Iniciação Científica possibilita contato com a pesquisa durante a graduação

Alunos interessados podem integrar o programa ainda em 2020

05/03/2020 - 11h32
Iniciação Científica possibilita contato com a pesquisa durante a graduação - Alunos interessados podem integrar o programa ainda em 2020

Foto: Camila Cunha

Você já ouviu falar sobre a Iniciação Científica, mas tem dúvidas sobre como integrar um projeto? O programa permite que estudantes de graduação tenham contato com a pesquisa científica durante sua formação, integrando projetos de pesquisa com o acompanhamento direto de pesquisadores da Universidade. Os alunos passam por um processo de aprendizado focado nos princípios éticos e teóricos de uma área de atuação e aprendem na prática os métodos de desenvolvimento e divulgação das pesquisas.

Na PUCRS, a Coordenadoria de Iniciação Científica é a responsável pelo programa, aproximando estudantes e professores em projetos em diferentes áreas do conhecimento. São centenas de possibilidades para os alunos ingressarem em grupos de pesquisa e qualificarem a sua formação acadêmica.

Experiências na pesquisa

Para a estudante Gabriela Bitencourt Ferreira, a experiência na Iniciação Científica durante a graduação possibilitou a publicação de seis artigos científicos e 14 capítulos de livros. Essa experiência e currículo foram essenciais para Gabriela conquistar o 1º lugar na seleção para o doutorado da PUCRS, apesar de ter se formado na graduação no final do semestre passado.

“A Iniciação Científica permite termos uma visão prática sobre certas áreas do nosso curso, te ensina sobre o que é a ciência e como desenvolver um projeto de pesquisa. Uma iniciação científica de qualidade, onde tu consegues participar ativamente de um projeto de pesquisa, pode te garantir diversas oportunidades no final da graduação, pois além de te ajudar no desenvolvimento e execução do trabalho de conclusão de curso, também te ajuda a encontrar a tua futura área profissional”, aconselha Gabriela.

Foto: Bruno Todeschini

Renato Hoffmann Filho, um dos estudantes destaque no Salão de Iniciação Científica de 2019, conta que a principal vantagem de fazer parte do programa é iniciar na carreira científica mais cedo. “Se você tem curiosidade sobre o mundo da pesquisa ou não sabe especificamente em que área focar no seu curso, a iniciação científica é uma ótima oportunidade”, aconselha.

Como participar

Alunos interessados em fazer parte do programa de iniciação científica têm duas formas de concorrer às bolsas:

1 – Pelo professor: o aluno pode entrar em contato com o professor de uma área de seu interesse para demonstrar vontade de integrar um projeto sob sua orientação.

2 – Pelo site: o aluno poderá se inscrever diretamente no site para fazer parte do banco de dados da Coordenadoria.

Mais informações sobre o Programa de Iniciação Científica da PUCRS podem ser solicitadas via e-mail para [email protected], ou presencialmente na sala 325 do Living 360º (Prédio 15 do Campus), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h15min.