Linhas e Estruturas de Pesquisa

Área de Concentração

Sociedade e Democracia
Nome Descrição
Cidadania, desigualdades e políticas sociais Estuda a dinâmica de sociedades modernas na perspectiva do desenvolvimento da cidadania e das políticas públicas, com foco em seu marco legal, sua implementação e suas implicações. Pesquisa a desigualdade social em suas diversas manifestações e diferentes dimensões, assim como os padrões de estratificação da sociedade brasileira. Analisa os conflitos, a formação de novas clivagens sociais e inovações nas práticas de disciplinamento e controle social. Examina as políticas de segurança pública e o papel do estado no enfrentamento à criminalidade violenta e na garantia dos direitos humanos. Investiga as transformações nas relações de trabalho, o surgimento de modos alternativos de produção, distribuição e consumo de bens, a trajetória de movimentos e organizações sociais e seus potenciais de transformação da sociedade.
Diversidade, gerações e cotidiano Analisa processos sociais contemporâneos em suas interfaces com diferentes manifestações da diversidade cultural. Investiga a dimensão geracional e suas relações com políticas públicas e a atuação de instituições e atores sociais diversamente posicionados. Pesquisa interseções entre os marcadores sociais de diferença (idade/gerações, sexo/gênero, classe/origem social, raça/etnia, nacionalidade) na configuração de processos sociais e culturais. Desenvolve pesquisas através de metodologias tais como análise biográfica, etnografia e estudos do cotidiano.
Instituições políticas e democracia O objetivo da linha de pesquisa é investigar as principais instituições políticas a partir de perspectivas teóricas e empíricas. As instituições representativas do Estado nacionais, subnacionais e internacionais (poderes Executivos e Legislativos), os vínculos entre Estado e Sociedade (Partidos Políticos, Eleições, Sociedade Civil), os Poderes Judiciários (em âmbito nacional e local) e a política externa do Brasil, constituirão objetos centrais de investigação. Ainda será investigado o comportamento político tanto no âmbito das instituições políticas (elites políticas) quanto da população em geral, considerando tanto formas tradiconais de participação, como a eleitoral, quanto formas alternativas, como os mecanismos de democracia direta e/ou deliberativa.
Sociologia política das relações internacionais Estuda fenômenos que ultrapassam fronteiras nacionais empregando as ferramentas metodológicas das ciências sociais. Aproxima as teorias das Relações Internacionais com as abordagens mobilizadas na Sociologia, na Ciência Política e na Antropologia. Dentre os temas de interesse da linha de pesquisa destacam-se: (a) o ativismo político e os movimentos sociais transnacionais, as organizações internacionais não-governamentais e suas interações com os Estados em perspectiva multinível; (b) as migrações internacionais em seus aspectos políticos, culturais e sociais; (c) as instituições e os processos políticos, inclusive em relação à democracia, à defesa dos direitos humanos, à integração e à produção de políticas públicas. Acolhe, em termos mais amplos, todos os temas de investigação acadêmica que possam ser beneficiados pelo diálogo proposto na sociologia política das Relações Internacionais.

Estruturas de Pesquisa

Grupos de Pesquisa
Nome Coordenador
A Guerra Fria nos Países Lusófonos: dependência, transnacionalismo e democracia MARCAL DE MENEZES PAREDES