Sistema orienta o público pelos caminhos do Campus

SmartMap PUCRS está disponível na web e em mapas pela Universidade

Por: Redação Ascom

01/08/2016 - 10h28

A PUCRS ocupa uma grande área física, num espaço equivalente a mais de cinquenta e cinco campos de futebol, onde circulam muitas pessoas, com diferentes destinos. Com o intuito de auxiliá-las a chegar no local desejado dentro do Campus, a PUCRS coloca à disposição do público o SmartMap PUCRS, sistema de localização criado pelo diplomado da Faculdade de Informática (Facin) Tácito Viero. O sistema está disponível na web através do link www.pucrs.br/smartmap ou pode ser acessado através de QR codes localizados nos mapas dos totens de informações distribuídos pelo Campus. O projeto de Viero nasceu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como orientador o professor da Facin, Fabiano Hessel. “É um mapa interno da PUCRS para que qualquer pessoa que transite pelo Campus tenha a possibilidade de se localizar e saber para onde vai”, explica o professor.

COMO FUNCIONA?

Abra em um browser, o link www.pucrs.br/smartmap, ou aponte o leitor de QR Code do seu celular para o QR Code de algum dos mapas distribuídos pelo Campus, escolha o local de destino e descubra qual é o menor caminho.

SURGIMENTO DA IDEIA

O diplomado Tácito Viero (Facin) é o idealizador do sistema

Segundo Viero, “onde fica?” foi a pergunta mais ouvida durante seus anos de graduação, e por isso o questionamento também deu nome ao trabalho desenvolvido no final do curso. A ideia inicial foi espalhar mapas do Campus com códigos em cada prédio, para que os usuários pudessem apontar os seus leitores de QR Code do celular para descobrir o caminho até o destino final. Mas Tácito foi além disso. A parte técnico-científica do seu trabalho incluiu uma pesquisa detalhada que mapeou todos os caminhos possíveis que podem ser realizados dentro do Campus. Assim, o serviço de localização calcula o menor caminho para auxiliar o público a chegar ao destino com mais facilidade e rapidez. O orientador ressalta que o cálculo realizado pelo serviço não é em tempo real, então existe um trabalho detalhado de execução de Tácito, em que ele pré-armazenou esses caminhos para que o sistema ganhe em desempenho e rapidez na aplicação.