Workshop aborda gerenciamento de referências bibliográficas

Curso voltado para alunos do PPGEdu apresenta funcionalidades do software Mendeley

02/06/2017 - 15h11

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Escola de Humanidades, receberá o workshop de Gerenciamento de Referências Bibliográficas usando o Mendeley no dia 8 de junho, às 9h e às 18h, no prédio 15, sala 306. O curso tem duração de duas horas e é ministrado pelos mestrandos de Administração, da Escola de Negócios da PUCRS, Maria Amália Machado e Felipe Lando, certificados como Mendeley Advisors. Interessados devem se inscrever na secretaria do PPGEDU (prédio 15, sala 330). As vagas são limitadas.

O software é utilizado para gerenciar bibliografias, permite fazer citações e construir referências em trabalhos acadêmicos com facilidade. O programa multiplataforma (Windows, OSX, Linux, iOS, Android) foi criado em 2008 por três professores alemães para ajudar pesquisadores do mundo todo. Em 2013 foi comprado pela Elsevier. A PUCRS possui licença institucional, que permite aos alunos terem um espaço de 100 GB na nuvem, além de número ilimitado de grupos privados, 100 GB de espaço para biblioteca compartilhada e até 100 colaboradores. Os participantes receberão certificado da Medeley.

O curso já foi ministrado para os PPGs em Administração e em Psicologia. “Estamos apresentando as funcionalidades aos pesquisadores. Num segundo momento, pretendemos oferecer esse workshop aos cursos de graduação, principalmente aos alunos que estão escrevendo o trabalho de conclusão e aos bolsistas de iniciação científica”, conta Amália.