Ingresso e Processo Seletivo

Processo Seletivo do Pós-Graduação em História é semestral com divulgação de edital a cada seleção.

 

Inscrições


Pós-Doutorado

ACOLHIDA A ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS

Condições gerais

Os Grupos de Pesquisa consolidados da PUCRS e os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu poderão receber, para pós-doutoramento, doutores titulados no país ou no exterior. Estes candidatos deverão contar com um professor responsável e estar engajados nas atividades dos projetos de pesquisa em desenvolvimento ou no Grupo de Pesquisa, bem como contribuir para o intercâmbio do conhecimento e a consolidação das áreas de concentração e linhas de pesquisa. A PUCRS não remunera visitantes em estágio pós-doutoral.

Categorias:

  1. Pós-Doutorado com bolsa: requisitos, condições e prazos de vigência conforme as orientações das agências de fomento e orientações do manual de Procedimentos da PROPESQ.
  2. Pós-Doutorado sem bolsa, com afastamento da instituição de origem/vínculo: requisitos, condições e prazo de vigência até 12 meses, prorrogáveis até o limite de 12 meses, não podendo exceder a 24 meses de duração, conforme as orientações do manual de Procedimentos da PROPESQ.
  3. Pós-Doutorado sem bolsa, sem afastamento da instituição de origem/vínculo: requisitos, condições e prazo de vigência até 12 meses, conforme as orientações do  manual de Procedimentos da PROPESQ.

Do professor responsável:

  1. Deve ser docente credenciado como permanente em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuda PUCRS ou líder de grupo de pesquisa registrado no DGP/CNPq, e atuar em regime de trabalho de tempo integral na Instituição;
  2. Deve desenvolver pesquisa na área pretendida pelo candidato ou em área afim;
  3. Deve garantir as condições de acomodação e infraestrutura para acolhida ao candidato na PUCRS, confirmadas mediante parecer da Comissão Coordenadora do PPG ou da Comissão Científica da Unidade Universitária, quando se tratar de acolhida por líder de Grupo de Pesquisa;
  4. O professor responsável não receberá horas em planilha para a orientação de estágios pós-doutorais, sendo essas horas computadas em sua carga horária de pesquisa.

1.7.1.2 Requisitos do candidato e do professor responsável

Do candidato:

  1. Deve ter obtido título de doutor válido no Brasil;
  2. Não possuindo bolsa, deve comprovar vínculo empregatício e adesão a um plano de seguro saúde;
  3. Não pode ser docente ou técnico-administrativo da PUCRS.

Avaliação dos pedidos

O pedido para realização de estágio pós-doutoral na PUCRS deve conter os seguintes documentos:

  1. Cópia do diploma de doutor do candidato válido no Brasil ou ata de defesa recente (documento provisório aceito por até 6 meses, após o qual deverá entregar a cópia do diploma);
  2. Cópia do Currículo (Lattes, se brasileiro, ou outro modelo, se estrangeiro) do candidato;
  3. Projeto de pesquisa, contendo proposta de estudos e cronograma (máximo 24 meses de duração para candidatos sem bolsa), e sua pertinência de execução na PUCRS;
  4. Carta de aceite do professor responsável pelas atividades na PUCRS.

O pedido será analisado pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e com anuência da Unidade Universitária (UU) envolvida, de acordo com as condições existentes para aceitação de novos estágios pós-doutorais, e à luz das prioridades do Programa. Com parecer favorável da Comissão Coordenadora, o projeto recebe a aceitação pelo coordenador do Programa e pode, no caso de candidato sem bolsa, prosseguir junto às agências, na busca por financiamento.

Ato Normativo (CRITÉRIOS PARA INDICAÇÃO/SUBSTITUIÇÃO PNPD)

Orientações de Matrícula - Ingresso como aluno especial 2018/2

É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.

O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em História, em disciplina isolada e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação.

O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: financeiro@pucrs.br

Período de inscrição: 23/07/2018 a 03/08/2018, através do e-mail historia-pg@pucrs.br indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo. A documentação também pode ser entregue diretamente na secretaria do PPG História, no endereço e horário abaixo descrito.

  • Formulário de Cadastro
  • Cópia do diploma e do histórico de graduação
  • Cópia do documento de identidade (RG) e CPF

Informações financeiras: (51)3320-3588 ou financeiro@pucrs.br

Matrícula: 07 a 10/08/2018, somente presencial, diretamente na secretaria de Pós-Graduação de História– Escola de Humanidades, sito à Av. Ipiranga, 6681 Prédio 8, 4°andar, sala 403, das 8h às 12h e das 13:30min às 18h.