Rede Marista celebra o Dia de São Marcelino Champagnat

Missa às 18h30min na Catedral Metropolitana marca a data

06/06/2017 - 10h41

Dia de São Marcelino Champagnat - 02Nesta terça-feira, 6 de junho, a Rede Marista comemora o Dia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista e fonte de inspiração para Irmãos, Leigos (as), educadores, estudantes, educandos e profissionais de diversas áreas que diariamente dão continuidade aos seus ideais. Para marcar a data no ano em que é celebrado o bicentenário da atuação marista no mundo, estão previstas várias atividades em todos os empreendimentos e espaços de missão.

Conheça algumas iniciativas:

Celebração na Catedral Metropolitana

Neste dia 6 de junho, a comemoração pelo Dia de São Marcelino de Champagnat, fundador do Instituto Marista, terá como evento principal uma missa celebrada na Catedral Metropolitana de Porto Alegre (Rua Duque de Caxias, 1047), às 18h30. As confirmações de presença podem ser feitas neste link. Um ônibus sairá do Campus hoje às 17h30min até o local. Ainda há vagas para professores e técnicos administrativos. As reservas podem ser feitas no Centro de Pastoral e Solidariedade, pelo ramal 3576.

Irmãos, Leigos(as) e colaboradores promovem correntes do bem

Um grupo de 400 colaboradores maristas dará início duas correntes, a Rede Sanguínea e a Rede do Livro, que ligará maristas espalhados pelo Rio Grande do Sul, Brasília e Região Amazônica. A primeira rede motiva a doação de sangue e a segunda incentiva a leitura. Ao doar sangue ou uma obra literária, o ato será dedicado a algum colega da Rede Marista. Por sua vez, a pessoa indicada fará uma nova doação e escolherá um terceiro participante, para que a ação continue sucessivamente e se amplie.

As doações de sangue podem ser feitas em qualquer hemocentro ou hospital, assim como os livros podem ser entregues em bibliotecas, escolas, instituições ou diretamente em mãos para uma pessoa. O importante é dar sequência às correntes. Também é possível fazer parte de ambas, independentemente de ter sido indicado ou não.

Exposição relembra a identidade marista

Outra iniciativa que marca a data é o projeto Mala de Memórias, exposição itinerante que ajuda a contar a trajetória da Rede Marista por meio de objetos que fizeram parte do cotidiano dos empreendimentos. A partir do dia 6/6, a mostra visitará unidades e comunidades de Irmãos no Rio Grande do Sul, Brasília e Região Amazônica, em uma forma de valorizar as pessoas que dão continuidade ao sonho de Champagnat e reconhecê-las como protagonistas da história da instituição.

Tanto o Mala de Memórias quanto as redes Sanguínea e do Livro integram o projeto Maristas em Rede, que propõe a realização de 200 ações sociais para deixar um legado durante o bicentenário marista. A comunidade é convidada a participar sugerindo novas iniciativas ou cadastrando-se como voluntária e/ou apoiadora nas que já estão acontecendo – basta acessar a plataforma online .