Linhas e Estruturas de Pesquisa

 

Área de Concentração

Metafísica e Epistemologia
Nome Descrição
Dialética A Dialética é estudada em autores clássicos como Platão e Hegel. Procura-se, nesta linha de pesquisa, abordar a contribuição da Dialética para problemas especulativos da filosofia atual, sobretudo no que diz respeito à relação entre dialética e sistema.
Epistemologia Analítica Estudo de tópicos fundamentais da agenda contemporânea em Epistemologia: teorias do conhecimento, teorias da racionalidade epistêmica, ceticismo e paradoxos epistêmicos.
Fenomenologia e Hermenêutica Esta linha de pesquisa tem por objetivo analisar questões clássicas da teoria do conhecimento sob a perspectiva de filósofos do paradigma fenomenológico, que dominou o continente europeu por quase um século e tem representantes no mundo inteiro.
Filosofia na Idade Média Estudo dos filósofos da Idade Média.
Ética e Filosofia Política
Nome Descrição
Estado e teorias da justiça São tratados aspectos teóricos e pragmáticos das teorias da justiça de autores como Immanuel Kant, John Rawls e Jürgen Habermas, assim como suas diferentes apropriações críticas e alternativas em teorias comunitaristas e utilitaristas.
Fundamentação da Ética Nesta linha de pesquisa, abordam-se os problemas centrais da Ética sob o ponto de vista histórico e sob o aspecto sistemático, destacando-se autores como Platão, Aristóteles, Kant e outros. A relação entre razão prática e teórica é um dos temas centrais.

Estruturas de Pesquisa

Grupos de Pesquisa
Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
Não existe conteúdo cadastrado
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
Núcleo de Filosofia, Religião e Ciência ROBERTO HOFMEISTER PICH
Centros de Pesquisa
Nome Coordenador
Não existe conteúdo cadastrado