Free Zone

  • Fotos: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

O Free Zone é um laboratório do IDEIA de criatividade e prototipagem. Neste espaço, alunos, professores, pesquisadores da PUCRS , startups e empresas do Tecnopuc podem testar ideias e provarem conceitos. O espaço funciona das 8h às 22h30min, sem fechar ao meio dia e, hoje, conta com equipamentos variados de pequeno e médio porte, nas áreas de mecânica, computação e maqueteria, contando, ainda, com impressoras 3D e computadores com softwares para modelagem tridimensional de projetos mecânicos, design e softwares para testes.

Existem diversas formas para o acesso ao espaço e para todas elas é necessário portar o documento de identificação (crachá/cartão) da universidade(*). São elas:

1) Alunos e professores PUCRS – Este público tem um acesso franqueado ao espaço que pode ser obtido por 02 (duas) formas:
1.1) A primeira é através de um professor credenciado no sistema IDEIA que informará os dados do aluno e a bandeira em que este poderá utilizar o espaço sendo estas:
– Verde: Acessibilidade às bancadas, microcomputadores e ferramentas de pequeno porte. Não exige conhecimento prévio em ferramentas;
– Amarelo: Acesso adicional a ferramentas elétricas de pequeno e médio porte, onde é exigido algum conhecimento de operação e segurança;
– Vermelho: Uso de equipamentos de médio porte e total conhecimento do uso com ferramentas bem como o uso de EPI (**)

1.2) A segunda forma de acesso é o registro específico na chegada ao espaço Freezone. O usuário se identifica e é inserido no sistema e liberado para uso do espaço. Este tipo de acesso permite somente o uso do espaço com bandeira verde. Também não dá direito ao uso de impressão 3D.

2) Empresas do Tecnopuc: Atualmente, com exclusividade para o Freezone, empresários credenciados na ferramenta do IDEIA podem obter o acesso ao laboratório. Informações adicionais podem ser obtidas através do e-mail lap.ideia@pucrs.br ou através dos telefones do Laboratório de Apoio à Pesquisa do IDEIA, ramais(***) 8265, 8268 e 8269. Somente empresas Startups contam com a franquia do uso do espaço.

(*) Para público externo e visitantes a credencial é dispensada pelo uso de fluxo alternativo específico. Em regra, todos usuários tem seu acesso registrado.
(**) É desejável que todos usuários tenham seus próprios EPI’s e utilizem proteção visual (óculos) durante sua atividade.
(***) – Para ligar externamente, adicionar 3353 antes do número de ramal desejado.