18/09/2020 - 12h51

Equipe de pesquisadores encontra ninhos de lagarto na estrada do Pró-Mata

Entre os dias 6 a 15 de janeiro, a RPPN Pró-Mata foi palco do Curso de Ecologia de Campo, do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUCRS. A atividade é realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biologia – Diversidade e Manejo de Vida Silvestre, com professores e alunos de ambas as instituições, além de professores especializados em ecologia, convidados de outras instituições. No curso, realizado em imersão no Pró-Mata, os alunos desenvolvem projetos orientados e livres na área da ecologia, contemplando todo o processo científico envolvido: coleta e análise de dados, redação científica e apresentação dos resultados para apreciação e crítica dos seus pares. Os projetos são realizados em intervalos de tempo bastante curtos, criando desafios e desenvolvendo habilidades de síntese e trabalho colaborativo.

Durante o curso, um grupo de pesquisadores encontrou 16 ninhos do lagarto Cercosaura schreibersii sob as pedras da margem da estrada de terra que leva a sede do Pró-Mata. A espécie é encontrada em ambientes campestres e na interface campo/floresta. Os lagartos desse tipo são pouco conhecidos, sendo necessário o desenvolvimento de mais estudos de ecologia e de história natural da espécie.

Durante uma chuva intensa, a estrada se transformou em uma espécie de córrego. Entretanto, os pesquisadores observaram que os ninhos monitorados passaram ilesos pela enxurrada. Curiosamente, a manutenção da estrada criou as condições adequadas para o estabelecimento dos ninhos, bem como para sua proteção contra intempéries.

A descoberta rendeu uma publicação de uma nota científica na edição de número 51, volume 2, da Herpetological Review. A mesma pode ser conferida nas páginas 328 e 329, com o título “CERCOSAURA SCHREIBERSII (Long-tailed Little Lizard). REPRODUCTIVE BEHAVIOR and COMMUNITY NESTS”.

Ninhos de Cercosaura schreibersii

Imagem do lagarto Cercosaura schreibersii
Lab. de Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (https://www.ufrgs.br/herpetologia/?page_id=325)