Professores publicam livro pela Oxford University Press

Editora é considerada a mais importante no campo da Filosofia em língua inglesa

05/06/2018 - 19h28
Foto: reprodução

Foto: reprodução

Há seis anos e meio, os professores da Escola de Humanidades da PUCRS Claudio de Almeida e Rodrigo Borges começaram a discutir a necessidade de um volume de referência sobre o Problema de Gettier, um dos problemas fundamentais da Epistemologia (ou Teoria do Conhecimento). Embora o assunto seja um dos mais abordados na literatura de epistemologia contemporânea, não havia, até então, um volume massivo com uma coletânea de artigos que representassem os tópicos relacionados ao problema. Então, Borges apresentou a ideia do livro Explaining Knowledge: New Essays on the Gettier Problem ao professor da Rutgers University Peter Klein. Como o projeto editorial era muito ambicioso, convidaram Almeida para integrar a equipe de autores.

Poucos meses depois, já com um time de colaboradores, o livro foi submetido à editora Oxford University Press (OUP), que incorporou o projeto e ofereceu apoio incessante aos professores. Esta é considerada a mais importante editora da Filosofia em língua inglesa. “Nos mais influentes departamentos de Filosofia do mundo em que se encontram autores e organizadores da OUP, os livros publicados por ela são saudados como conquistas marcantes”, avalia Almeida.

Peter Klein, parceiro dos professores da PUCRS, é um dos vinte mais importantes epistemólogos contemporâneos, segundo a obra de referência Blackwell companion to epistemology. O vínculo profissional com Almeida e Borges se fortaleceu nas ocasiões em que visitou a PUCRS – duas vezes desde 1998. A parceria se estende para outras áreas: cinco doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia foram recebidos por Klein na Rutger University para completar doutorados-sanduíche. “Há um trabalho de boa qualidade em outros PPGs brasileiros, mas somos a única Universidade brasileira internacional em Epistemologia com publicações pelas editoras que lideram na área”, Almeida conclui.

O Problema de Gettier

Platão reflete acerca da questão “o que é o conhecimento?” em dois de seus diálogos. Não houve desafio importante à resposta platônica – que era, na verdade, apenas a melhor hipótese apresentada a Sócrates – até o filósofo norte-americano Edmund Gettier oferecer uma refutação da hipótese num artigo de três páginas publicado em 1963. Desde então, a discussão de pretensas soluções ao problema domina a área tão completamente que a literatura epistemológica contemporânea tornou-se ininteligível a quem ignora o problema.

O livro dos professores Almeida e Borges é a mais extensa coletânea de artigos inéditos sobre o assunto. Resulta da colaboração de 26 especialistas, inclusive alguns dos mais influentes filósofos contemporâneos.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas