Energia

Capacitação de funcionários, alunos e professores quanto ao uso eficiente da energia

O Grupo de Eficiência Energética da Faculdade de Engenharia da PUCRS realiza atividades de capacitação para o corpo técnico da PUCRS. Até 2012, foram realizados o treinamento e capacitação de 1860 técnicos administrativos, professores e alunos.

Substituição dos equipamentos eletrônicos de baixa eficiência

Desde 2009 estão sendo realizadas a substituição dos equipamentos eletrônicos de baixa eficiência.

Renovação das centrais de condicionadores de ar e automação de condicionadores de pequeno porte

Sistemas de refrigeração e ar condicionado independentes de seu porte são grandes demandantes de recursos energéticos e de manutenção, esta relação esta diretamente ligada ao seu tempo de uso, ou seja, quanto mais antigo e quanto mais horas tem de funcionamento, mais se faz o uso destes recursos, um exemplo disso, são as centrais de refrigeração instaladas no Campus, onde algumas delas chegam a gastar o equivalente a ± 1.2 kW/TR (01 TR = 12000 Btus/h), focados nisso, ações estão sendo tomadas pelo setor de refrigeração/PU com apoio do USE, para que estes equipamentos sejam substituídos por sistemas mais eficientes e corretos, tanto no ponto de vista energético quanto ecológico, só para se ter uma idéia melhor do que estamos falando o mesmo equipamento que chega a gastar ± 1.2 kW/TR esta sendo substituído por outro com a eficiência de ± 0.65kW/TR. Outra grande ação é a substituição dos sistemas de gerenciamento e controle que na grande maioria das instalações são eletromecânicos, com amplitude de ajuste muito larga e de fácil manipulação pelos usuários, hoje optamos por controladores digitais com senha e possibilidade de acesso via intranet, proporcionando assim um uso mais eficiente e dinâmico.

Criação de Comissões internas de gestão de energia

Foram criadas 11 comissões internas de gestão ambiental para a disseminação das boas práticas no uso dos recursos energéticos na Universidade.

Melhoria do conforto térmico através da construção de telhados verdes e telhados com isolamento térmico e telhas brancas

Até 2012, 3000m2 de telhados com isolamento térmico e telhas brancas e 600m2 de telhados verdes foram implantados no campus central.

foto_1_telhado_verde

 

Medição setorizada do consumo de energia

Está sendo implementada a telemetria em tempo real do consumo de energia das subestações do Campus, além de diversos outros pontos de interesse como salas ocupadas por parceiros. Esta solução permite acompanhamento das cargas nas subestações, acompanhamento de demandas e consumo de energia. Até o momento a solução está implantada em 12 prédios sendo nosso objetivo já para 2013 ampliar o sistema em pelo menos mais 10 prédios atendidos.