Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Amigo Universitário

 

Apresentação

O Programa Amigo Universitário é organizado pela Mobilidade Acadêmica, setor da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAP), com o objetivo de assistir os estudantes em intercâmbio no processo de adaptação durante sua estada na PUCRS.

 

Objetivos

O Programa tem por propósito atender às necessidades dos estudantes em intercâmbio desde sua chegada à PUCRS bem como durante sua permanência, com o intuito de sanar as dificuldades encontradas nos mais diferentes âmbitos. Em essência, o programa se destina a auxiliar os alunos em mobilidade no processo de adaptação sociocultural para além da integração acadêmica.

 

Participantes

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUCRS podem participar do programa. É uma atividade voluntária na qual o estudante da PUCRS e o acadêmico em mobilidade podem trocar ideias, experiências e, de modo especial, aprender sobre a cultura e o idioma de cada um.
Para ingressar no programa, os alunos devem expressar sua vontade de participar de forma voluntária do programa. O domínio e a fluência no idioma é dispensável, embora seja uma habilidade a ser valorizada na seleção dos candidatos.

 

Atividades

As atividades consistem, basicamente, no que segue:

  • Entrar em contato com o estudante em intercâmbio antes da sua chegada ao Brasil (apresentar-se a ele, esclarecer dúvidas sobre os manuais que o intercambista deverá ter recebido/ receberá, a respeito da PUCRS, de Porto Alegre, do Brasil, do idioma,…);
  • Na chegada do intercambista à PUCRS, apresentar os diversos setores/unidades, bem como informações da cidade de Porto Alegre;
  • Apoiar o estudante, ensinando-lhe as peculiaridades da vida cotidiana, como, por exemplo, fazer compras, fazer ligações telefônicas e um plano para telefonia celular, trocar moeda estrangeira por moeda local, indicar bons lugares para lazer, apontar diferenças/peculiaridades do transporte público, dentre outras atividades;
  • Orientar o aluno sobre questões referentes à sua vida acadêmica, como, por exemplo, indicar onde obter informações sobre o currículo do curso que frequenta, sobre o sistema de notas ou sobre o significado de siglas como G1 e G2;
  • Auxiliar o estudante na sua integração à comunidade local e à comunidade acadêmica;
  • Desenvolver relações de parceria com o estudante estrangeiro, fazendo com que ele se sinta parte integrante da comunidade;
  • Ensinar sobre a vida, a cultura, a língua desenvolvida na região;
  • Participar de reuniões gerais do programa quando necessário.

 

Atividades complementares

Os Amigos Universitários também poderão orientar e acompanhar o estudante em mobilidade em atividades complementares, como auxílio ao processo de adaptação/integração, como por exemplo:

  • Atividades esportivas: jogos, academia de ginástica, caminhadas.
  • Atividades culturais: cinema, teatro, apresentações musicais.
  • Entretenimento: restaurantes, bares e danceterias.
  • Excursões: passeios e visitas a pontos turísticos da região e arredores.
  • Atividades religiosas: grupos de oração, missas, atividades de estudos religiosos.

 

Inscrições

O estudante da PUCRS interessado em participar do Programa Amigo Universitário deverá preencher o formulário de inscrição disponível para download abaixo. As inscrições são realizadas na Mobilidade Acadêmica – prédio 1, térreo, sala 110, Campus Universitário – Fone: (51) 3320-3656.

 

Seleção

Os alunos inscritos no Programa Amigo Universitário serão submetidos a uma entrevista com os professores do Centro de Atenção Psicossocial (CAP).

As entrevistas terão data, local e hora marcados pela Mobilidade Acadêmica através do Facebook ou pessoalmente na AAII (prédio 1, sala 110).

 

Os Amigos Universitários não precisam…

  • Conseguir moradia para os alunos em intercâmbio.
  • Resolver possíveis problemas com passaporte, visto, etc.
  • Buscar no aeroporto. Esta não é uma atribuição do Amigo Universitário, mas ele pode fazê-lo.

 

Observações:

  1. O Amigo Universitário não possui responsabilidades de ordem financeira para com o aluno em intercâmbio.
  2. Válido como atividade complementar em conformidade com os projetos pedagógicos de curso.  Cabe a cada Unidade definir o número de horas a atribuir.

 

Downloads

Síntese Amigo Universitário

Orientações Amigo Universitário

Formulário Amigo Universitário

Termo de Voluntariado