Professor e aluna da PUCRS recebem Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016

Reconhecimento foi entregue pela Fapergs na noite desta quinta-feira, 6 de outubro

Por: Redação Ascom

07/10/2016 - 16h42
Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016

Foto: Dudu Leal

A PUCRS tem dois vencedores no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). O professor da Faculdade de Engenharia Gustavo Roth e a aluna da Faculdade de Biociências Bruna Coelho de Andrade, ambos da empresa Quatro G P&D, sediada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), receberam o reconhecimento na noite desta quinta-feira, 6 de outubro, durante cerimônia realizada na Fiergs. O prêmio foi entregue a dez cientistas com relevantes contribuições na área científica e tecnológica. A honraria também tem como objetivo mostrar a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento do Estado. Foram contempladas seis áreas do conhecimento nas modalidades Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química, além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa, Pesquisador na Indústria e Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global.

Roth, bolsista de Pós-Doutorado Empresarial (PDI), foi premiado como Pesquisador na Empresa e Bruna, bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial, como Pesquisadora Jovem Inovadora. Ambos foram prestigiados pelo projeto Produção da Enzima β-Galactosidase Recombinante na Forma Livre e Imobilizada Visando sua Aplicação Industrial, que consiste na produção da enzima Lactase para sua aplicação industrial. O projeto, que está em andamento, faz parte de uma colaboração entre o Centro de Pesquisa em Biologia Molecular e Funcional da PUCRS, a empresa Quatro G P&D, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e o Centro Universitário Univates. A enzima Lactase tem especial importância para indústria de alimentos e farmacêutica, na preparação de leite e derivados com baixo teor de lactose e em suplementos alimentares, produtos utilizados por pessoas intolerantes à lactose.

Durante a cerimônia, os professores Ana Maria Lisboa de Mello, da Faculdade de Letras, e Emil Albert Sobottka, da Escola de Humanidades, foram homenageados pela Fapergs como agradecimento pela dedicação ao trabalho realizado nos comitês de Artes e Letras e Ciências Humanas e Sociais da instituição, respectivamente.