após a solicitação no Setor Acadêmico, o aluno será encaminhado ao Setor Financeiro para retirar uma negativa de débito, pois não pode possuir pendências financeiras para requerer o reingresso.
3ª) Protocolo do Pedido (Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno)
Posteriormente ao preenchimento do formulário na Central, depois da consulta nos Setores Acadêmico e Financeiro, o aluno deverá retornar ao Acadêmico a fim de protocolar seu pedido que ficará condicionado à existência de vagas. No caso de aluno bolsista ProUni, é possível a participação nos processos reopção de curso, desde que preencha os requisitos acadêmicos e os requisitos específicos do ProUni.

O que são disciplinas eletivas?

São disciplinas que não constam na matriz curricular do curso, mas que, dentro de um leque de escolhas, devem ser selecionadas e cursadas pelos alunos para que eles possam completar o currículo pleno do curso. Cada curso exige um número mínimo de créditos cursados como disciplinas eletivas. Aconselhamos que os alunos verifiquem, junto à secretaria do curso, qual é o número de créditos exigidos e quais são as disciplinas eletivas oferecidas.

Quero cancelar uma disciplina, como devo proceder?

Para solicitar cancelamento de disciplinas, o aluno deve comparecer pessoalmente, no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), portando um documento de identificação com foto.
Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.
O prazo limite de cancelamento de disciplinas é sempre pré-estabelecido no Calendário Escolar, para conhecimento do aluno.

Como faço para solicitar aproveitamentos de disciplinas?

Primeiramente, é aconselhável que o estudante procure o coordenador do seu curso para receber orientações referentes à equivalência de disciplinas. Depois de devidamente orientado, o aluno deve encaminhar pessoalmente os pedidos de aproveitamentos na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Caso queira aproveitar disciplinas cursadas em outra instituição de ensino, é preciso trazer o Histórico Escolar original e os conteúdos programáticos, também originais, de todas as disciplinas que vai oferecer no pedido. Além de carimbados e assinados, os conteúdos devem conter ANO/SEMESTRE e CARGA HORÁRIA idênticas em relação ao Histórico Escolar apresentado. Caso os documentos não contenham essas informações, é preciso apresentar uma declaração de vigência, fornecida pela IES de origem, atestando que os conteúdos estão de acordo com o Histórico Escolar apresentado. No caso de aproveitamento de disciplinas cursadas na própria PUCRS, basta apenas informar qual(ais) disciplina(s) irá oferecer. O prazo para análise e resposta é, em média, de 30 dias, e o aluno pode verificar se os pedidos foram deferidos ou indeferidos diretamente no Portal, na Página do Aluno.

Como faço para validar as atividades complementares?

A entrega do material a ser validado como atividade complementar deve ser feita diretamente na secretaria do respectivo curso, respeitando o regimento estabelecido por cada Faculdade/Escola. Mais informações estão disponíveis no na página Grade Corpo Docente dentro de cada curso

Como posso obter informações sobre currículo e horário do curso que pretendo cursar?

Essas informações mais específicas a respeito do curso devem ser esclarecidas diretamente na secretaria de cada curso.

A PUCRS emite documentos em outro idioma?

A PUCRS só fornece documentos na língua oficial do País, ou seja, na língua portuguesa. Caso seja necessário traduzi-los, o estudante deve procurar um profissional habilitado, no caso, um tradutor juramentado.

Como faço para requerer uma revalidação de conteúdos programáticos para o exterior?

O primeiro passo é reunir TODOS os conteúdos programáticos de todas as disciplinas cursadas em cada unidade acadêmica responsável pela disciplina. De posse dos conteúdos, o pedido deve ser protocolado, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Aluno (Térreo do Prédio 15), com pagamento de uma taxa de R$ 20,00 (pagos em dinheiro ou cheque) no Setor Financeiro e preenchimento do formulário de requerimento geral com especificação do país para o qual o material será encaminhado. O prazo para confecção da revalidação é, em média, de 30 dias.

Como é feito o envio de documentos para o exterior?

A PUCRS não envia documentos acadêmicos de estudantes para o exterior, mas pode envelopá-los, sem qualquer custo adicional, para que sejam postados pelos próprios interessados. Para isso, o estudante (ou seu procurador) deve entregar os documentos diretamente no Setor Acadêmico da Central de Atendimento do Aluno (térreo do Prédio 15), fornecendo os dados completos do destinatário. Para maior segurança na confecção da etiqueta, recomenda-se que o endereço seja enviado ao Setor pelo e-mail cra.ns@pucrs.br. O envelope – devidamente timbrado, endereçado e lacrado – pode ser retirado no mesmo local num prazo médio de 24 horas. No caso de esses procedimentos serem realizados por um terceiro, basta que esta pessoa apresente um documento de identidade original e uma autorização escrita assinada, com a cópia de um documento do aluno para conferência da assinatura, não sendo necessária procuração firmada em tabelionato.

A PUCRS faz o preenchimento de formulários para o exterior?

Quando necessário, a PUCRS preenche os formulários com informações acadêmicas a serem enviados ao exterior. Para isso, basta que o estudante (ou seu procurador) entregue o formulário – assinado, se for o caso, e com os dados pessoais já preenchidos – no Setor Acadêmico da Central de Atendimento do Aluno (térreo do Prédio 15). Não há custo para esse procedimento, e o prazo para devolução do formulário, devidamente preenchido e assinado, é, em média, de 24 horas. Saliente-se que postagem para envio do formulário pelos correios deve ser feita pelo próprio aluno interessado. Também é importante informar que, no caso de a solicitação e a retirada do formulário serem realizadas por um terceiro, essa pessoa deve apresentar um documento de identidade original seu e uma autorização escrita assinada pelo estudante, com a cópia de um documento de identidade para conferência da assinatura, não sendo necessária procuração firmada em tabelionato.

