Comissão Científica

A Comissão Científica da área de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul tem o objetivo de analisar os Projetos de Pesquisa que envolve seres-humanos e que são desenvolvidos sob a responsabilidade dos docentes e/ou discentes do Programa de Pós-Graduação. As atividades desenvolvidas seguem as normas institucionais da PUCRS e do Comitê de Ética, com base na Resolução 196/1996 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Avaliação de Projetos

Os projetos de pesquisa são avaliados considerando os seguintes aspectos:

* Adequação da temática às linhas de pesquisa do PPGSS e relevância do estudo;
* Consistência do Referencial Teórico;
* Adequação metodológica;
* Atendimento aos pressupostos éticos da pesquisa e ao Código de Ética Profissional do Serviço Social ou áreas afins.

As pesquisas interinstitucionais, isto é, que envolvem convênios, parcerias com outras Universidades ou Faculdades externas a PUCRS ou atividades internúcleos deverão ter suas propostas pré-aprovadas pela Comissão Científica antes de sua constituição oficial.

Os docentes do PPGSS que coordenam pesquisas, após a aprovação da Comissão Científica, deverão inserir os projetos no SIPESQ.

Caso o projeto de pesquisa já tenha sido aprovado por algum órgão de fomento, o pesquisador deverá anexar o documento comprobatório para ser encaminhada a Comissão Científica.

Tramitação de Projetos para o Comitê Científico (UA)

Os projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e alunos da Faculdade deverão ser entregues, devidamente documentados, na Secretaria do Programa que protocolará o processo e encaminhará para a avaliação da Comissão Científica.

Os documentos que deverão acompanhar o projeto de pesquisa são:

* MODELO do instrumento de coleta dos dados;
* MODELO da “carta do chefe de serviço” em que o mesmo demonstra concordância com a pesquisa (conforme consta no site do CEP);
* MODELO do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (conforme consta no site do CEP);
* Orçamento da Pesquisa (conforme consta no site do CEP).

Após aprovação, sem pendências, a secretaria encaminha o parecer dos projetos para os docentes responsáveis.

Tramitação de Projetos para o Comitê de Ética (CEP-PUCRS)

O pesquisador deverá tramitar o projeto de pesquisa junto ao CEP-PUCRS, após aprovação da Comissão Científica da Faculdade de Serviço Social. O parecer de aprovação deverá compor a documentação necessária para o encaminhamento do mesmo.

A documentação exigida pelo CEP-PUCRS deverá ser conferida na página: Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS(CEP-PUCRS).

Os projetos de pesquisa já aprovados pelo CEP e que foram renovados, não precisam passar novamente pela análise da Comissão Científica.