Programa incentiva amizade entre alunos e intercambistas

Amigo Universitário está com inscrições abertas até o dia 2 de junho

Por: Redação Ascom

16/05/2016 - 12h06
Vestibulandos no Campus

Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra Amigo tem entre seus significados a definição de colega ou companheiro. Estes são alguns dos papeis desempenhados pelos estudantes que participam do Amigo Universitário, auxiliando intercambistas durante a sua permanência na PUCRS. O programa, organizado pela Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica (CMA), está com inscrições abertas para amigos até o dia 2 de junho. É uma atividade voluntária de troca de ideias, experiências, culturas e idiomas. Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUCRS. Os interessados podem preencher um formulário disponível para download no site, e finalizar a inscrição na CMA, sala 101 do prédio 15, no Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Outras informações pelos telefones (51) 3320-3656 e (51) 3353-6044.

Palavra de Amigo Universitário

Amigo Universitário - Bianca FloresA amiga universitária Bianca Flores tem 19 anos e cursa Direito desde 2015. Ela se inscreveu no Programa no segundo semestre do ano passado. Desde então, auxiliou quatro intercambistas. Ela afirma que é uma oportunidade para mergulhar em diferentes culturas, e apresentar a cidade para os estudantes. “Por estarem aqui sem conhecer nada, cada atenção dada a eles é reconhecida e valorizada, e com o passar do tempo criamos grandes amizades”. Além de recomendar o Programa e considerar a experiência voluntária única, ela acredita que o Amigo Universitário proporciona aprendizado tanto para quem está aqui quanto para intercambistas.

Amigo Universitário - Wendel CamposWendel Campos, de 23 anos, começou a cursar Engenharia Civil em 2011. Ele ficou sabendo do Programa pela página da Mobilidade Acadêmica, e é amigo universitário desde fevereiro deste ano. Ele adora ajudar estrangeiros e adquirir conhecimentos de diferentes culturas e costumes. “Eu conheci pessoas incríveis e ganhei amigos de muitas partes do mundo” finaliza.