MBA em Gestão de Projetos e Sustentabilidade Ambiental está com inscrições abertas

A primeira edição do curso de especialização tem início das aulas em abril de 2019

O IMA está lançando o curso de MBA em Gestão de Projetos e Sustentabilidade Ambiental. Com foco na formação de gestores capacitados para o planejamento e execução de projetos e estratégias ambientalmente sustentáveis, o curso conta com apresentação de metodologias, de ferramentas de gestão e de soluções alternativas para tomada de decisão em questões relacionadas ao impacto da atividade empresarial no meio ambiente, com vistas a ação sustentável da empresa, à redução de custos operacionais e a minimização de passivos ambientais. O objetivo principal do MBA é a preparação de profissionais capazes de impactar em relação à inovação e competitividade de empresas com base na sustentabilidade entendida como harmonização de três pilares – o econômico, o ambiental e o social.

Após 23 edições do curso de especialização Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente, o Instituto aceitou o desafio de pensar e planejar um curso que vise contribuir para o desenvolvimento de uma cultura ambientalmente sustentável no contexto empresarial, com vistas ao aumento de eficiência no uso de recursos, na redução de riscos e na minimização de passivos ambientais. O curso, por ser direcionado para gestores de empresas públicas ou privadas empenhados em exercitar a tomada de decisão e o desenvolvimento de projetos envolvendo questões de sustentabilidade ambiental, é indicado para profissionais de diferentes áreas tais como administradores, arquitetos, biólogos, agrônomos, químicos, advogados e demais áreas técnicas.

E para incentivar o lançamento do curso, no dia 13 de março de 2019, o IMA promoverá uma mesa redonda para discutir o papel do gestor de projetos ambientais nas empresas, trazendo cases e contribuições para aqueles que atuam ou desejam atuar na área. A programação completa do evento será disponibilizada em breve e contará com a participação dos professores do MBA.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no site da Educon.

Conheça os professores que compõem o corpo docente do curso:

  • Adriana Moura – Possui graduação em Engenharia Química pela PUCRS, mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia pela Universidade de Federal de Brasília e doutorado em andamento em Engenharia de Materiais pela UFRGS. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Meio Ambiente.
  • Alessandra Nogueira Pires – Engenheira química pela PUCRS, engenheira de segurança do trabalho (Especialização PUCRS), mestranda em Engenharia de Materiais pela UFRGS. Atua na coordenação de resíduos sólidos na Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, é conselheira no Banco de Resíduos FIERGS e instrutora da Rede Metrológica RS.
  • Claudio Augusto Mondin – Formado em Agronomia, com Mestrado e Doutorado em Botânica pela UFRGS. Com atuação como professor de Botânica e Ecologia vegetal da UNISINOS e da PUCRS, atualmente é consultor ambiental e ministra cursos na área da botânica.
  • Cristiane Follmann Jurinitz – Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Botânica, ambos pela UFRGS, e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua na PUCRS como professora na Escola de Ciências e no Instituto do Meio Ambiente, além da curadoria do Herbário MPUC, vinculado ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.
  • Fabiani Vitt – Possui graduação em Engenharia Química pela UFRGS e mestrado acadêmico em andamento na Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materias na área de Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa. Atualmente é analista de Engenheira Química na FEPAM, chefe da DICOPI (Divisão de Controle da Poluição Industrial) e integrante da equipe de emergência químicas da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler.
  • Flávio Faccin – Possui graduação em Engenharia Química pela UFRGS e mestrado em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UFRGS. Assessor Técnico da Unidade de Assessoramento Ambiental do Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (UAA/GAT/MP-RS), atua na defesa do meio ambiente, com ênfase em Controle da Poluição.
  • Gustavo Inácio de Moraes – É doutor em Economia Aplicada na ESALQ-USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR e bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP. É membro do comitê editorial da Revista Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural e autor colaborador do PMBC – Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atualmente é professor da PUCRS e coordenador do curso de graduação em Economia.
  • Jeane Estela Ayres de Lima – Possui graduação em Engenharia Química pela UFRGS, mestrado em Química pela UFRGS e doutorado em Ciência de Materiais pelo PGCIMAT/UFRGS. Tem experiência na área de Química Industrial, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem e reaproveitamento energético de resíduos sólidos, sequestro de carbono, desenvolvimento de materiais poliméricos, biomassa e biocombustíveis.
  • Marcia Andrea Bühring – Doutora em Direito pela PUCRS, mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Direito Público pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e graduada em Direito pela UNIJUÍ. É advogada, parecerista e professora do PPGD – Mestrado e Doutorado em Direito Ambiental, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), de direito constitucional e ambiental na PUCRS e nas especializações da ESMAFE. É integrante da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-RS.
  • Maira Petrini – Tem Pós-doutorado na HEC Montreal – Canadá, doutorado em Administração pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas – SP e mestrado em Administração pela UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS, tem 24 anos de experiencia na área de Sistemas e Tecnologia de Informação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social e coordena projetos de pesquisa nestas temáticas.
  • Pedro Maria Abreu Ferreira – Professor Adjunto na Escola de Ciências da PUCRS, vinculado Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade e ao Instituto do Meio Ambiente. Coordenador do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata. Desenvolve linha de pesquisa em Interações biológicas e ecologia de comunidades, com foco em ecossistemas campestres do Sul do Brasil e sua dinâmica de distúrbios associada. Formado em Ciências Biológicas pela PUCRS, é mestre e doutor em Botânica pela UFRGS.
  • Regis Alexandre Lahm – Com doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH e mestrado em Sensoriamento Remoto pela UFRGS/CEPSRM, atualmente é professor dedicação exclusiva da PUCRS. Coordena o Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento – LTIG/Geografia/EH/PUCRS.
  • Rosélia Araújo Vianna – Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, com Especialização em Administração e Marketing Estratégico pela UCES/ULBRA e Bacharel em Relações Públicas pela UFRGS. Atuou profissionalmente como Ouvidora, Gestora em Comunicação e Responsabilidade Social por mais de 25 anos. Realizou Formação em Ombudsman na International Ombudsman Association/ TX-USA. Em 2013 criou a Gênese Social – Agência de Impacto, a partir da qual assessora organizações públicas e privadas na realização de projetos socioambientais.
  • Walter Rudolf Koch – Diretor Executivo da empresa Biota-Geom Planejamento e Consultoria Ambiental; Mestre em Biociências e Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental; Conselheiro Vice-Presidente do Conselho Regional de Biologia (CRBio03-2016); Secretário de Meio Ambiente Adjunto, Supervisor e Coordenador do Licenciamento Ambiental de Porto Alegre (SMAM- 2005-2007); Perito Ambiental e Auditor ISO 14001; Professor Assistente UNISINOS (2001-2006); Professor Pós-Graduação em Arquitetura da Paisagem PUCRS (2008-2011); Professor Pós-Graduação em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente PUCRS, ministrando a disciplina de Licenciamento, Controle e Gerenciamento Ambiental (2008-2018); Área de Atuação: Licenciamento e Auditoria Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Gestão de Resíduos, Avaliação e Recuperação de Áreas Degradadas.

MBA em Gestão de Projetos e Sustentabilidade Ambiental