LabCEMM

Foco:

Serviços de Microscopia de alta resolução.

Produtos/Serviços:

Preparação e amostras e microscopia eletrônica de varredura.
Transmissão, confocal e de varredura por sonda (força atômica) para público interno e externo.

O Laboratório Central de Microscopia e Microanálise (LabCEMM) da PUCRS é uma estrutura multiusuário, vinculada ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IDEIA), que tem como objetivo oferecer os mais modernos serviços de microscopia e preparação de amostras, para os seguintes microscópios: Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), Microscópio Eletrônico de Varredura por Emissão de Campo (MEV-FEG), Microscópio Eletrônico de Transmissão (TEM), Microscópio de Varredura por Sonda ou Força Atômica (AFM) e Microscópio Confocal.

Imagens em Destaque

Como Utilizar

1. Do acesso ao LabCEMM

1.1. Têm acesso ao LabCEMM professores, pesquisadores, alunos de doutorado, alunos de mestrado e iniciação científica da PUCRS, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa na pós-graduação ou pesquisa reconhecida oficialmente por suas unidades de origem.

1.2. Pesquisadores de outras instituições, empresas estatais ou privadas terão acesso ao LabCEMM mediante pagamento das taxas operacionais.

2. Da solicitação de horas de microscopia na ferramenta administrativa do Idéia

2.1. O professor orientador do pesquisador deverá solicitar as horas de microscopia na ferramenta do Idéia na intranet no item “Microscopia Eletrônica” antes de agendar horários diretamente com a equipe do LabCEMM. Caso o professor orientador não possua senha para esta ferramenta, deverá solicitá-la junto ao GTIT (ramal 4545).

3. Da capacidade analítica e das condições de operação dos equipamentos

3.1. O pesquisador deverá sempre consultar a equipe do LabCEMM sobre a disponibilidade e a viabilidade das análises a serem realizadas. Caso os projetos de pesquisa envolvam a utilização de microscópios, equipamentos ou serviços do LabCEMM, recomenda-se que o pesquisador entre em contato com a equipe do LabCEMM ainda na fase de elaboração do projeto .

3.2. O pesquisador deverá estar presente em todas as etapas de preparação de amostras e também durante as análises no microscópio. O pesquisador externo a PUCRS não necessitará estar presente durante as análises, caso solicite um relatório técnico.

3.3. Durante as análises no microscópio cabe ao usuário selecionar as amostras, localizar e definir os campos a serem analisados. Todas as demais operações são restritas aos técnicos do LabCEMM.

Cordialmente,
Prof. Dr. Léder Leal Xavier
Coordenador do Laboratório Central de Microscopia e Microanálise

Downloads

Diversos

Carta Autorizacao Uso do LABCEMM

 

Processamento de Imagens

Programa Imagetool (4 MB)

Imagetool (PDF – 947 KB)  – Como Fazer Medições no Imagetool.

Improlab (4.5 MB)

Photofiltre – Ajustando o contraste e o brilho das imagens convertendo o formato da imagem.

Image J (2.1 Mb) – Como fazer medições com o Imagej.

Contato

Laboratório Central de Microscopia e Microanálise – LabCEMM

Av. Ipiranga, 6681
Prédio 30 - Bloco B - Sala 01
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900
Telefone: (051) 3353-4490 - Fax:(051) 3320-3904
E-mail:

Formulário Eletrônico para Contato