IMA promove evento para discutir a conservação do Bioma Pampa

Atividade encerrou o calendário de 2019 de ações do Instituto

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, data que é considerada o “Dia do Bioma Pampa”, o Instituto do Meio Ambiente da PUCRS promoveu o evento “Bioma Pampa: discutindo a pecuária como uso sustentável em Reserva Legal e APP”, no auditório térreo do Prédio 50 (Escola de Negócios).

A ação foi dividida em dois momentos: o primeiro contou com uma breve contextualização sobre a resolução do CONSEMA nº 360/2017, que estabelece diretrizes ambientais para a prática da atividade pastoril sustentável sobre remanescentes de vegetação nativa campestre em APP e em Reserva Legal no Bioma Pampa. A abertura foi seguida das apresentações do Diretor do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Diego Melo Pereira, do Prof. Dr. Carlos Nabinger (UFRGS) e do Prof. Dr. Pedro Abreu Ferreira (PUCRS). A segunda parte foi composta por uma mesa-redonda que contou com a participação do Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Alexandre Sikinowski Saltz, e do analista ambiental da Divisão Técnica do IBAMA, Marcelo Machado Madeira, além dos apresentadores da primeira etapa. O debate foi mediado pelo Prof. Dr. Nelson Ferreira Fontoura, diretor do IMA.

As discussões abordaram a pecuária como parte fundamental para a conservação do Bioma Pampa, em função de se tratar não apenas de uma forma de manejo sustentável, mas também de parte intrínseca dos processos evolutivos e ecológicos que moldam a vegetação nativa que compõe este bioma.

Cerca de 90 participantes prestigiaram o evento e tiveram a oportunidade de interagir com os convidados que compuseram a mesa para o debate. Os inscritos receberão os certificados em até 30 dias da data do evento por e-mail.

Abertura com o Prof. Dr. Nelson Ferreira Fontoura, Diretor do IMA
Foto de Larissa Becko

Apresentação de Diego Melo Pereira, Diretor do Departamento de Biodiversidade da SEMA/RS
Foto de Larissa Becko