Pós-Graduação em Filosofia promove Biopolíticas em Diálogo

Evento é aberto ao público e não requer inscrições prévias

Por: Redação Ascom

26/10/2016 - 16h13
Sombras, Pessoas, Bandeiras, Países

Foto: geralt/pixabay.com

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS promove, nos dias 3 e 4 de novembro, o encontro Biopolíticas em Diálogo. As atividades ocorrem nos prédios 5 e 7 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). O evento é gratuito, aberto ao público e, para participar, não é necessário realizar inscrição prévia. Fabio Caprio Leite de Castro, professor da Escola de Humanidades da PUCRS e um dos organizadores do encontro, explica que a biopolítica tem sido alvo de muitas pesquisas nas áreas de Filosofia, Direito, Psicologia e Artes.

No dia 3 de novembro, o evento inicia às 9h15min no auditório do prédio 5. A palestra inicial, Desconstrução das Lógicas do Exercício do Biopoder, será ministrada pelo professor da Escola de Humanidades Ricardo Timm de Souza. À tarde, as temáticas permeiam temas como os Desdobramentos Biopolíticos da Razão de Estado e Biopolítica e Pós-História. O primeiro dia do evento encerra no auditório da Faculdade de Comunicação Social, no prédio 7, às 19h30min, com a psicóloga Ana Helena Amarante, que abordará a Identidade – Fórmula Para Um Adestramento Biopolítico. Já o grupo de pesquisa e de experimentação teatral Das Duas Outras apresenta uma esquete sobre identificação.

Todas as atividades no dia 4 de novembro ocorrem no prédio 5. No turno da manhã, as palestras tratam sobre Biossegurança e Regimes de Vitalidade e Foucault. O encerramento ocorre com uma palestra sobre políticas públicas, cotidianos urbanos e o governo das diferenças, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Luis Artur Costa. Será fornecido atestado para a validação de horas complementares. A programação completa está disponível em bit.ly/2eGLEBi. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3554.