Nova especialização trabalha o tema do Português na Educação Básica

04/01/2017 - 11h29
Criança, Folha, Lápis, Escola

Foto: klimkin / pixabay.com

Professores graduados em Licenciatura em Letras podem participar da 1ª edição do curso de especialização Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica – EF2 e EM, promovido pelo curso de Letras da Escola de Humanidades da PUCRS. As inscrições estão abertas até o dia 25 de março de 2017 e podem ser realizadas no site educon.pucrs.br ou no Centro de Educação Continuada, sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Segundo a coordenadora do curso, Ana Márcia Martins da Silva, os professores de português devem dispor de um conhecimento linguístico aprofundado para formar alunos proficientes em leitura e escrita. O curso abrange o ensino de língua portuguesa na Educação Básica, compreendendo o Ensino Fundamental 2 (EF2), período do 6º ao 9º ano, e o Ensino Médio. “A especialização se propõe a qualificar o trabalho dos docentes, fornecendo-lhes o suporte necessário para a elaboração de aulas que capacitem os educandos a manifestar seu ponto de vista, transformando-se em sujeitos de sua própria história”, ressalta.

Para atender a essa finalidade, as disciplinas do curso abordarão temas como Origem da Língua Portuguesa e Ensino; Gramática e Ensino; Gêneros Textuais, Leitura e Produção Textual; Linguística Aplicada e Relações entre Linguagem e Sociedade. Ana Márcia salienta que, além da revisão sobre o funcionamento e sobre a estrutura da língua portuguesa, o curso contará com atividades práticas, como a Oficina de Sequência Didática. “Dessa forma, pretendemos orientar os professores para que possam construir suas aulas de acordo com a realidade em que atuam”, sustenta.

A formação superior é presencial e tem duração de 13 meses, com início em abril. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Ao final das disciplinas será produzido um artigo acadêmico, que equivale ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A produção desse trabalho será o momento em que todo o conhecimento será sintetizado”, projeta a coordenadora. Informações adicionais estão disponíveis no site citado ou pelo telefone (51) 3320-3727.