Como obtenho o acesso ao Moodle e qual o endereço para acessar a plataforma?

Você deve, primeiramente, acessar o seu Correio Acad. Em suas Mensagens, na Caixa de Entrada, deverá constar uma mensagem automática do MOODLE com a instrução para seu primeiro acesso ao sistema. O endereço de acesso é moodle.pucrs.br.

Como faço para acessar o Portal do Aluno?

Após acessar o site da PUCRS, clique no link SOU PUCRS e na opção SOU ALUNO GRADUAÇÃO. No campo indicado, digite os nove (09) dígitos de sua matrícula sem o hífen e insira sua senha de quatro (04) dígitos. Lembre-se de que essa senha foi cadastrada no dia da sua primeira matrícula na PUCRS.

Como faço para acessar o meu e-mail acadêmico (Correio Acad)?

Se for seu primeiro acesso, você deve acessar o Portal do Aluno e, no ícone Pessoal, na aba do lado esquerdo da tela, clicar em Correio Acad. Ali você já visualizará seu endereço de e-mail. Acessando o link, você será redirecionado ao sistema do gmail (Google) para a criação da conta. Sua senha inicial é composta dos últimos oito (08) caracteres de seu documento de identificação. Caso seu documento tenha menos de oito caracteres, complete com zeros à esquerda.

Com a senha de 4 dígitos eu acesso exatamente o quê?

Você acessa o seu Portal do Aluno – GRADUAÇÃO; efetua serviços acadêmicos na Central de Atendimento ao Aluno, no Setor Acadêmico; tem acesso ao aplicativo da PUCRS para dispositivos móveis; e, ainda, retira livros na Biblioteca Central, podendo fazer renovação online de livros no site da Biblioteca.

Bloqueei minha senha do Portal do Aluno, como devo proceder agora?

Você deve clicar na opção Esqueci minha senha, abaixo do botão de acesso ao portal de Graduação, para receber, em seu e-mail acadêmico, uma mensagem automática com uma nova senha. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para cadastrar uma nova senha de acesso.

Como devo proceder caso não recorde minha senha do e-mail acadêmico?

Você pode acessar o Portal do Aluno e, no ícone Pessoal, na aba do lado esquerdo da tela, clicar em Correio Acad. Ali constará a opção Recuperar Senha. Sua senha será resetada, e a nova senha será composta pelos oito (08) últimos caracteres de seu documento de identificação. Caso prefira, você pode entrar em contato com o Help Desk, pelo fone (51) 3320-4545, para recuperar sua senha.

Caso tenha esquecido minha senha de acesso ao Moodle, como procedo?

Você deve entrar em contato diretamente com a Central de Suporte ao Moodle, pelo telefone (51) 3320-3644 (Help Class).

Sou formando neste semestre. Preciso formalizar pedido de formatura?

Sim. Todo aluno que for colar grau no fim do semestre em curso deve requerer pedido de formatura, através do preenchimento de formulário específicodiretamente na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), em períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar, apresentando a documentação exigida, qual seja: Cópia RG CIVIL (ou CNH com cópia da certidão de nascimento; ou cópia da Carteira de Trabalho, modelo novo; ou cópia da Carteira Profissional) e CPF.
Todos os documentos devem estar dentro do prazo de validade dos mesmos, em sendo o caso. Em havendo alteração no nome do aluno, é necessário apresentar cópia do documento comprobatório da alteração (Ex: Certidão de casamento e/ou divórcio).

Estou me formando agora, mas não tenho interesse em participar da solenidade. Posso solicitar formatura em gabinete? Como devo proceder?

Sim, o aluno pode colar o grau em gabinete, conforme previsto no Art. 129, §3º do Regimento Geral da PUCRS. Para isso deve, antes, dirigir-se ao Setor Financeiro, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15) e pagar uma taxa de R$ 55,00 (pagos em dinheiro ou cheque). Após, deve fazer o pedido diretamente na secretaria de seu curso. Lá, receberá informações sobre a data de colação em gabinete, que ocorre somente após todas as solenidades de formatura da Faculdade naquele semestre.

Sou aluno de Graduação. Como solicito segunda via da carteira de estudante da PUCRS?

Para solicitar a segunda via da carteira de estudante, o aluno deve comparecer na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15) e preencher a ficha pedido. Após efetuar o pagamento da taxa para emissão de segunda via, no valor de R$20,00, no Setor Financeiro, o novo documento estará disponível em dois dias úteis. Para a retirada da segunda via, é necessário apresentar um documento de identidade com foto.

Sou aluno de Pós-Graduação. Como solicito segunda via da carteira de estudante da PUCRS?

Para alunos de Pós-Graduação, há dois procedimentos distintos. O aluno de Especialização deve comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15) e preencher a ficha-pedido. Após efetuar, no Setor Financeiro, o pagamento da taxa para emissão de segunda via, no valor de R$20,00 (pagos em dinheiro ou cheque), leva o pedido à secretaria do seu curso, a qual emitirá a nova via num prazo de 2 dias úteis. Já os alunos de Mestrado e Doutorado podem solicitar a segunda via diretamente no Setor Financeiro, sem necessidade do preenchimento da ficha-pedido, pois o sistema do setor financeiro se comunica diretamente com a secretaria dos cursos. Após o pagamento da mesma taxa de R$20,00, o estudante pode retirar a nova carteira estudantil diretamente na secretaria do curso num prazo de 2 dias úteis.