Apresentação

Uma relevante tradição dos estudos de Filosofia iniciou-se em Porto Alegre, no ano de 1940, com a criação do Curso de Graduação em Filosofia, o primeiro a ser fundado no Estado. Este Curso constitui-se no berço do que seria posteriormente a PUCRS, e veio a ser o suporte principal para a organização do Curso de Pós-Graduação em Filosofia.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Mestrado, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul foi criado em 1974, tendo como área de concentração Antropologia Filosófica, sendo credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) em 08 de maio de 1978, conforme Parecer no. 1575/78. Constituía na época um dos primeiros Programas de Pós-Graduação em Filosofia no país. Seu objetivo principal era a qualificação dos professores de Filosofia e áreas afins das universidades brasileiras. O Curso de Doutorado em Filosofia, criado em 1995, mereceu recomendação da CAPES, por parecer datado de 27 de maio de 1996 e começou a funcionar no segundo semestre de 1996.

a) Qualificar estudantes e profissionais, oportunizando o aprofundamento em suas atividades de ensino, pesquisa e inovação.

b) Formar profissionais num viés interdisciplinar para atuarem em atividades de consultoria, empresas públicas e privadas, como centros de bioética, biotecnologia, estudos ambientais, computação, políticas públicas, ética empresarial, ciências cognitivas e outras áreas de interface com a Filosofia Teórica e a Ética Aplicada.

c) Proporcionar a inserção social e a solidariedade através da formação de pesquisadores e docentes, a integração e a cooperação com outros programas e centros de pesquisa para continuar sendo um pólo de desenvolvimento profissional, pesquisa e pós-graduação.

d) Continuar desenvolvendo os mais altos padrões da pesquisa e do ensino em Filosofia no país, atingindo os níveis de excelência considerados máximos pelos nossos pares e pela Comissão de avaliação de Área, não apenas pela qualidade e regularidade da produção científica de nossos docentes, mas também pelo teor e excelência de nossos eventos, cursos e trabalhos discentes.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS é um dos mais experientes do Brasil, tendo, ao longo do tempo, acumulado know how em pesquisa, docência e inovação filosófica. Consolida-se em padrões internacionais de qualidade, através das áreas de concentração, linhas e projetos docentes e discentes de pesquisa em universidades estrangeiras e nacionais, ampliando essas atividades e tendo como suporte a estrutura de gestão, a infra-estrutura e a biblioteca da Universidade.

Asseguramos um corpo docente permanente, colaboradores e visitantes, composto de seniores e jovens, permitindo a atualização e renovação do quadro para uma orientação distribuída harmonicamente dos alunos e a inserção da iniciação científica da graduação na pesquisa. Nosso corpo docente e discente participa das mais diferentes estruturas de pesquisa, tais como em Sociedades Científicas nacionais e internacionais, Centros, Núcleos e Grupos, mantendo intenso intercâmbio com instituições de ensino superior.

O Programa publica a Revista Veritas, fundada em 1955, com periodicidade quadrimestral, conceito A1 Qualis/CAPES, sendo indexada nos principais sistemas, plataformas e bases de dados nacionais e internacionais. Além da Revista Veritas o PPG tem mantido com regularidade e qualidade a publicação da Revista Eletrônica Intuitio, mantida pelos discentes.

Edita a Série Filosofia com mais de 200 números, publicando a partir de 2011 seus livros no formato eletrônico e/ou impresso.

Conceito Capes: 6
Mestrado: 24 créditos
Doutorado: 36 créditos
Mestrado: mínimo de 12 e máximo de 30 meses
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses