Observatório de Aves da PUCRS busca apoiadores para ampliar suas atividades

O Observatório de Aves da PUCRS, idealizado em 2015, está focado em ampliar a atuação do projeto está que teve início em 2016. O programa, que tem como propósito ser permanente, está estruturado em três pilares: pesquisa, educação e conservação ambiental. O primeiro – de pesquisa – já está em andamento desde o início do projeto e conta com o apoio do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, do Instituto do Meio Ambiente, do Museu de Ciências e Tecnologia e da Escola de Ciências para viabilizar as atividades de campo e para anilhamento das aves. Para os dois outros pilares – educação e conservação ambiental – o projeto começa a dar os primeiros passos estão sendo iniciados em 2018.

Na última sexta-feira, 17 de agosto, aconteceu uma ação voltada para este foco. Foi realizada a primeira atividade de campo, formada por especialistas em ornitologia e leigos. A turma, que contou com colaboradores da Universidade e entusiastas para essa atividade piloto, também teve a presença da curadora do projeto, Prof. Dra. Carla Suertegaray Fontana, e do biólogo Dr. Márcio Repenning, ambos ornitólogos . A experiência de quatro horas de duração, com caráter de breve imersão na natureza, possibilitou aos participantes atuarem ativamente na operação de uma estação de anilhamento, desde a montagem das redes de captura até o anilhamento e exames das aves. A atividade foi realizada no Centro de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor da Fepagro Saúde Animal, em Eldorado do Sul (RS).

Com a almejada ampliação de suas atividades, o Observatório de Aves da PUCRS pretende estabelecer um calendário de ações voltadas para a comunidade, inclusive com atividades de campo, como forma de valorizar a conservação ambiental através das aves. Para a viabilização deste voo, o projeto conta a equipe de Prospecção e Negociação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC), que está engajada na captação de apoiadores para esta arrojada iniciativa. Empresas interessadas em financiar o projeto deverão entrar em contato com o Instituto do Meio Ambiente da PUCRS:

Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 05 – Sala 307
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-90
Telefone: (51) 3320 3640
E-mail: ima@pucrs.br

Montagem das redes de captura

Montagem das redes de captura

Retirando as aves capturadas das redes

Relatório de campo

Estação de anilhamento do Observatório de Aves da PUCRS

Estação de anilhamento do Observatório de Aves da PUCRS

Estação de anilhamento do Observatório de Aves da PUCRS

Estação de anilhamento do Observatório de Aves da PUCRS

Equipe participante