17/09/2020 - 17h21

Semana do Meio Ambiente da PUCRS 2018

Programação para Semana do Meio Ambiente da PUCRS aborda a preocupação com a gestão de resíduos e com o meio ambiente

Promovida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Semana do Meio Ambiente da PUCRS 2018 terá como uma das temáticas a questão referente à produção de resíduos. Mundialmente conhecida, esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, em 27 de maio de 1981, em complementação à celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU, comemorado anualmente em 5 de junho. E, em 2018, o problema da poluição plástica foi escolhido pela ONU como o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Neste ano, uma das propostas do IMA é focar em ações que estejam relacionadas à reflexão acerca do consumo e da produção de resíduos. Por isso, o Instituto criou uma campanha para que, de a 4 a 8 de junho, a comunidade universitária leve a sua caneca ou copo não descartável aos locais onde costuma almoçar, em substituição aos copos plásticos descartáveis. Além disso, o Banco de Canecas do IMA, iniciativa que consiste no empréstimo de canecas para eventos e ações desenvolvidos na Universidade, estará no Restaurante Universitário (RU), em apoio àqueles que quiserem aderir à campanha. Só o RU recebe em torno de 700 pessoas por dia para almoço. Se todos os usuários colaborarem com a iniciativa, estima-se que cerca de 3.500 copos descartáveis não serão utilizados durante a Semana do Meio Ambiente.

Outra atividade da programação da Semana do Meio Ambiente é a Trilha da Biodiversidade do Campus da PUCRS, que acontecerá no dia 06 de junho, quarta-feira, das 13h às 14h. Com saída do Chimarródromo, a caminhada será guiada pelos professores que fazem parte do IMA e terá como principal objetivo valorizar a diversidade biológica presente no Campus, bem como os serviços e processos ecológicos a ela associados. A ação será transferida em caso de chuva. A atividade é gratuita, aberta ao público e não necessita inscrição. As iniciativas fazem parte da Agenda Ambiental, programação anual promovida pelo IMA.