Simpósio discute oportunidades na Austrália para a Rede PUCBR

Programa de mobilidade financiado pelo país contemplou dez doutorandos em 2018

11/12/2018 - 08h06

Foto: Bruno Todeschini

Representantes da Embaixada da Austrália e da Rede PUCBR participaram de um simpósio no dia 5 de dezembro, para discutir resultados do Programa Austrália – Americas PhD Research Internship. A iniciativa, para um período de dois meses de pesquisa em universidades australianas, contemplou doutorandos da rede, composta por seis instituições: PUCRS, PUCPR, PUC Campinas, PUC Goiás, PUC-Rio e PUC Minas. O evento ocorreu na sala 504 do Prédio 40.

O programa de mobilidade foi coordenado pelo Ministério de Educação e Treinamento da Austrália e pelo Conselho Australiano para Educação Internacional (ACIE), sendo financiado pelo fundo do projeto Australian International Education: Enabling Growth and Innovation. Na edição de 2018, foram dez doutorandos das PUCs com bolsas parciais. No simpósio, a PUCRS foi representada pelos pesquisadores Carla Camargo Cassol da Silva (Programa de Pós-Graduação em Educação), Gisele Jung Franciscatto (PPG em Odontologia), Marilisa Baldissera (PPG em Pediatria e Saúde da Criança), Ramão Tiburski e Roben Castagna Lunardi (ambos do PPG em Ciência da Computação).

Mathew Johnston, conselheiro da Embaixada da Austrália / Foto: Bruno Todeschini

Mathew Johnston, conselheiro da Embaixada da Austrália, comemorou a oportunidade de estreitar os laços de cooperação acadêmica e científica entre Brasil e Austrália e reforçou a importância de ouvir sobre as experiências dos doutorandos. “Estamos muito felizes pelo networking e construção de uma rede alumni cada vez mais qualificada”, adicionou.

Novos projetos

Marcelo Mira, diretor de internacionalização da PUCPR e diretor da Rede PUCBR, falou sobre a importância e relevância da conexão entre as PUCs, fortalecendo a marca e se posicionando em lugar de destaque no âmbito internacional. Mira destacou ainda a aproximação entre a rede e a Embaixada da Austrália, que marcou o primeiro projeto em cooperação.

Marcelo Mira, diretor da Rede PUCBR / Foto: Bruno Todeschini

O evento também permitiu que os representantes da rede PUCBR e as autoridades australianas discutissem propostas de ação futura e planejamentos para a edição 2019 do programa. Estão previstas novas bolsas para o próximo ano, e mais informações sobre a iniciativa serão divulgadas em breve pela Assessoria de Cooperação Internacional da PUCRS.

Sobre a Rede PUCBR

A união de seis Pontifícias Universidades Católicas brasileiras presentes nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul deu origem, em 2017, à Rede PUCBR. A iniciativa propõe fortalecer as ações de internacionalização por meio de intercâmbios de estudantes, de professores e acordos de cooperação.