Professor Altair Martins vence Prêmio Minuano de Literatura

07/11/2019 - 17h06
2019_11_07-premio_minuano

Foto: Solange Brum/Divulgação

O livro Guerra de urina, do professor da Escola de Humanidades Altair Martins, publicado pela Edipucrs, é o vencedor da segunda edição do Prêmio Minuano de Literatura, na categoria Texto Dramático. A entrega ocorreu quarta-feira à noite (dia 6 de novembro), na Sala de Música do Multipalco Theatro São Pedro.

O Prêmio Minuano de Literatura, resultado de uma parceria entre o Instituto Estadual do Livro (IEL) e o Instituto de Letras da UFRGS, com apoio da Fundação Theatro São Pedro, em sua segunda edição em 2019, tem o objetivo de ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita, com premiação aberta para obras publicadas no decorrer do ano de 2018.

Altair Martins agradeceu ao IEL por tê-lo tornado leitor, à UFRGS por introduzi-lo na leitura erudita e à PUCRS por tê-lo publicado. Comentou que o livro foi rejeitado por várias editoras, que alegaram não publicar textos dramáticos, mesmo que tenha usado o truque de dizer que eram contos. “A Edipucrs tem os três finalistas nessa categoria, pois publicou 12 peças de teatro. Esse texto é fundamental em momentos como o que vivemos. É o gênero em que me sinto mais livre e poderoso.” O escritor finalizou pedindo que se mantenha a categoria do prêmio.

Três finalistas da Edipucrs

Além do premiado Guerra de urina, concorriam em Texto Dramático Mulheres pessegueiro, de Patrícia Cecato, e Dog day e diálogo nas folhas em branco, de Fernanda Moreno, ambas alumni da PUCRS. Todas obras da Edipucrs.

O editor-chefe da Edipucrs, Luciano Aronne de Abreu, destaca que a premiação resulta da nova política editorial que prevê a publicação também de obras de ficção. “A Edipucrs continua lançando livros que resultam das pesquisas acadêmicas e agora investe ainda em publicações de divulgação científica e literatura.” Lembra a tradição da Universidade na área de escrita criativa.

Confira os demais vencedores no link.