Segunda edição da exposição “Plantas fascinantes do Pró-Mata” marca as celebrações do Fascination of Plants Day

O “Dia Mundial do Fascínio pelas Plantas”, comemorado em 18 de maio de 2019, será lançado com suporte da European Plant Science Organisation (EPSO). O Fascination of Plants Day é constituído por uma série de eventos promovidos em instituições privadas, espaços públicos, praças e parques com o intuito de que as pessoas compreendam a importância das plantas. A iniciativa, que começou em 2012, é realizada de dois em dois anos e contempla atividades em todo o mundo.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) da PUCRS, participou da quarta edição do Fascination of Plants Day, em 2017, com uma programação especial. Foram promovidas uma “Caminhada pelo Campus” e a exposição “Plantas fascinantes do Pró-Mata”, com imagens de espécies encontradas no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata e exsicatas (amostras de plantas secas).

Para 2019, o IMA está lançando a segunda edição da exposição “Plantas fascinantes do Pró-Mata”, que novamente trará imagens de plantas existentes no Centro. As fotografias vão trazer também algumas curiosidades, como a germinação da araucária no xaxim. O caso é resultado da ação de gralhas e roedores que “enterram” o pinhão, semente da araucária, no xaxim. Ambas são espécies classificadas como ameaçadas de extinção.

A exposição ainda vai contar com amostras de plantas secas, chamadas de exsicatas, e explicar como é o processo de processamento das plantas para composição das coleções científicas, fundamentais para garantir que o conhecimento sobre a biodiversidade já construído seja mantido e aprimorado. E quem passar pelo espaço poderá também tirar fotos no backdrop com a vista de um dos mirantes do Pró-Mata.

A exposição acontece de 13 a 24 de maio, no térreo do Living 360º.

Exposição “Plantas fascinantes do Pró-Mata”

Exposição “Plantas fascinantes do Pró-Mata”

Exposição “Plantas fascinantes do Pró-Mata”

Exposição “Plantas fascinantes do Pró-Mata”