Histórico

A PUCRS possui inúmeras ações de cunho ambiental que datam de muitos anos anteriores à criação do Comitê de Gestão Ambiental da instituição. A criação de um instituto dedicado a apoiar, incentivar e promover atividades relacionadas com o meio ambiente na Universidade e na comunidade foi um marco importante dentro da trajetória da PUCRS. O Instituto do Meio Ambiente foi criado em 1998 sob a direção do Prof. Dr. Jorge Alberto Villwock, dando vazão às demandas internas e externas para as ações ambientais latentes. Em 2000, com a idéia de passar à comunidade universitária a consciência de que preservação do meio ambiente e qualidade de vida estão, cada vez mais associados, uma Comissão de Gerenciamento de Resíduos (ReciPUCRS) e o Instituto do Meio Ambiente iniciaram uma campanha de coleta seletiva de resíduos. Nesta ocasião as lixeiras para a separação dos resíduos orgânicos e secos encontradas por todo o campus foram implementadas.

A gestão dos recursos hídricos também é uma preocupação antiga da comunidade universitária. O conserto e a renovação das redes de abastecimento e distribuição de água, a colocação de restritores de vazão e a sistematização do registro de consumo de água foram ações da Prefeitura Universitária que desde 2000 fizeram com que a PUCRS reduzisse em aproximadamente 60% o consumo de água no campus ao longo dos mais de 10 anos.

A crescente necessidade de gerirmos os recursos naturais de forma harmoniosa e de diminuirmos e mitigarmos os impactos provenientes das ações humanas influenciou setores importantes da sociedade no sentido destes promoverem ações alinhadas. Em junho de 2008 a PUCRS criou, através de uma iniciativa inovadora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação, o Grupo de Trabalho de Gestão Ambiental. Além de reunir informações e examinar as iniciativas de cunho ambiental em curso na Universidade, o Grupo teve por meta a elaboração de uma política de meio ambiente a ser adotada nos campi e estendida às comunidades envolvidas pela atuação da PUCRS. Em dezembro de 2008, o Grupo concluiu suas atividades, propondo Diretrizes Ambientais e a criação do Comitê de Gestão Ambiental (CGA-PUCRS) para atuar de modo permanente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em maio de 2010, o CGA-PUCRS foi criado sendo composto por representantes de Faculdades, Institutos e órgão suplementares da PUCRS.