Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Saúde e Intersetorialidade - NETSI

Unidade de Vínculo: Faculdade de Serviço Social

Coordenador: MARIA ISABEL BARROS BELLINI
E-mail: [email protected]

Objetivo: Pretende formar pesquisadores qualificados na área da saúde, do trabalho, na intersetorialidade entre as diferentes políticas públicas e em temas transversais como família, violência nas relações familiares, economia solidária, geração de trabalho e renda, docência em serviço social, formação em serviço social, proteção social, programas de transferência de renda, análise de discurso, educação permanente em saúde, recursos humanos em saúde, segurança alimentar, incubadora social. Oportunizar vivências práticas nas etapas metodológicas de pesquisa seja teórica ou empírica. Participar no ensino em serviço social através da articulação com disciplinas do currículo da graduação e da pós-graduação, na participação de bolsistas de iniciação cientifica, na realização de atividades complementares e na articulação com campos de estágios através dos alunos. E, proporcionar ao público externo ações/capacitações sobre os temas desenvolvidos pelo NETSI e que contribuam para criação de novos cenários de práticas, acesso ao conhecimento acadêmico, educação permanente nos espaços de trabalho, como por exemplo cursos de ação comunitária, grupos de estudo, articulação com campos de estágios através dos assistentes sociais supervisores de campo e atividades abertas a comunidade em geral.

Atividades de Pesquisa: formar pesquisadores qualificados na área da saúde, do trabalho, na intersetorialidade entre as diferentes políticas públicas e em temas transversais como família, violência nas relações familiares, economia solidária, geração de trabalho e renda, docência em serviço social, formação em serviço social, proteção social, programas de transferência de renda, analise de discurso, educação permanente em saúde, recursos humanos em saúde, segurança alimentar, incubadora social. Oportunizar vivências práticas nas etapas metodológicas de pesquisa seja teórica ou empírica.

Atividades de Ensino: Participação no ensino em serviço social através da articulação com disciplinas do currículo da graduação e da pós-graduação, na participação de bolsistas de iniciação cientifica, na realização de atividades complementares e na articulação com campos de estágios através dos alunos.

Atividades de Prestação de Serviço: proporcionar ao publico externo ações/capacitações sobre os temas desenvolvidos pelo NETSI e que contribuam para criação de novos cenários de práticas, acesso ao conhecimento acadêmico, educação permanente nos espaços de trabalho, como por exemplo cursos de ação comunitária, grupos de estudo, articulação com campos de estágios através dos assistentes sociais supervisores de campo e atividades abertas a comunidade em geral.

Unidades Parceiras: Faculdade de Odontologia, Fac. Enfermagem, Nutricao e Fisioterapia.

Programas de PG relacionados: Pós-graduação em Serviço Social.

Grupos de Pesquisa Relacionados:
– GRUPO FAMÍLIA, SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE – Gfasss;
– GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL – Gepstas.
– GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE E INTERSETORIALIDADE – Gepesi.