Programa de monitoramento da biodiversidade do CPCN Pró-Mata

Programa de monitoramento da biodiversidade do CPCN Pró-Mata

Tem como objetivo o monitoramento de longo prazo da biodiversidade presente na área do Pró-Mata. O monitoramento é realizado considerando grupos de organismos selecionados, que representam a biodiversidade local e permitem a detecção de alterações de longo prazo com o monitoramento contínuo. A série de dados gerada poderá ser interpretada em conjunto com variações de dados abióticos relacionados aos processos de mudança climática global, e também a processos locais como a modificação da paisagem do entorno do Pró-Mata.

No momento, já está em curso o monitoramento de fauna com a utilização de armadilhas fotográficas. São oito armadilhas fotográficas distribuídas em trilhas, interior de floresta e ambientes campestres presentes no Pró-Mata, que funcionam ininterruptamente capturando de forma automática imagens de organismos que passam na linha de ação dos dispositivos. Já foram registrados diversos animais da fauna nativa da região, sendo as mais emblemáticas o puma (Puma concolor), o veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).

No âmbito do programa, está previsto também o monitoramento de outros grupos animais e vegetais. Pretende-se realizar monitoramento acústico de grupos como aves e anfíbios, entre outros, através da captação automatizada da paisagem sonora de áreas selecionadas do Pró-Mata. Considerando a flora, está previsto o monitoramento da estrutura da vegetação das formações florestais e campestres através de levantamentos periódicos. Finalmente, projeta-se um monitoramento multi-taxonômico massivo, com a utilização de técnicas de extração de DNA Ambiental (eDNA) em áreas representativas dos ecossistemas presentes no Pró-Mata.