18/09/2020 - 12h47

IMA lança Guia de Flora do Pró-Mata

Uma das frentes de atuação do Instituto do Meio Ambiente nos últimos anos tem sido a divulgação da biodiversidade do Pró-Mata, o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza que se tornou uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) em 2019.

capa guia

Em 2019, o IMA lançou o primeiro material didático dentro desse escopo. O Guia de Pegadas de Mamíferos do Pró-Mata foi desenvolvido em dois formatos – para visualização em tela de smartphone e de computador – com acesso online gratuito.

Em 17 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Botânica. Em homenagem à data, o IMA lança o Guia de Flora do Pró-Mata, que conta com mais de 100 espécies encontradas no Centro. As plantas selecionadas para esse material foram organizadas segundo seu hábito, que se resume a algumas características como o porte e a forma de crescimento.

O Guia de Flora foi organizado pela Prof. Dra. Cristiane Follmann Jurinitz, integrante do IMA. Segundo ela, “a flora é um dos componentes da biodiversidade que está mais ao nosso alcance”. O material é um dos primeiros produtos de um projeto de longa duração do IMA que visa ampliar e divulgar os conhecimento sobre as plantas do Pró-Mata.

Esta primeira edição do Guia de Flora do Pró-Mata contém pouco mais de 10% das espécies de plantas vasculares conhecidas para o Pró-Mata. “Acho que isso dá a dimensão de como estamos apenas começando, do enorme potencial existente para ampliarmos nossos registros de outros espécies”, comenta Cristiane.

A versão disponibilizada foi criada especialmente para visualização em smartphone. O Instituto está trabalhando em uma versão do material com informações complementares para visualização em tela de computador.