PUCRS ganha espaço para empreendedores testarem ideias

Free Zone é um sistema de criatividade e prototipagem para a comunidade interna

10/04/2017 - 14h10
Free Zone

Fotos: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Ser um sistema aberto de criatividade e prototipagem para que empreendedores possam colocar a mão na massa, testarem ideias e provarem conceitos é a proposta do Free Zone, novo espaço da Universidade. Criado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Ideia) em parceria com a Incubadora Raiar, ambiente de desenvolvimento de startups da PUCRS, o Free Zone será um lugar para a prototipação de ideias e conceitos, com livre acesso, mediante reserva, a equipamentos variados de diferentes portes e nas áreas de mecânica, eletrônica e maqueteria, contando com impressoras 3D, corte a laser, serras, softwares para modelagem tridimensional de projetos e design, ferramentas e softwares para testes. Alunos, professores, pesquisadores da PUCRS e empresas do Tecnopuc e da Raiar podem utilizar o local, que estará disponível a partir do dia 10 de abril no Ideia, prédio 94 do Tecnopuc. Para usufruir do ambiente, é necessário reservar um dia e horário no site www.pucrs.br/ideia. O espaço funcionará das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Free ZoneA assessora estratégica da Raiar e professora da Escola de Negócios da PUCRS Kellen Fraga explica que o ambiente auxiliará na formação de empreendedores a partir de uma criação da cultura “maker”, voltado ao ato de aprender testando na prática. “A etapa de prototipagem é a possibilidade de construir e errar, verificar o que não deu certo e mudar a estratégia ou de produto com elementos de baixo custo. Isso significa que a comunidade pode construir projetos reais que podem ser reajustados rapidamente“, explica ela.

Free ZoneDe acordo com a coordenadora acadêmica do Idear e professora da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, Ana Cecília Bisso Nunes, o Free Zone é mais um importante elemento na trilha de empreendedorismo e inovação da Universidade, que já conta com Idear, Raiar e outros espaços. “O estímulo ao empreendedorismo desde a graduação se mostra essencial nos dias de hoje. E empreendedorismo vai além do criar empresas, é uma gama de competências que propõe a formação de pessoas que saibam colocar suas ideias em prática, para fazer a diferença no mundo”. Para isso, Ana Cecília diz que é preciso testar, experimentar e se desafiar. “O Free Zone vai possibilitar e incentivar os nossos alunos a construírem, testarem e materializarem as suas ideias, através de um espaço colaborativo e com todos os recursos necessários para transformar a ideia em um produto, um dos desafios de todos que desejam empreender”, comenta ela.

O diretor do Ideia, professor Carlos Nelson dos Reis, conta que essa é uma alternativa para somar ao que já existe nas faculdades da Universidade e uma estrutura extra para os empresários do Parque Tecnológico. O espaço não terá técnicos, portando os usuários poderão manusear os equipamentos por conta própria. Quando o produto exigir mais técnica ou outras ferramentas, ele poderá ser encaminhado para os laboratórios do Ideia.