Professores de Letras participam de homenagem a Nélida Piñon

Maria Eunice Moreira e Paulo Ricardo Kralik integram evento nos 800 anos da Universidade de Salamanca

30/11/2018 - 12h32
Foto: arquivo pessoal

Os professores do curso de Letras, da Escola de Humanidades, Maria Eunice Moreira e Paulo Ricardo Kralik, participaram das comemorações dos 800 anos da Universidade de Salamanca, em novembro. Ambos integraram o 1º Congresso Internacional de Literatura Brasileira, em homenagem à escritora Nélida Piñon. A romancista, contista e ensaísta, natural do Rio de Janeiro, recebeu, em 2006, o título Doctor Honoris Causa pela PUCRS.

Kralik compôs a equipe de comitê científico do evento, coordenou uma mesa de debates e apresentou um trabalho. Maria Eunice apresentou o trabalho Nélida Piñon: na ladeira íngreme da crítica, um sobe e desce de opiniões. Representando a PUCRS, Maria Eunice e Kralik convidaram a professora Ascensión Rivas Hernández, da Universidade de Salamanca, para ministrar curso e participar do 13º Seminário Internacional de História da Literatura, que acontece em outubro de 2019.

“O Centro de Estudos Brasileiros, capitaneado pela professora Ascensión, tem prestado um belo serviço à literatura brasileira e à de língua portuguesa, com uma agenda anual de eventos. A Universidade de Salamanca tem sido uma bela parceira junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS”, comenta Kralik.

Ainda, reuniram-se com as docentes da Universidade de Lisboa, Vania Pinheiro Chaves e Alva Teixeiro para discutir as novas orientações para a revista de Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Navegações, editada pelas duas instituições. Antes sob a responsabilidade de Maria Eunice e Vania, a publicação passará a ser coordenada por Alva e Kralik.