Perguntas frequentes

Através dos seus canais de comunicação, tais como a Urna do CGA, o CGA identificou as principais preocupações quanto à Gestão Ambiental do campus e formulou as seguintes respostas aos questionamentos:

 

1. A PUCRS separa os resíduos gerados no campus central?

Sim. A PUCRS disponibiliza lixeiras para a separação em Lixo orgânico e seco nas áreas comuns dos prédios e passeios. Em caso de mistura na origem pelos usuários do campus, os resíduos passíveis de recuperação são separados em papel e papelão, metais, vidros e plástico e destinados à coleta seletiva. Os resíduos orgânicos são destinados à coleta realizada pelo DMLU. Nos laboratórios de pesquisa e ensino e em órgãos especializados a segregação dos resíduos segue a classificação Químicos, Biológicos, Radioativos, Perfurocortantes, Eletroeletrônicos, Construção civil, Óleos, Vegetação, Lâmpadas fluorescentes, Pilhas e baterias, Pneus, EPIs usados e Solventes e são destinados às empresas licenciadas pela FEPAM.

 

2. A PUCRS disponibiliza espaço para coleta de pilhas, baterias e lâmpadas?

Não. A PUCRS orienta seus alunos e funcionários a destinarem suas pilhas, baterias e lâmpadas aos seus fornecedores em atendimento a Logística Reversa instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa em seu site programas licenciados para a coleta de pilhas e baterias, como o Programa ABINEE.

 

3. A PUCRS realiza alguma atividade para reduzir o consumo de folhas A4 para impressão?

Sim. Os laboratórios de informática e secretarias são orientados sobre a possibilidade de padronizarem a impressão frente e verso e eliminarem a impressão da folha de rosto a cada comando de impressão. O registro documental digital tem sido intensificado nas secretarias reduzindo o consumo de folhas. A prática de entrega de trabalhos de conclusão em formato digital também tem sido implementada em diversos cursos de graduação.