Núcleo de Educação, Cultura, Ambiente e Sociedade - NEAS

Núcleo de Educação, Cultura, Ambiente e Sociedade – NEAS  

O NEAS movimentou as suas pesquisas em torno à linha de pesquisa Teorias e Culturas em Educação. Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.

O NEAS é o espaço de encontro e articulação dos seguintes grupos de pesquisa:

                                     Nome do grupo             Pesquisador líder
ADULTOS, JOVENS E EDUCAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO Profa. Dra. Mónica de la Fare 
CULTURA, SUBJETIVIDADE E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO Prof. Dr. Marcos Villela Pereira
EDUCAÇÃO: CURRÍCULO, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE Prof. Dr. José Luís Schifino Ferraro
EDUCAÇÃO, GÊNERO E TRABALHO ARTESANAL Profa. Dra. Edla Eggert
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: OFÍCIO, ARTESANATO E ILLUSIO Profa. Dra. Mónica de la Fare 

Coordenadora:

Profa. Dra. Mónica de la Fare

Professores:

Prof. Dr. Marcos Villela Pereira
Profa. Dra. Maria Conceição Pillon Christofoli (Pesquisadora Associada)
Profa. Dra. Maria Inês Corte Vitória

Alunos de Pós-Graduação:

Mestrandos:

Laura Bauermann
Lilian Alves Scmitt
Leslie Quiroz

Doutorandos:

Maria Elisabete Machado
Luiz Fernando Stumf Carreira

Bolsistas de pesquisa Profa. Dra. Mónica de la Fare

Samara Pradié Bertoldi
Larissa Hubbe

ADULTOS, JOVENS E EDUCAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO, Líder:  Profa. Dra. Mónica de la Fare.

Esse espaço busca a formação e qualificação de pesquisadores interessados nas dinâmicas educacionais que se produzem, na atualidade, em torno de jovens e adultos. Tais dinâmicas são tomadas como ponto de atravessamento de forças. A problematização dessas forças, suas proveniências e procedências, suas potências e possibilidades de atualização, bem como sua movimentação em termos de resistência e invenção, constituem o espectro de questões que o grupo pretende analisar. Este espaço desenvolve ações de pesquisa articuladas a atividades de ensino e extensão universitária.

CULTURA, SUBJETIVIDADE E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, Líder Prof. Dr. Marcos Villela Pereira.

O grupo agrega estudos e investigações que tematizam diferentes políticas de formação no mundo atual, sobretudo no que se refere às interferências da cultura e das práticas sociais sobre os modos de existência do contemporâneo. Constituído na interface dos campos da Educação, Psicologia e Ciências Sociais, atualmente busca produzir uma crítica dos processos e políticas de formação, tendo como principais operadores os problemas relativos aos saberes acadêmicos, modernas tecnologias de subjetivação, e políticas públicas, especialmente no âmbito da América Latina. Destaque-se o estágio pós-doutoral de uma integrante, realizado na Griffith University (Austrália) e a Missão de Trabalho na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique).

EDUCAÇÃO: CURRÍCULO, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE, Líder Prof. Dr. José Luís Schifino Ferraro.

O Grupo de Pesquisa em Educação: currículo, cultura e contemporaneidade (GPECCC) é uma estrutura de pesquisa vinculada ao Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica (CEB) sediado na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Suas investigações estão voltadas para o campo da Educação, mais especificamente à temática curricular e aos processos de subjetivação na sociedade contemporânea com aportes teóricos dos Estudos Culturais. A produção científica do GPECCC está vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da PUCRS.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E TRABALHO ARTESANAL, Líder Profa Dra. Edla Eggert.

Compreensão da produção do conhecimento presente no trabalho artesanal. Interface com a Educação de Jovens e Adultos, em especial no reconhecimento das mulheres como sujeitos que constituem a diversidade cultural desta modalidade educativa. Busca compreender como, em especial as mulheres, experienciam a exclusão da escola e a invisibilidade de seu conhecimento no currículo escolar, bem como vislumbra a construção de alternativas de escolarização que contribuam para a emancipação humana e a transformação das relações entre homens e mulheres.

HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DA CULTURA ESCOLAR (SÉCULOS XIX E XX), Líder Profa. Dra. Maria Helena Câmara Bastos.

Todo projeto pedagógico está inscrito em uma situação sócio-histórica determinada, isto é, as instituições, as práticas e os métodos escolares inserem-se naturalmente na história política, social e cultural do país. Isso não quer dizer que a educação seja um mero reflexo da sociedade maior; ela tem seu modus operandi, orientado geralmente por concepções filosóficas, políticas, sociais, culturais da sociedade de referência. A elaboração de um corpus de saberes e de saber-fazeres, por meio do estudo do acervo de memórias de uma escola, busca dar status ao saber pedagógico como campo de conhecimento científico e, ao mesmo tempo, dar uma dimensão técnica e instrumental ao cotidiano escolar. Para os historiadores da educação, esse estudo oferece múltiplas possibilidades de leitura da cultura escolar como discurso pedagógico.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO: OFÍCIO, ARTESANATO E ILLUSIO, Líder Profa. Dra. Mónica de la Fare.

Este grupo de estudo foi formado no ano de 2013 a partir do espaço curricular da disciplina de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEd/PUCRS). O contexto de discussões e debates sobre a regulação da pesquisa envolvendo seres humanos, nas Ciências Humanas e Sociais, potencializou a construção de um espaço de estudo, análise e reflexões sobre os processos de pesquisa em Educação e de formação de pesquisadores. Nesta proposta se prioriza o estudo de processos de investigação nas Ciências Humanas e Sociais, enfatizando: i) as interfaces com o campo da pesquisa em Educação e ii) as tensões que estes campos tem encontrado quando subordinados às normas de regulação da pesquisa cientifica atualmente hegemonizadas pelo campo biomédico.

SOBRENATUREZAS: EPISTEMOLOGIAS ECOLÓGICAS, Líder Profa. Dra. Isabel Cristina de Moura Carvalho.

O Grupo é interdisciplinar. Reúne professores e pesquisadores das áreas da educação, antropologia, psicologia, filosofia e biologia nucleados em 5 IES: PPGEdu/ PUCRS, PPGAS/UFRGS, PPGEdu/UFRN, Departamento de Ensino de Ciências da UFRPE, Departamento de Educação da UFSC. Interessa-se pelo campo das epistemologias e ontologias ecológicas, entendido como os modos de compreensão do ambiente que se pautam pelo reconhecimento da alteridade e da agência dos processos naturais, dos objetos e dos materiais. Discute a emergência de um novo realismo/materialismo implicado no reposicionamento do humano numa rede de relações simétricas e reciprocamente determinadas, evitando recair nos reducionismos culturais ou biológicos. Acolhe pesquisas que problematizam, desde esta preocupação epistêmica, práticas educativas, religiosas, e modos de vida ambientalmente orientados (sujeito ecológico).

Núcleo de Educação, Cultura, Ambiente e Sociedade - NEAS

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