Como Utilizar

O IDEIA disponibiliza o Laboratório de Alto Desempenho (LAD) com equipamentos e profissionais capacitados em atender empresas e pesquisadores no que compete à poder computacional, podendo dar consultorias e desenvolver projetos que demandam alto desempenho computacional (ver ​Serviços​).

Acesso ao LAD

O LAD pode ser acessado por pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação vinculados à PUCRS. Pesquisadores de outras instituições, desde que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa em parceria com a PUCRS, também podem ter acesso aos recursos do LAD. Além do uso para pesquisa, os recursos do laboratório também podem ser utilizados em disciplinas que tenham como parte da ementa curricular a utilização do laboratório.

Solicitação de Acesso por Instituições Terceiras

Pesquisadores de outras instituições (quando desenvolvendo pesquisa sem vínculo com a PUCRS), empresas estatais ou privadas terão acesso ao LAD mediante pagamento das taxas operacionais através do formulário de interação universidade empresa (​Formulário de Interação​).Através do formulário, inicia-se uma conversa com a equipe do LAD para entendimento das necessidades do demandante, análise da viabilidade de atendimento, orçamento e encaminhamento das ações necessárias para a execução da demanda.

Solicitação de Acesso por Grupos de Pesquisa e/ou Professores da PUCRS

Professores e pesquisadores da PUCRS podem fazer demandas do LAD para seus grupos de pesquisa e/ou disciplinas. A solicitação é feita através do acesso ao sistema de demandas do IDEIA, ​neste link do sistema de segurança da PUCRS​. Caso o professor/pesquisador não tenha um credenciamento para o acesso, o mesmo pode obter informações sobre o procedimento neste link.

Uma vez dentro do sistema, deve-se selecionar ,na barra de menu à esquerda, em “solicitações>L.A.D.” e preencher o formulário de solicitação descrevendo o grupo/projeto (campo “Descrição da Demanda”) e suas necessidades (campo “Demandas adicionais”). Alguns exemplos são:

● “Grupo de pesquisa que trabalha pesquisando X através do processamento paralelo de dados com a aplicação Y (que utiliza GPUs para processamento). Assim, necessitamos de acesso ao ambiente de cluster do LAD onde cada usuário deverá manter uma quantidade de Z GB de dados (ou uma área única com tamanho A GB para acesso compartilhado pelos integrantes)” e “Fazem parte do grupo (devendo ter acesso ao LAD) o doutorando Fulano (fulano@email.com), mestrando Beltrano (beltrano@email.com) e pesquisadora colaboradora da instituição ABC Ciclana (ciclana@abc.com)”;

● “Criação de contas para disciplina X, turma Y – Curso Z onde os alunos utilizarão o ambiente de processamento paralelo para execução de testes de aplicações desenvolvidas por eles”. Também marcar a opção “para uso em aula” e descrever o “número de alunos” (número de contas criadas);

● “Projeto X, tem objetivo de disponibilizar um serviço para armazenamento e processamento de dados gerados a partir do uso de um aplicativo (em desenvolvimento pelo grupo). Para isso precisamos da hospedagem de um servidor 24×7 (físico ou virtual) com A processadores, B de memória RAM, C de armazenamento e sistema operacional D para instalação de um WEB Server e um Banco de Bados. Desta forma, o servidor necessita estar acessível da internet através da porta 80 (http) e, de dentro da PUCRS, através da porta 22 (ssh) para administração do mesmo.”;

● “Projeto X, tem objetivo de otimizar a eficiência da infraestrutura computacional Y. Para isso precisamos da hospedagem de um ambiente 24×7 (físico ou virtual) com A máquinas com B processadores, C de memória RAM, D de armazenamento e sistema operacional E para montagem/manutenção de um ambiente simulado e execução de benchmarks para avaliação de desempenho”.

Após a geração da demanda, o diretor da unidade do demandante deve aprovar a mesma.Após aprovação, a equipe do LAD analisa a demanda (podendo fazer novos contatos com o demandante para melhor entendimento das necessidades) e inicia os processos de cadastramento/instalações. Por fim, as instruções iniciais de utilização e acesso são repassadas ao demandante.